Psicologia das cores: qual a cor ideal para cada ambiente

Explosão de poeira colorida em fundo preto

A cor é um fenômeno que tem sido analisado em seus aspectos físicos e subjetivos através dos anos. Um elemento de percepção que causa influência sobre a mente humana, agindo de forma imperceptível sobre o humor e o estado de espírito das pessoas.

Devido aos seus significados, as cores podem ser empregadas como um fundamental elemento motivacional e expressivo nos ambientes da casa.

A psicologia das cores, portanto, é um estudo que aponta a forma como nosso cérebro se comporta diante das sensações captadas visualmente. Este conhecimento auxilia em diversas áreas, incluindo a de design e decoração, mostrando que as cores são elementos importantes na composição de ambientes.

A cor ideal para cada ambiente

Cada cor possui uma influência diferente sobre as percepções das nossas emoções, gerando impactos positivos ou negativos, por isso, é importante conhecer as melhores referências para criar um cômodo mais acolhedor.

Quarto

Quarto planejado bartz na cor azul
Quarto Planejado Bartz

A cor mais recomendada para o quarto é o azul, pois transmite calma e tranquilidade, ajudando a ter uma boa noite de sono. Porém, outras cores também contribuem para esse fim e podem ser uma opção: cinza, lilás, verde claro e branco.

No quarto, cores muito escuras podem influenciar de maneira negativa no descanso e aumentar a insônia, diferente das cores claras que ajudam a relaxar.

Cozinha

Cozinha planejada Bartz Móveis em cores Cristallo Borgonha e Carvalho Mel
Cozinha planejada Bartz Cristallo Borgonha e Carvalho Mel

Basicamente, qualquer cor fica boa em uma cozinha, podemos destacar o vermelho, o amarelo e o laranja. O que muitos designers têm feito para este ambiente é usar uma cor neutra com detalhes em colorido. Cores quentes, como as citadas acima, transmitem mais energia e vitalidade, aumentando o apetite e o prazer de comer.

Escritório

Home Office Planejado Bartz em cores fortes Onix Cristallo Alamo
Home Office Bartz Onix Cristallo Alamo

As cores fortes, como o preto e o marrom, são ótimas escolhas para o ambiente de trabalho, pois transmitem confiabilidade, seriedade, sofisticação e formalidade.

Claro que isto também vai depender do tipo de serviço, por exemplo, aos que trabalham com áreas da saúde, o ideal é optar pelo branco e aos que trabalham com áreas da publicidade, as melhores cores são amarelo e roxo/violeta.

Banheiro

Banheiro Planejado na cor branca
Banheiro na cor branca

O branco é a cor mais recomendada para o banheiro, pois transmite a sensação de limpeza e higiene, mas também pode ser combinada com outras cores, como o verde das plantas e o azul celeste. Também fica perfeito o uso da madeira em cor natural, dando um ar mais fresco para o ambiente.

Sala de estar ou TV

Sala de estar e TV
Sala de estar e TV

A sala é um cômodo muito dinâmico e variável, por isso, não existe uma cor que possa ser definida como a ideal. Existem várias cores que cabem perfeitamente para este ambiente, depende da sensação que se quer ao estar nele.

Por exemplo, se você quer uma sala sofisticada a cor mais recomendada é o marrom com a mistura do preto, verde escuro ou azul marinho. Agora, se você quer um cômodo mais alto-astral, o uso do azul turquesa e do amarelo canário são boas opções. Já o verde claro agrega frescor ao ambiente.

Lavanderia

Lavanderia planejada Bartz nas cores Louro Freijo e Expresso
Lavanderia Planejada Bartz em Louro Freijo e Expresso

Assim como o banheiro, a lavanderia deve ser um cômodo que transmita organização, limpeza e higiene. O branco é a cor ideal para isto, mas cores como o azul, o bege e o marrom claro também são ótimas opções. Misturadas com o branco podem deixar o ambiente claro, limpo e muito confortável. Além disso, descubra 15 dicas para organizar uma lavanderia!

Conclusão

O uso adequado das cores em cada cômodo ajuda a construir ambientes mais aconchegantes e confortáveis para o nosso bem-estar.

A agitação e as diversas responsabilidades da vida cotidiana mostram a necessidade de fazermos do nosso lar uma espécie de refúgio, onde encontramos um lugar de paz e sossego, e as cores são ótimas aliadas na composição de um espaço que corresponda a esses fins.

Com a cor certa, o ambiente pode ser perfeito!

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também