Arte na parede: o muralismo nos projetos de interiores

quarto de casal planejado, decorado com arte na parede
Projeto @studio_92arquitetura e artista @lano_art

Já faz algum tempo que o muralismo ganhou destaque como arte urbana e está presente em diversos espaços públicos, chamando a atenção de todos que passam pelo local.

Essa arte tem relação com o grafite, que pode ser considerado uma forma de comunicação por meio de desenhos e pinturas que trazem uma intervenção visual nos muros das cidades, mostrando para todos a visão de mundo dos autores.

No entanto, essa arte urbana tem ganhado ainda mais destaque nos últimos anos e, com isso, passou a ser adotada nos projetos de interiores.

A arte na parede virou peça-coringa nas decorações, e está presente em diversos locais, desde os ambientes comerciais, como escritórios, até nas paredes das residências.

Essa é uma ótima maneira das pessoas expressarem a personalidade em seus ambientes e terem um espaço único.

Continue a leitura e conheça as principais informações a respeito da arte na parede.

Origem do muralismo

A técnica de pintura sobre paredes é antiga, desde os primórdios, o homem já utilizava as paredes para expressar seus pensamentos e passar uma mensagem. No entanto, o termo muralismo se consolidou no início dos anos 20, com pinturas realistas e revolucionárias feitas no México.

Por volta de 1970, em Nova Iorque, a arte na parede ganhou outro sentido. Jovens passaram a deixar suas marcas em muros da cidade, como forma de protestarem, ao lado de culturas como hip hop e ideias hippies. A ideia que começou nas periferias logo se espalhou por toda a cidade e, mais adiante, para diversos lugares do mundo.

No Brasil, seguindo os passos das metrópoles mundiais, a cidade de São Paulo foi a pioneira em explorar esse tipo de pintura artística nas paredes. No início da década de 80, o grafite gerou muitas controvérsias, pois um grupo o via como forma de expressão artística, enquanto outros consideram-no um ato de vandalismo.

Muralismo na perede
Muralismo na Cidade do México

A tendência da arte na parede

Tanto para a área externa quanto para os ambientes internos de um imóvel, a arte na parede vem se destacando.

A ideia de utilizar o grafite dentro de casa ou de ambientes comerciais traz a vantagem de deixar o local com muito mais estilo e proporciona a liberdade de expressão artística, alegrando o espaço, trazendo recordações e destacando os gostos do proprietário.

A parede como tela pode receber diversos estilos, variados tipos de desenho e diferentes cores, combinando com o restante da decoração. Essa tendência fica bem em qualquer cômodo, porém, é preciso escolher bem o tipo de arte. Além disso, atende bem tanto àqueles que querem deixar a imaginação fluir quanto quem busca um ambiente mais limpo, nesse último caso, basta optar por aplicar a arte em apenas uma das paredes.

Arte na parede nos projetos de interiores

Uma ideia interessante para quem gosta do estilo e quer investir nessa ideia em seu projeto de interiores é apostar nos desenhos personalizados. Para as salas de residências ou ambientes comerciais, por exemplo, uma boa aposta são as formas geométricas, desenhos abstratos leves ou, então, formas orgânicas.

Há uma infinidade de opções para todos os tipos de ambientes, por isso, é importante avaliar muito bem antes de escolher uma arte. É preciso considerar as necessidades do ambiente, os gostos dos moradores e a harmonia com os demais itens da decoração.

Conclusão

A arte na parede com spray, tinta ou qualquer que for a aplicação é uma tendência que ganha cada vez mais força na decoração de interiores. Afinal, é uma forma de trazer muita criatividade e personalidade aos ambientes.

Agora que você já aprendeu o que é arte na parede, confira os outros artigos do nosso blog e fique por dentro de vários assuntos sobre decoração.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, enviamos só o necessário

Comentários