12 cidades com arquitetura incrível no Brasil. Escolha seu próximo destino!

Contorno de uma cidade em preto e branco
A história do Brasil é cheia de fatos interessantes e monumentos que manifestam os períodos históricos do país, como a colonização portuguesa. De norte a sul é possível encontrar expressões artísticas do estilo quinhentista, barroco, neoclássico, moderno e outros, são diversas construções realmente incríveis. No Brasil, existem muitas cidades que encantam pelas riquezas históricas e arquitetônicas, lugares que preservam a cultura brasileira e suas origens. Para quem não dispensa os roteiros culturais, essas cidades não podem ficar de fora.

Rio de Janeiro – RJ

Entrada do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro, RJ
Entrada do Museu do Amanhã. Foto: Bernard Lessa
O Rio de Janeiro oferece muito mais do que praias lindas e um calçadão movimentado, a cidade tem pontos turísticos de riquezas arquitetônicas, como o Museu do Amanhã. Projeto concebido pelo arquiteto Santiago Calatrava, ao lado da Praça Mauá, na zona portuária. Fazendo uso de uma arquitetura sustentável, a climatização do interior do museu é feita por um sistema que utiliza a água da Baía de Guanabara e depois a reutilizada no espelho d’água. Com seu estilo futurista, o local reúne ciência, tecnologia e diversos conhecimentos.

Brasília – DF

Península do Palácio da Alvorada em Brasília, DF
Palácio da Alvorada em Brasília. Foto: EBC
A cidade de Brasília, capital do país, possui os principais prédios públicos do Brasil. A maioria das construções leva a assinatura do arquiteto Oscar Niemeyer, com cálculos estruturais do engenheiro Joaquim Cardoso. Um exemplo é o Palácio da Alvorada, a residência oficial do Presidente da República. Foi inaugurado em 30 de junho de 1958 e batizado pelo então presidente Juscelino Kubitschek. O Alvorada é um dos principais ícones da arquitetura moderna brasileira.

Salvador – BA

Pelourinho no Centro Histórico de Salvador, BA
Pelourinho, Centro Histórico de Salvador
Como um importante destino turístico, a cidade de Salvador encanta pela comida típica, praias de águas cristalinas e arquitetura colonial barroca. O Pelourinho, principal bairro do Centro Histórico de Salvador, é onde mais se concentra a arte barroca nas construções, um lugar charmoso cheio de prédios coloridos. O conjunto arquitetônico do Pelourinho é um Patrimônio Histórico, reconhecido pela UNESCO.

Gramado – RS

Arquitetura de Gramado na Avenida Borges de Medeiros
Arquitetura no Centro de Gramado. Foto: Eraldo de Medeiros
Situada na serra gaúcha, a cidade de Gramado tem uma forte influência alemã e italiana, o que reflete na culinária, na produção de vinhos e na arquitetura. Gramado é o lugar perfeito para quem busca um lugar mais romântico e encantador, sendo um dos destinos mais procurados por casais em lua de mel. A cidade possui uma arquitetura com estilo enxaimel, que consiste em pequenas hastes de madeiras dispostas de formas horizontais, verticais e diagonais nas paredes das edificações, tendo a cor marrom como principal destaque.

Ouro Preto – MG

Museu da Inconfidência na Praça Tiradentes, Ouro Preto, MG
Museu da Inconfidência. Foto: Tulio
A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, é conhecida como um “museu a céu aberto”, que preserva um grande núcleo de construções arquitetônicas do estilo barroco, muitas delas assinadas pelos artistas Aleijadinho e Ataíde, o que fortalece ainda mais a sua brasilidade. Obras destes artistas são encontradas principalmente no Museu da Inconfidência, um dos mais importantes remanescentes da arquitetura colonial barroca no Brasil. O prédio foi construído pelo governador Luís da Cunha Meneses a partir de um projeto do arquiteto José Fernandes Pinto Alpoim, no ano de 1780. Ouro Preto foi declarada como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

João Pessoa – PB

Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo em João Pessoa, Paraíba
Fachada da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Foto: Rammom Monte
João Pessoa é a capital do estado da Paraíba e possui praias lindas e uma gastronomia que conquista qualquer paladar. Além disso, a cidade oferece um passeio repleto de arquiteturas incríveis, são muitos casarões, monumentos e catedrais. Dentre as obras mais prestigiadas, está a Igreja Nossa Senhora do Carmo, que possui uma única torre, com as características do estilo quinhentista e o exterior apresenta linhas e detalhes do estilo barroco. Teve seu valor histórico e cultural reconhecido pelo IPHAN em dezembro de 1998.

