Dicas para higienizar a casa durante a pandemia

Nossa casa é nosso refúgio, ainda mais neste período que atravessamos. E, para mantê-la um lugar saudável, uma das coisas mais importantes que podemos fazer, seja ou não durante uma pandemia, é impedir a propagação dos vírus, germes e bactérias nos ambientes.

Para facilitar essa tarefa, separamos algumas dicas para você limpar tudo sem mistério e de modo eficaz.

Produtos de limpeza que não podem faltar

Conforme orientação do Ministério da Saúde, deve ser feita “desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência”. Mas, afinal, como limpar a casa de forma adequada? Quais produtos usar?

A água sanitária diluída continua sendo uma ótima escolha. Uma dica aqui é colocar um pano na porta da casa umedecido com o produto, para desinfetar os sapatos antes de ingressar nos demais cômodos.

Aliás, de preferência, os calçados devem ser deixados logo na entrada, assim como itens como bolsas e sacolas. Uma pequena estante, um cabideiro ou até mesmo ganchos fixos nas paredes podem ser bem úteis.

Já pensou em um borrifador? O álcool 70%, de forma líquida, pode ser utilizado num spray e ser borrifado nos objetos e até nas compras, facilitando muito o dia a dia. O álcool em gel também pode ser utilizado em superfícies mais resistentes.

Panos multiuso embebidos em produtos desinfetantes também são uma alternativa prática na hora da limpeza, além da boa e velha dupla água e sabão.

Chegou da rua? Além do cuidado com os sapatos, o ideal é colocar suas roupas imediatamente na máquina de lavar. Assim não se corre o risco de infectar as superfícies e propagar os “inimigos invisíveis”.

Ah, e não se esqueça de higienizar o celular, o controle remoto e outros aparelhos manuseados com frequência, o produto mais indicado na limpeza desses itens é o álcool isopropílico, já que produtos abrasivos podem danificar os aparelhos.

Organização, essa é a palavra mágica

Limpar a cozinha, o quarto, o banheiro, o piso, os utensílios… Com tanta coisa para dar conta, uma dica é fazer uma tabela com os dias da semana e distribuir as tarefas dessa forma. Cada dia, ao menos um cômodo deverá ser limpo e desinfetado.

Se possível, envolva as demais pessoas que moram com você nas atividades, de modo que não fique pesado para ninguém, até porque todo mundo valoriza um espaço saudável, com cheirinho de limpeza, e se beneficia disso.

Conclusão

Ainda não se sabe exatamente quanto tempo o coronavírus resiste nas superfícies, mas, felizmente, não tem espaço pra ele numa casa arejada e limpinha. Vamos colocar essas e outras dicas em prática e fazer nossa parte, tanto lá fora como no nosso pequeno universo particular.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também