Nossa casa é nosso refúgio, ainda mais neste período que atravessamos. E, para mantê-la um lugar saudável, uma das coisas mais importantes que podemos fazer, seja ou não durante uma pandemia, é impedir a propagação dos vírus, germes e bactérias nos ambientes.
Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas para você limpar tudo sem mistério e de modo eficaz.
Produtos de limpeza que não podem faltar
Conforme orientação do Ministério da Saúde, deve ser feita “desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência”. Mas, afinal, como limpar a casa de forma adequada? Quais produtos usar?
A água sanitária diluída continua sendo uma ótima escolha. Uma dica aqui é colocar um pano na porta da casa umedecido com o produto, para desinfetar os sapatos antes de ingressar nos demais cômodos.
Aliás, de preferência, os calçados devem ser deixados logo na entrada, assim como itens como bolsas e sacolas. Uma pequena estante, um cabideiro ou até mesmo ganchos fixos nas paredes podem ser bem úteis.
Já pensou em um borrifador? O álcool 70%, de forma líquida, pode ser utilizado num spray e ser borrifado nos objetos e até nas compras, facilitando muito o dia a dia. O álcool em gel também pode ser utilizado em superfícies mais resistentes.
Panos multiuso embebidos em produtos desinfetantes também são uma alternativa prática na hora da limpeza, além da boa e velha dupla água e sabão.
Chegou da rua? Além do cuidado com os sapatos, o ideal é colocar suas roupas imediatamente na máquina de lavar. Assim não se corre o risco de infectar as superfícies e propagar os “inimigos invisíveis”.
Ah, e não se esqueça de higienizar o celular, o controle remoto e outros aparelhos manuseados com frequência, o produto mais indicado na limpeza desses itens é o álcool isopropílico, já que produtos abrasivos podem danificar os aparelhos.
Organização, essa é a palavra mágica
Limpar a cozinha, o quarto, o banheiro, o piso, os utensílios… Com tanta coisa para dar conta, uma dica é fazer uma tabela com os dias da semana e distribuir as tarefas dessa forma. Cada dia, ao menos um cômodo deverá ser limpo e desinfetado.
Se possível, envolva as demais pessoas que moram com você nas atividades, de modo que não fique pesado para ninguém, até porque todo mundo valoriza um espaço saudável, com cheirinho de limpeza, e se beneficia disso.
Conclusão
Ainda não se sabe exatamente quanto tempo o coronavírus resiste nas superfícies, mas, felizmente, não tem espaço pra ele numa casa arejada e limpinha. Vamos colocar essas e outras dicas em prática e fazer nossa parte, tanto lá fora como no nosso pequeno universo particular.