Clientes promotores: qual a importância deles para a sua empresa?

Grupo de pessoas segurando ícones de check
Grupo de pessoas segurando ícones de check. Foto por Rawpixel em envato.com

Os clientes promotores são aqueles que tiveram uma experiência de compra tão satisfatória que se tornam propagadores da marca, indicando para os amigos e tendo um grande engajamento nas redes sociais da empresa.

Se o seu objetivo é crescimento e aumento das vendas, o meio digital é um canal importante para a empresa atingir o alvo. Aproveitando esse gancho, recomendamos que você leia o artigo 5 motivos para investir em marketing digital.

É perceptível que a nossa sociedade mudou muito nos últimos anos, e isso reflete diretamente no comportamento de compra das pessoas. O consumidor passou de passivo para ativo, tornando-se bem mais exigente e rigoroso em suas escolhas. Por isso, é fundamental que a empresa proporcione uma boa experiência de compra para encantar o consumidor.

Mas, afinal, você sabe como fidelizar clientes e transformá-los em promotores da sua empresa? A partir de agora, vamos abordar esse assunto. Confira!

Proporcione uma boa experiência de compra

Satisfação do Clientes
Satisfação do Clientes. Imagem reprodução: Internet.

A sua empresa deve fazer com que o cliente viva uma experiência agradável durante todo o processo de compra, ou seja, o primeiro contato, o atendimento, a condução da venda, a venda e até o pós-venda devem proporcionar uma boa experiência ao cliente.

Quando a empresa falha no processo e entrega um atendimento deficiente, o cliente costuma manifestar a sua insatisfação através de canais como o Reclame Aqui e até nos comentários das redes sociais da empresa, criando uma imagem ruim para os outros consumidores. Esses clientes são chamados de detratores, e com certeza, a sua empresa não quer gerar esse tipo de cliente.

Os clientes promotores, por sua vez, são o sonho de toda empresa porque ajudam a conquistar novos clientes e aumentar a relevância da marca no mercado. Como dizia na imagem do tópico anterior “um cliente satisfeito é o melhor marketing para sua empresa”!

Clientes promotores, neutros e detratores
Clientes promotores, neutros e detratores. Imagem reprodução: Internet.
Você pode usar as métricas do Net Promoter Score para obter o feedback dos seus clientes e avaliar o nível de satisfação deles. Assim, você consegue analisar se suas estratégias estão sendo efetivas ou se já é hora de tentar algo novo.

Como transformar clientes em promotores da empresa

Construir estratégias de relacionamento é a melhor forma de gerar uma fidelização de clientes.

A internet é o meio mais propício para desenvolver esse tipo de aproximação e conquistar os consumidores de maneira mais efetiva, criando mais dinâmica na solução de problemas, dúvidas, sugestões, reclamações e elogios.

É muito importante que a sua empresa seja ativa no ambiente digital e responda aos comentários sempre com cordialidade, respeito e interesse em ajudar o cliente.

Você também pode identificar os seus melhores clientes, aqueles que mais engajam em suas mídias e promovem sua marca, e presenteá-los com brindes e descontos exclusivos.

Clientes satisfeitos e cliente insatisfeito.
Clientes satisfeitos e cliente insatisfeito. Imagem reprodução: Internet.

A imagem acima reflete claramente o comportamento do consumidor, sendo que, a partir da experiência de compra, ele pode se tornar um cliente promotor ou cliente detrator.

Se a sua empresa possui muitos comentários negativos, baixa avaliação no Google e muita recorrência em sites de reclamação torna-se mais difícil conquistar novos clientes, mesmo que o seu marketing digital seja incrível.

Isso se dá pelo fato de que a experiência dos clientes que já compraram na empresa influência diretamente na decisão de compra dos potenciais clientes.

Coloque-se no lugar do consumidor: você pesquisa sobre uma empresa e acha diversos comentários do tipo “Não volto mais nesse lugar!”, “Péssimo atendimento” ou então “Prometeu e não cumpriu!”. Você compraria nessa empresa ou partiria para a concorrência?

Lembre-se sempre: a opinião dos clientes faz toda a diferença para o sucesso de um negócio!
Por isso, é tão importante que a sua empresa proporcione uma boa experiência de compra.

Conclusão

A fidelização de clientes é fundamental para que a empresa tenha sucesso no mundo dos negócios. Portanto, dedique-se a proporcionar uma boa experiência de compra e transformar os consumidores do seu produto ou serviço em clientes promotores.

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