5 dicas práticas para aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados

Como aumentar as vendas - Imagem de pessoas fazendo uma reunião

Está querendo aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados, mas não sabe por onde começar? Fique tranquilo, estamos aqui para ajudar você.

Sabemos que o cenário econômico do país não está muito alinhado, e isso atinge também o mercado moveleiro, mesmo assim, é possível aumentar as vendas e alcançar metas com ações certeiras no dia a dia da empresa.

Algo que você precisa ter em mente é que o comportamento do consumidor mudou muito nos últimos anos, deixando de ser passivo para ser ativo. Com a internet, ele tem acesso fácil à informação e à diversas outras empresas, então, para conquistá-lo, você precisa estar mais preparado que o seu concorrente.

Para ajudar você, separamos 5 dicas práticas — que geram resultados — para serem aplicadas em sua empresa. Confira!

1. Conquiste o cliente no primeiro atendimento

Como aumentar as vendas - Na imagem um homem atendendo pessoas em uma mesa
Para aumentar as vendas, comece pelo atendimento. Imagem: elos360.com.br

Já ouviu aquela expressão: “a primeira impressão é a que fica”? Pois é! Quando o assunto é atendimento ao cliente, o primeiro contato determina muito como será esse relacionamento.

A pessoa que entra na sua loja tem um sentimento muito específico que é adquirir móveis planejados, mas ela também tem sentimentos secundários, ou seja, além de planejar um ambiente, ela quer ser bem atendida, ter suas dúvidas sanadas, receber atenção exclusiva, ter várias possibilidades de pagamento, enfim, um serviço bom e completo.

Então, vamos listar alguns passos importantes para construir uma boa primeira impressão:

  • Antes de tudo, quando o cliente entrar na loja, aborde-o com gentileza e ofereça uma bebida, pode ser café ou água.

  • Em seguida, pergunte o que ele procura e escute-o com atenção e interesse.

  • Convide-o para ver o showroom e vá direto ao ponto. Se a pessoa quer planejar uma cozinha, leve-a para ver as cozinhas, não fique mostrando outros cômodos dos quais ela não mostrou interesse.

  • Responda todas as dúvidas dele com disposição e entusiasmo.

  • Lembre-se que você está ali para servir ao seu cliente e fazê-lo se sentir à vontade na sua loja.

A partir disso, o relacionamento vai fluir de forma natural e a construção de uma boa impressão será inevitável. Lembre-se de sempre atender o cliente como se fosse um amigo da loja, com cordialidade e dedicação. Agora, vamos à segunda dica!

2. Agregue valor ao seu produto

Como aumentar as vendas - imagem de um gráfico ilustrativo
Agregue valor ao seu produto. Imagem: sesterheim.com.br

Existem vários motivos que podem levar o seu cliente à compra. O principal deles é a necessidade de adquirir móveis planejados. Mas conseguir agregar valor ao que você vende vai muito além disso, é preciso despertar os sentimentos do seu cliente.

Para isso, algumas dinâmicas no atendimento podem ajudar. Na dica anterior, já citamos alguns meios de abordagem para conquistar o cliente, e juntamente com isso, você pode inserir formas de agregar valor ao seu produto. Confira!

  • Enquanto você estiver mostrando o showroom para o seu cliente, tente sondar se ele já tem o projeto pronto, mas faça isso de forma discreta. Por que essa informação? Porque se a resposta for positiva, significa que o projeto é dele e, assim, ele pode pedir orçamento em várias lojas. Mas se a resposta for negativa, significa que você vai elaborar o projeto, então o valor agregado da venda será maior.

  • Em meio a apresentação do showroom, tente medir se o cliente possui algum conhecimento sobre móveis ou se é leigo, fazendo perguntas sobre acessórios e materiais, por exemplo. Entender o nível de conhecimento dele vai ajudar você na hora de apresentar o projeto e negociar preço.

  • Outra informação importante de você obter, é se ele já foi na concorrência. Isso você pode saber de forma bem fácil, perguntando em meio a conversa se ele já viu algum outro projeto. Caso ele cite alguma referência, pergunte onde ele viu. Essas informações ajudam a qualificar o cliente.

