7 cidades brasileiras que parecem a Europa. Conheça mais!

Aldeia de Colmar, Alsácia, França em um dia ensolarado

O Brasil tem muita influência europeia devido a imigração de povos da europeus para o país depois da chegada dos portugueses. Os imigrantes vieram de países como a Itália, Alemanha, Polônia, entre outros, e trouxeram com eles a cultura e as tradições da sua origem.

Por isso, as regiões brasileiras em que eles se estabeleceram têm muitas de suas características culturais, e estas perpetuam até hoje, fazendo com que essas regiões sejam um destino turístico formidável e muito desejado.

A cultura dos imigrantes europeus pode ser percebida na gastronomia, nas roupas típicas, nas construções e nas tradições em geral. São muitos elementos que tornam essas cidades atrativas e encantadoras, mobilizando milhares de turistas todo ano.

Pomerode, SC

Portal da cidade de Pomerode em Santa Catarina
Portal da cidade de Pomerode, SC. Créditos: Marinelson Almeida

Com o título de “cidade mais alemã do Brasil”, Pomerode foi colonizada por alemães e preserva até hoje o estilo germânico em sua arquitetura, tradições e culinária que são típicas da cidade europeia.

Gramado, RS

Pórtico de Gramado no Rio Grande do Sul via Taquara
Pórtico da cidade de Gramado, RS.

Colonizada principalmente por alemães e italianos, Gramado preserva até hoje as tradições de seus colonizadores. Sendo uma das principais cidades da serra gaúcha, oferece gastronomia de qualidade, passeios de trem e paisagens lindas.

Holambra, SP

Pórtico de Holambra em São Paulo
Pórtico de Holambra em São Paulo. Créditos Aprecesp

A “cidade das flores”, como é conhecida, possui uma arquitetura que se assemelha com a holandesa, da qual preserva a cultura e as tradições. Holambra recebe milhares de turistas todos os anos, especialmente no mês de setembro, quando abriga a maior exposição de flores da América Latina, a Expoflora.

Bento Gonçalves, RS

Fachada da Vinícola Salton em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul
Fachada da Vinícola Salton em Bento Gonçalves, RS

Para quem gosta de boa gastronomia e deliciosos vinhos, Bento Gonçalves é um destino perfeito. Com a tradição dos italianos, a cidade oferece experiências inesquecíveis e vinhedos que lembram muito Toscana, na Itália.

Penedo, AL

Centro Histórico de Penedo, Alagoas com destaque para Fachada da Igreja Nossa Senhora da Corrente
Centro Histórico de Penedo, AL. Créditos: Wesley Menegari

Fundada por portugueses, Penedo preserva arquiteturas típicas do estilo de Portugal. É considerada a cidade histórica mais bonita de Alagoas, e além das belezas arquitetônicas é rodeada pelo Rio São Francisco.

Blumenau, SC

Vale Europeu em Blumenau, SC
Vale Europeu em Blumenau, SC

Uma das melhores representantes da cultura alemã fora da Alemanha, Blumenau, possui arquitetura e gastronomia típica do país. Oferece cervejas produzidas da mesma forma que faziam os colonizadores germânicos.

Campos do Jordão, SP

Entrada da Cidade de Campos do Jordão em São Paulo
Entrada da Cidade de Campos do Jordão, SP

Conhecida como a “suíça brasileira”, Campos do Jordão fica localizada na Serra da Mantiqueira, no interior de São Paulo. Alguns de seus principais atrativos são o clima ameno, os sabores da gastronomia e o charme da arquitetura.

Conclusão

Você está pensando em fazer uma viagem?

Estas cidades são uma boa opção. Lugares que são verdadeiros pedacinhos da Europa no país, destinos perfeitos para fazer uma visita, saborear a culinária e curtir a beleza da região.

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também