Casa inteligente: você já ouviu falar sobre a internet das coisas?

Mulher controlando dispositivos domésticos inteligentes usando um tablet digital com aplicativo lançado na sala de estar
Casa inteligente controlada pelo tablet. Imagem por RossHelen em Envato.

A Internet das Coisas (também conhecida pela sigla IoT, Internet of Things), conecta os objetos e possibilita a troca de informações entre os mais diversos aparelhos. Com ela é possível transformar uma residência comum numa verdadeira casa inteligente, tornando nosso dia a dia mais funcional.

E a mágica não precisa acontecer de um dia para o outro. Você pode investir aos poucos nessa tecnologia, ir se familiarizando, e perceber o quanto é possível se sentir mais tranquilo e seguro ao agregar a IoT à sua vida.

Nos próximos parágrafos, vamos abordar algumas particularidades de uma casa inteligente. Confira:

Internet das coisas: trocando informações

O que pode parecer difícil de entender em um primeiro momento, na verdade é simples: por meio de sensores e apps, as informações entre os objetos são coletadas, e os dados são trocados. A partir daí, o que foi programado passa a funcionar automaticamente.

Pode ser a cafeteira, as luzes, o refrigerador, o ar-condicionado e demais eletrodomésticos, tudo conectado e possibilitando o controle a partir do dispositivo móvel. Quem não gostaria de morar numa casa inteligente, não é mesmo?

Ambientes com móveis planejados e todos os eletros conectados, em que você pode controlar tudo sem precisar se levantar. Alguns sistemas ainda permitem que a casa seja controlada a distância.

Uma casa automatizada já está ao nosso alcance

Mulher usando aplicação de controle de casa inteligente em seu smartphone para verificar câmeras ou ajustar a temperatura.
Casa controlada pelo App. Imagem por DragonImages em Envato.

Um passo inicial interessante para viver numa casa inteligente é obter um assistente digital. Fazendo uma busca simples pela internet, é fácil encontrar algum na forma de caixas de som inteligentes. A submarca da Xiaomi, Mijia, já tem uma ampla variedade de produtos fabricados para uma casa inteligente.

Esses dispositivos são bastante semelhantes em funcionalidade, sendo usados ​​para controlar os outros dispositivos inteligentes em sua casa, ajustar a temperatura do ar, tocar música, fazer compras, entre outras facilidades.

Leia também: 15 estilos de decoração para renovar os ambientes

Tomadas inteligentes

Outra alternativa é a tomada inteligente, que permite controlar qualquer dispositivo nela conectado através de um aplicativo de celular. É um dispositivo que possibilita inclusive economizar energia, já que permite ligar ou desligar um aparelho a distância, por exemplo.

Todas essas inovações são parte da internet das coisas (IoT), um trabalho focado em tornar nossas vidas mais práticas, confortáveis e funcionais, criando sistemas inteligentes e seguros.

Conclusão

Com a vida que levamos, cheia de compromissos, não podemos abrir mão das facilidades que a tecnologia nos permite. É sempre uma boa ideia apostar na praticidade, desde investir em móveis funcionais até apostar em eletroeletrônicos e outros dispositivos que nos ajudam a gerenciar nosso espaço com mais eficiência. Explore esse mundo inovador da internet das coisas e aproveite as comodidades de uma casa inteligente.

Confira também nosso artigo sobre Casa Sustentável: um novo estilo de vida.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também

Pantone 2020 cor Classic blue
Curiosidades

A cor do ano Pantone 2020

Neste ano de 2020 a pantone lança como tendência a cor classic blue. Vejo o conceito e ambientes dessa cor que será tendência no próximo ano.

Ler Mais