Alimentação saudável: passo a passo para você criar a sua própria horta

alimentação saudável - imagem de uma horta orgânica
Faça sua horta orgânica.Imagem: reprodução/internet.

Você está em busca de uma mudança nos seus hábitos alimentares e tem vontade de cultivar sua própria horta? Então confira nossas dicas para uma alimentação saudável!

Não importa se a sua casa é pequena ou grande, sempre tem um espacinho para cultivar uma horta orgânica e investir em refeições mais saudáveis no seu dia a dia.

Para incentivar você, separamos algumas dicas de como cultivar uma horta e quais os melhores temperos, ervas e verduras para plantar em casa. Mas antes disso, vamos conversar sobre a importância de ter uma alimentação saudável.

Por que investir em uma alimentação saudável?

Alimentação saudável: imagem de uma pessoa segurando uma tigela com uma salada colorida.
Faça refeições bem coloridas, com diferentes tipos de verduras e legumes.
Imagem: reprodução/internet.

Normalmente, uma boa alimentação está ligada ao emagrecimento, mas não deve ser assim.

A ingestão de alimentos saudáveis deve estar ligada à busca por mais saúde, afinal, uma alimentação equilibrada proporciona equilíbrio para todo o corpo, diminuindo o risco de infecções e inflamações, mantendo o sistema imunológico em alto nível.

Quando se fala em refeições saudáveis, parece ser algo muito simples, em que basta evitar gorduras e açúcares, comer saladas e estará tudo certo. É claro que isso faz parte, mas uma alimentação saudável vai além.

Dietas e regimes não são sinônimos de uma boa alimentação, por isso, o que você precisa fazer é uma reeducação alimentar, preferencialmente com a orientação de um nutricionista.

Como fazer comidas saudáveis em casa?

A maioria dos alimentos de hortifruti do supermercado possuem certa contaminação de agrotóxicos, por isso, comprar frutas e verduras em feiras orgânicas é a opção mais recomendada.

Mas você já pensou em plantar seus próprios alimentos? Essa é uma ótima opção para uma alimentação livre de agrotóxicos, mais saudável e ainda é um passatempo que relaxa e inspira.

Assim, você prepara refeições saudáveis em casa sem preocupação. E se você não costuma comer em casa, pode cozinhar e organizar a sua marmita, montando combinações saborosas e saudáveis.

Sempre faça refeições bem coloridas, ingerindo diferentes tipos de verduras e legumes. Agora, vamos às dicas para montar sua horta orgânica.

Cultive a sua própria horta orgânica

Alimentação saudável: imagem de uma pessoa colhendo temperos em um vaso em casa.
Colha tempero frescos na horta orgânica.
Imagem: reprodução/internet.

Você pode escolher quais alimentos irá cultivar, como temperos, ervas, verduras e legumes. Os alimentos mais comuns em hortas caseiras são: manjericão, tomate cereja, cebolinha, alecrim, morango, couve, salsinha, coentro, pimenta, alface, cenoura e hortelã.

O que você vai precisar para sua horta orgânica:

  1. Escolha um lugar bem ensolarado;
  2. Opte por vasos ou floreiras grandes a fim de que tenham espaço para crescer;
  3. Fique atento à drenagem, mantendo o solo sempre úmido, mas não encharcado;
  4. Não esqueça de adubar;
  5. Nunca arranque com a mão, colha com cuidado;
  6. Cuide para plantar no mesmo vaso apenas alimentos que combinam entre si.
Você ainda pode fazer a sua horta no chão, em cima de um móvel, suspensa na sacada ou vertical na parede, basta usar o espaço e a criatividade que você tem.

Conclusão

Com uma horta orgânica em casa, ter uma alimentação saudável fica ainda mais fácil, contribuindo para que você cuide muito bem da sua saúde.

Você já tem uma horta em casa? Nós queremos conhecer! Comente abaixo, colocando uma foto da sua horta. 😃

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também