  • Por fim, estimule o cliente a se imaginar usando o seu produto. Fale das características, mas também valorize os benefícios e vantagens que o produto pode oferecer ao cliente. Tente mostrar como o seu produto vai facilitar o dia a dia dele.

Aproveite, conheça o case de sucesso do Lojista Bartz Canoas e inspire-se!

3. Faça um briefing completo

Como aumentar as vendas - Na imagem um homem atendendo pessoas em uma mesa
Conheça bem o seu cliente. Imagem: foregon.com

Briefing é a entrevista com o cliente. Quando você sentar com o cliente para conversar, faça um briefing completo de todas as informações sobre a vida dele e o que ele deseja no ambiente planejado.

Algumas perguntas que você pode fazer para o seu cliente, e que ajudarão na hora de desenvolver o projeto:

  • 1. Quantos moradores há na casa?
  • 2. Há crianças ou portadores de necessidades especiais?
  • 3. Tem animais de estimação?
  • 4. Quais são as cores favoritas?
  • 5. O que gostaria ou não gostaria de ter no espaço?
  • 6. Qual o estilo de vida do cliente? Esportista? Clássico? Básico?

Essas são algumas questões que vão ajudar você na elaboração de um projeto que seja perfeito para o seu cliente, deixando o dia a dia dele mais prático e funcional.

A construção de um projeto inteligente e encantador é fundamental para conquistar e fidelizar o seu cliente. Seguindo esse assunto, vamos conversar mais sobre projetos na próxima dica.

4. Desenvolva projetos exclusivos

Como aumentar as vendas - Imagem de um desenho de ambiente
Conheça bem o seu cliente. Imagem: newpoa.com.br

Aqui, a primeira questão que queremos ressaltar é: não faça cópias!

Cada cliente é único, então cada projeto também deve ser único. Fazer um projeto do zero requer mais tempo de dedicação, pesquisa e conhecimento, mas também gera melhores resultados no aumento das vendas.

Você pode buscar ideias e inspiração em grandes marcas internacionais, especialmente da Itália, que é um país referência no mercado de móveis planejados. Ainda assim, você deve se dedicar para construir um projeto inovador. É ideal que você contrate bons projetistas e qualifique-os constantemente.

Além de buscar funcionalidade e aproveitamento de espaços, o cliente que quer comprar móveis planejados, busca exclusividade. Por isso, é importante que você desenvolva projetos que correspondam a esse sentimento.

Conheça o Promob Studio Bartz, uma solução completa e inteligente para projetar ambientes planejados.

5. Ofereça diversas formas de pagamento

Como aumentar as vendas - Na imagem um homem atendendo pessoas em uma mesa
Facilite as formas de pagamento. Imagem: foregon.com
Geralmente, os móveis planejados têm um custo bem mais elevado que outros tipos de móveis, considerando isso, é fundamental que a sua empresa ofereça diferentes possibilidades de pagamento. É muito desagradável perder uma venda por não oferecer facilidades de pagamento para o seu cliente. Por isso, essa é uma questão que precisa muito da sua atenção. Se o seu objetivo é aumentar as vendas da sua loja de planejados, então você deve adequar as suas condições de pagamento.
  • Procure aceitar o maior número de bandeiras de cartões de crédito e débito
  • Ofereça opções de parcelamento, preferencialmente sem juros
  • Considere a possibilidade de oferecer carnês de pagamento
  • Estabeleça uma parceria com alguma financeira

Essas são algumas ideias para você levar em consideração, afinal, quanto mais flexível são as formas de pagamento, mais o cliente se sente estimulado a comprar.

Se você quer conhecer mais estratégias para aumentar as suas vendas, recomendamos a leitura do artigo 5 motivos para investir em marketing digital.

Conclusão

Com essas dicas práticas, você pode estabelecer importantes estratégias para aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados. Como vimos, pequenas ações podem gerar um grande avanço, e assim, aperfeiçoar o atendimento e resultar no crescimento das vendas.

Comece a aplicar o que você aprendeu e desfrute de um novo tempo para o seu negócio. Boas vendas!

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também