3 Dicas para o armário do banheiro ser mais funcional

Banheiro Planejado - Projeto executado por Bartz Moinhos de Vento / RS
Banheiro Planejado - Projeto executado por Bartz Moinhos de Vento / RS

Especialmente se você mora em uma casa pequena, otimizar o espaço é essencial. Muitas vezes, um dos lugares que mais causam problema pela falta de espaço é o banheiro, já que costuma ser um local negligenciado na hora de distribuir os m2 pela casa. Esse problema fica ainda maior se sua família é grande, já que a quantidade de itens a serem armazenados aumenta.

Sabendo disso, trouxemos uma lista de coisas que vão lhe ajudar a deixar o armário do banheiro mais funcional, economizar espaço e ainda ajudar na decoração. Confira os 3 itens e não se esqueça de adaptar cada um deles para a sua realidade, considerando os costumes da sua família.

Bancada

Banheiro Planejado - Projeto executado por Bartz Pelotas / RS
Banheiro Planejado - Projeto executado por Bartz Pelotas / RS

Uma forma de otimizar o espaço do seu banheiro é estendendo a bancada. Esse item funciona especialmente para quem possui o vaso sanitário na mesma parede da pia. Para isso, você só precisa criar uma extensão da bancada, mais fina que o restante, mas que caiba itens de higiene pessoal, como sabonetes líquidos, porta escovas-de-dente ou o que mais você quiser deixar exposto.

Se você sobrepor o vaso sanitário, para que não atrapalhe na hora de apertar o botão de descarga, por exemplo, você pode optar por deixar a extensão mais fina ou então mais alta, dependendo do modelo da sua bancada. É interessante que você contrate profissionais especializados nessa hora, pois um mau planejamento pode acabar transformando a solução em um problema.

No entanto, se bem executado isso pode ajudar muito na hora de dispor os itens que normalmente não ficam guardados dentro do armário, evitando que fiquem amontoados e dando um aspecto mais organizado ao seu banheiro.

Portas deslizantes ou com canto chanfrado

Banheiro planejado pela Bartz com balcão, pia e cerâmica na cor branca.
Banheiro Planejado - Projeto executado por Bartz Camaquã / RS

Em banheiros estreitos um grande problema para a circulação pode ser a porta dos armários. Isso porque, se você já está em um lugar apertado, pode ser desconfortável abrir portas de giro, aquelas convencionais que, quando abertas, fazem o armário ocupar ainda mais espaço e exigem que você saia da frente para abrir e fechar.

Isso pode ser solucionado com portas deslizantes, de correr. Esse tipo de porta não precisa de espaço adicional quando aberta e não atrapalha de nenhuma forma a circulação. Além disso, elas também são estilosas e adicionam mais beleza ao seu banheiro.

Outro detalhe que causa incômodo em lugares apertados são puxadores externos, com relevo que pode atrapalhar a passagem e enganchar nas roupas. Portanto, se ainda assim escolher por portas de giro, uma boa opção é ter portas com canto chanfrado, assim você resolve esse problema e economiza ainda mais espaço.

Nesse modelo, as portas possuem uma das bordas com o canto “cortado” na parte de trás, em diagonal. Desse forma, para abrir você puxa a porta em si, sem necessidade de puxadores. Otimizando as portas dessa maneira, com portas deslizantes ou com cantos chanfrados, o seu armário vai ficar muito mais funcional.

Portas espelhadas em armários suspensos

Banheiro planejado pela Bartz com balcão branco, espelho.
Banheiro Planejado - Projeto executado por Bartz Moinhos de Vento / RS

Com certeza você já sabe como armários suspensos economizam espaço: com eles você utiliza a parede que, de outra forma, ficaria ociosa e cria um lugar a mais para guardar seus pertences sem diminuir o espaço disponível no chão. Armários suspensos só possuem vantagens.

No entanto, no banheiro, acima da pia costuma ficar um espelho que auxilia muito no dia a dia. Por isso, para juntar o útil ao agradável, a solução mais lógica seria um armário com portas espelhadas, assim você aproveita o espaço atrás do espelho para armazenamento.

Mas essa não é a única vantagem de portas espelhadas em armários suspensos: o espelho reflete a luz, deixando o ambiente mais iluminado e, consequentemente, passando a sensação de que o banheiro é maior, mais amplo. Além, é claro, de ser muito bonito e trazer um charme para o lugar.

Conclusão

Todas essas dicas são muito úteis e vão lhe ajudar a tornar o armário do seu banheiro mais funcional. No entanto, é sempre importante considerar a sua realidade, o formato e a disposição dos itens na sua casa e os hábitos da sua família. Por isso, o mais adequado é contratar um profissional para lhe instruir.

Dessa forma, você consegue ter um armário planejado especialmente para o seu banheiro, considerando o espaço que você tem disponível e as necessidades que você tem, a forma como você utiliza o armário no dia a dia.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, enviamos só o necessário

Comentários