Paraty – RJ

Igreja Santa Rita de Cássia em Paraty, RJ
Igreja de Santa Rita de Cássia. Foto: Nietmann Fotografia
Localizada no litoral sul do Rio de Janeiro, a cidade de Paraty é um lugar de lindas paisagens naturais e prédios de arquitetura colonial portuguesa. No Centro Histórico destaca-se a Igreja Santa Rita de Cássia, construída no ano de 1722, um prédio da época da colonização portuguesa, que carrega muitas marcas históricas e conceitos arquitetônicos do século XVIII. Junto com as demais construções históricas, a Igreja foi tombada pelo IPHAN em 1952 e em 1976, o conjunto foi requalificado como Museu de Arte Sacra de Paraty.

São Luís – MA

Igreja da Sé ou Igreja de Nossa Senhora da Vitória em São Luís do Maranhão
Igreja da Sé. Foto: PMSLM
São Luís, capital do Maranhão, é a única cidade brasileira fundada por franceses, mas assim como a maioria das cidades, também foi colonizada por portugueses. No ano de 1997, o Centro Histórico da cidade foi declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. A Catedral de São Luís (Igreja da Sé), juntamente com o Palácio Episcopal, é um importante monumento do núcleo histórico da cidade, misturando o estilo quinhentista e o barroco.

Bento Gonçalves – RS

Fachada da casa de pedras em Bento Gonçalves, RS
Caminhos de Pedra. Foto: Gustavo Bottega
Conhecida como “Capital Brasileira do Vinho”, a cidade de Bento Gonçalves possui forte influência dos imigrantes italianos. Além de muitas atrações turísticas como a Maria Fumaça e a Igreja Cristo Rei, no estilo gótico, a cidade oferece um passeio pelos Caminhos de Pedra, uma estrada histórica com casas antigas, tendo as pedras como principal matéria prima. Uma arquitetura rústica feita pelos imigrantes italianos em meados de 1892.

Recife – PE

Fachada Igreja do Santíssimo Sacramento (Matriz do Santo Antônio)
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio. Foto: Lopes Valadares
A capital pernambucana, Recife, é um dos destinos turísticos brasileiros mais procurado internacionalmente. A cidade possui atrações culturais como o frevo e o maracatu e construções históricas como parques, museus e igrejas. Dentre elas, destaca-se a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio. A igreja fica situada na Praça da Independência e é um dos monumentos mais significativos da arquitetura barroca na cidade. Inaugurada em meados de 1790, a igreja possui um altar-mor com entalhes dourados, painéis pintados pelo artista Sebastião da Silva Tavares, pintura e douração realizadas por Manuel de Jesus Pinto.

Belo Horizonte – MG

Vista exterior da igreja de São Francisco de Assis, em Belo Horizonte, MG
Igreja de São Francisco de Assis. Foto: Ronaldo Almeida
Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, é conhecida mundialmente e exerce influência cultural dentro e fora do Brasil. A cidade conta com importantes monumentos, parques e museus, como a Igreja de São Francisco de Assis, inaugurada em 1943, na Lagoa da Pampulha. A igreja faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, projeto de arquitetura moderna criado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Petrópolis – RJ

Museu Imperial em Petrópolis, RJ
Museu Imperial. Foto: Alexandre Peixoto
Localizada no interior do Rio de Janeiro, a cidade de Petrópolis é conhecida como “Cidade Imperial”. O município possui muitos monumentos históricos, dentre eles, o Museu Imperial, antigo Palácio de Verão do imperador brasileiro Dom Pedro II. O prédio no estilo neoclássico foi inaugurado em 1862 e possui um acervo de mobiliários, documentos, obras de arte e objetos pessoais de integrantes da família imperial.

Conclusão

A beleza natural do Brasil e suas referências artísticas e culturais tornam as cidades brasileiras atraentes e encantadoras. Para quem é apaixonado por arquitetura, essas cidades são um roteiro realmente perfeito.

Comentários

Sobre

O blog Bartz foi criado com o objetivo de informar, inspirar e auxiliar através de conteúdos exclusivos que vão desde dicas de decoração até estratégias para lojas de móveis planejados. Inscreva-se em nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Novidades

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos.

Facebook

Veja Também