Como perder o medo de empreender? Uma conversa sobre sonhos

pessoa em um ambiente de trabalho
Imagem por Andrea Piacquadio em Pexels

Em um período de incertezas como o que atravessamos, é natural — e até mesmo prudente — ter um certo receio de investir as economias e abrir um negócio. O medo de empreender pode nos paralisar e ser um inimigo na hora de colocar em prática aquele plano que sonhamos.

Mas, como superar o medo de abrir o próprio negócio e seguir em frente? Confira alguns insights que selecionamos para você pesar as vantagens e desvantagens de ser um empreendedor.

Por que as pessoas têm medo de empreender?

Há uma série de razões que podem justificar isso, e o medo do fracasso costuma ser a principal delas. Não é fácil lidar com a ideia de decepcionar a família, os amigos e a si mesmo, sem contar a parte financeira que precisa ser analisada com cuidado.

Mas você sabia que esse risco pode ser minimizado? A chave é se preparar bem e ter um plano de ação diante das possíveis situações que podem surgir na hora de montar seu negócio ou mesmo abrir uma franquia.

Alguns prós e contras de ter o próprio negócio

Começando pelos contras, sabemos que lidar com a burocracia, especialmente no nosso país, requer paciência. Cuidar da parte financeira com toda a atenção é outra questão de peso, além das muitas horas de dedicação que um negócio, ainda mais em sua fase inicial, requer.

Quanto às vantagens, vamos citar uma – que envolve todas as outras: a possibilidade de se realizar pessoal e profissionalmente. Refletir os nossos valores numa empresa é uma conquista inestimável, sem contar a flexibilidade de escolher com quem e para quem você vai trabalhar. Confira outras vantagens de ter o próprio negócio.

Conheça o segmento do seu futuro negócio

como ter o próprio negócio - pessoa analisando dados
Entenda como escolher o nicho do negócio.

Quanto mais você souber sobre o setor em que pretende atuar, mais fácil será para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática. Como dar o primeiro passo? Como abrir uma franquia? Quais suas características?

Essas são algumas perguntas que você precisa responder antes de abrir um negócio. Ainda tem outras que já postamos aqui no Blog Bartz para te ajudar, confira: 5 perguntas para responder antes de empreender

É fundamental familiarizar-se com as etapas para iniciar o negócio e aprender sobre sua natureza: o público com quem vai atuar, quais seus hábitos de consumo e aspirações; quem é a concorrência; quais maneiras de promover seu produto ou serviço. Pesquise muito antes de iniciar.

O medo geralmente surge de não saber o que está por vir e quanto mais informações, mais confiança para se lançar à promissora aventura de empreender. Nada como conquistar a independência financeira e ser dono do próprio negócio, não é?! Principalmente se for um negócio de sucesso!

Inspire-se com o Case de Sucesso da Loja Bartz Pelotas.

Conclusão

Se, por um lado, é difícil deixar a zona de conforto, por outro, começar um negócio com a sua cara pode ser uma experiência bastante enriquecedora em muitos sentidos. Mais do que nunca, é hora de ter coragem e se reinventar. Com dedicação e planejamento, fazer o que gosta e ter um negócio com o qual se identifica pode estar mais perto do que imagina.

Confira 5 motivos para investir no setor de móveis planejados no Brasil e se surpreenda!

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também