Os clientes promotores são aqueles que tiveram uma experiência de compra tão satisfatória que se tornam propagadores da marca, indicando para os amigos e tendo um grande engajamento nas redes sociais da empresa.
Se o seu objetivo é crescimento e aumento das vendas, o meio digital é um canal importante para a empresa atingir o alvo. Aproveitando esse gancho, recomendamos que você leia o artigo 5 motivos para investir em marketing digital.
É perceptível que a nossa sociedade mudou muito nos últimos anos, e isso reflete diretamente no comportamento de compra das pessoas. O consumidor passou de passivo para ativo, tornando-se bem mais exigente e rigoroso em suas escolhas. Por isso, é fundamental que a empresa proporcione uma boa experiência de compra para encantar o consumidor.
Mas, afinal, você sabe como fidelizar clientes e transformá-los em promotores da sua empresa? A partir de agora, vamos abordar esse assunto. Confira!
Proporcione uma boa experiência de compra

A sua empresa deve fazer com que o cliente viva uma experiência agradável durante todo o processo de compra, ou seja, o primeiro contato, o atendimento, a condução da venda, a venda e até o pós-venda devem proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Quando a empresa falha no processo e entrega um atendimento deficiente, o cliente costuma manifestar a sua insatisfação através de canais como o Reclame Aqui e até nos comentários das redes sociais da empresa, criando uma imagem ruim para os outros consumidores. Esses clientes são chamados de detratores, e com certeza, a sua empresa não quer gerar esse tipo de cliente.
Os clientes promotores, por sua vez, são o sonho de toda empresa porque ajudam a conquistar novos clientes e aumentar a relevância da marca no mercado. Como dizia na imagem do tópico anterior “um cliente satisfeito é o melhor marketing para sua empresa”!

Como transformar clientes em promotores da empresa
Construir estratégias de relacionamento é a melhor forma de gerar uma fidelização de clientes.
A internet é o meio mais propício para desenvolver esse tipo de aproximação e conquistar os consumidores de maneira mais efetiva, criando mais dinâmica na solução de problemas, dúvidas, sugestões, reclamações e elogios.
É muito importante que a sua empresa seja ativa no ambiente digital e responda aos comentários sempre com cordialidade, respeito e interesse em ajudar o cliente.
Você também pode identificar os seus melhores clientes, aqueles que mais engajam em suas mídias e promovem sua marca, e presenteá-los com brindes e descontos exclusivos.

A imagem acima reflete claramente o comportamento do consumidor, sendo que, a partir da experiência de compra, ele pode se tornar um cliente promotor ou cliente detrator.
Se a sua empresa possui muitos comentários negativos, baixa avaliação no Google e muita recorrência em sites de reclamação torna-se mais difícil conquistar novos clientes, mesmo que o seu marketing digital seja incrível.
Isso se dá pelo fato de que a experiência dos clientes que já compraram na empresa influência diretamente na decisão de compra dos potenciais clientes.
Coloque-se no lugar do consumidor: você pesquisa sobre uma empresa e acha diversos comentários do tipo “Não volto mais nesse lugar!”, “Péssimo atendimento” ou então “Prometeu e não cumpriu!”. Você compraria nessa empresa ou partiria para a concorrência?
Lembre-se sempre: a opinião dos clientes faz toda a diferença para o sucesso de um negócio!
Por isso, é tão importante que a sua empresa proporcione uma boa experiência de compra.
Conclusão
A fidelização de clientes é fundamental para que a empresa tenha sucesso no mundo dos negócios. Portanto, dedique-se a proporcionar uma boa experiência de compra e transformar os consumidores do seu produto ou serviço em clientes promotores.
Esse post ajudou você a entender a importância dos clientes promotores? Comente para nós!