Entenda como organizar uma casa com o método KonMari

Como organizar uma casa - Imagem de um quarto com o guarda roupa bem organizado

Um casa organizada é parte fundamental para um cotidiano mais prático, além de contribuir para um ambiente mais saudável e limpo. A organização aplicada em funções básicas do dia a dia colabora para tornar a vida mais leve e funcional.

Além disso, manter a organização em dia contribui para um estilo de vida mais saudável, gerando benefícios físicos e psicológicos.

Benefícios de uma casa organizada

Conheça as vantagens que a organização do lar podem proporcionar:

  • Deixa a rotina diária mais prática
  • Possibilita que todas as coisas fiquem mais acessíveis
  • Ajuda a manter a casa mais conservada
  • Otimiza tempo nas tarefas domésticas
  • Eleva a autoestima
  • Deixa a energia do ambiente mais positiva
  • Ajuda a identificar objetos descartáveis
  • Estimula o bom humor
  • Melhora a harmonia familiar
  • Colabora com a saúde emocional

A organização da casa também colabora para uma organização mental, ajudando a manter os pensamentos mais saudáveis e criativos. Existem muitos métodos de arrumação, mas o que mais tem se destacado atualmente é o método KonMari, então vamos conhecer mais sobre ele.

Você já ouviu falar da Marie Kondo?

Como organizar uma casa - Imagem de Marie Kondo
Marie Kondo, autora do livro “A Mágica da Arrumação”

Marie Kondo é uma consultora especialista em organização, autora do livro “A Mágica da Arrumação”, que já vendeu mais de 2 milhões de cópias no mundo todo, sendo traduzido do japonês para mais de 40 idiomas.

Atualmente, ela é considerada umas das cem pessoas mais influentes do mundo, pela revista Time. E, em janeiro deste ano, a Netflix lançou uma série sobre ela, com o título “A arrumação de Marie Kondo”.

A Marie é a criadora do método KonMari, e em seu livro ela explica os pontos bases para o funcionamento deste método. Se aplicado corretamente, a promessa é de uma organização definitiva e duradoura.

Conheça o método KonMari de organização

Como organizar uma casa - Imagem de Marie Kondo
Marie Kondo, criadora do método de organização KonMari

O método KonMari consiste em reunir todos os seus pertences, uma categoria de cada vez, e manter apenas as coisas que possam despertar alegria.

Assim, quando algo está em casa apenas por estar, ela aconselha que você agradeça ao item pelo papel que desempenhou em sua vida e depois coloque-o para fora de casa.

O primeiro passo é separar seus pertences em categorias, empilhadas em três ou quatro fileiras. A ordem dessas categorias, segundo Marie, deve ser a seguinte:

  1. Vestuário
  2. Livros
  3. Papéis
  4. Komono
  5. Itens Sentimentais

O que é komono?

Komono é uma palavra japonesa que significa “pequenos objetos, itens variados, acessórios complementares e coisas sem muita importância”.

Nessa categoria, podem entrar os itens de cozinha, objetos de escritório, brinquedos de animais de estimação e itens decorativos.

Quer saber como aplicar este método em casa? Continue lendo que vamos explicar!

Aplicando o método KonMari

Como organizar uma casa - Imagem de uma mulher organizando um closet
Imagem de uma mulher organizando um closet com o método KonMari

Segundo Marie Kondo, o processo de organização consiste em duas tarefas: descartar e organizar (nesta sequência). Você deve descartar todas as coisas que não quer mais e depois organizar os objetos restantes.

A metodologia do descarte deve funcionar da seguinte forma: você pega o determinado objeto nas mãos e pergunta para si mesmo “isso me traz alegria?”, se a resposta for afirmativa, você deve guardá-lo. Caso contrário, deve descartá-lo, escolhendo uma dessas três opções: doação, reciclagem ou lixo.

Outro ponto principal do método KonMari é que você deve organizar as coisas por categoria e não por localização. Ou seja, a organização não deve ser feita um cômodo da casa por vez (quarto, sala, cozinha, etc), mas por categorias, na ordem que descrevemos anteriormente (vestuário, livros, papéis, komonos e itens sentimentais).

Agora que você já descartou tudo o que era inútil, escolha um lugar específico para guardar cada item restante. Coloque cada coisa em um lugar e sempre depois que usá-la, guarde neste mesmo lugar.

Não empilhe as coisas na hora de guardá-las. O ato de empilhar dificulta que você enxergue todos os itens que estão naquele lugar, o que pode fazer com que você não use alguns itens por não lembrar que estão ali.

Outro ponto: arrume e desarrume a sua bolsa todos os dias. Assim, você nunca acumula lixo e ainda facilita na hora de trocar de bolsa.

Conclusão

Estes são os pontos centrais do método KonMari e, apesar do livro trazer outras concepções interessantes para a dinâmica organizacional da casa, com essas dicas você já consegue aplicá-lo.

Para ajudar você, disponibilizamos um checklist com descrição de cada categoria. Para baixar clique no link.

Uma casa organizada deixa o dia mais fluido, produtivo e funcional. Por isso, indicamos o método KonMari que traz excelentes caminhos para a construção de um lar mais organizado, prático e acolhedor.

Nos ajude a criar conteúdos cada vez mais úteis pra você!

Como você avalia esse texto?

Nº Votos: | Média:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Ficamos tristes por saber que você não curtiu...

Mas queremos e podemos melhorar!

Comentários

Veja Também