A sua empresa está preparada para atrair e fidelizar o consumidor 3.0? Neste texto, você vai entender as características do novo comportamento de compra do consumidor e como se adaptar para não perder espaço no mercado. Confira!
Primeiro ponto que vamos abordar aqui é que a maioria dos consumidores já não assiste mais aos comerciais de TV de forma passiva e concentrada. Com o advento da internet e dos smartphones, os consumidores doam mais tempo e atenção a esses aparelhos, onde eles podem escolher o que querem consumir, na hora que desejam.
Dessa forma, as propagandas televisivas já não influenciam tanto no comportamento do consumidor, visto que este busca muito conhecimento antes de efetuar uma compra, e boa parte dessa busca é feita por mecanismos digitais, como o Google.
Hoje, o consumidor tem mais autonomia para escolher, mais opções, mais conhecimento e são as empresas que precisam se atualizar para conquistar este novo perfil do comprador. Mas quem é consumidor 3.0? É isso que vamos ver a seguir:
Quem é o consumidor 3.0?
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O consumidor 3.0 é aquele que corresponde ao novo perfil do comprador, ou seja, que possui um comportamento de compra mais digital e bem informado. E isso não significa que só os consumidores mais jovens fazem parte deste grupo, afinal, até pessoas de mais idade já aderiram à modernidade das novas tecnologias, utilizando seus smartphones para pesquisar sobre produtos, preços e onde comprar.
Portanto, o consumidor 3.0 é alguém com acesso à internet, usuário de redes sociais, muito ativo no meio digital e que, na maioria das vezes, consome conteúdo de influenciadores e micro influenciadores digitais.
Atualmente, o Brasil possui cerca de 126 milhões de usuários de internet, o que aponta a importância das empresas também se digitalizarem para captar esse consumidor moderno. Além disso, as empresas precisam estar preparadas para as transformações digitais no varejo.
Entenda agora as principais características do consumidor 3.0:
Principais características do consumidor moderno

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Para que você compreenda a importância de investir em marketing digital e saiba como desenvolver estratégias assertivas para atrair e fidelizar o consumidor online, você precisa entender quais as suas principais características e como funciona o seu comportamento de compra. Leia a seguir:
Uso de dispositivos móveis
Segundo uma pesquisa do IBGE, 92% dos brasileiros já possuem smartphone, ultrapassando o número de pessoas que possuem computadores, por exemplo. Portanto, uma das características muito presentes no consumidor moderno é preferir um produto ou serviço que possa ser encontrado por meio dos dispositivos móveis.
De acordo com o site E-commerce Brasil, as compras por smartphone aumentaram 41% em 2018 e a tendência é que essas estimativas cresçam ainda mais.
Engajamento nas redes sociais
Busca por mais conhecimento
Pesquisa muito antes de fazer uma compra
O consumidor 3.0, assim como ele busca mais conhecimento, ele também pesquisa muito antes de fazer uma compra: lê artigos, busca recomendações e pesquisa informações sobre tudo que querem consumir.
O comportamento de compra do consumidor é muito pautado por suas pesquisas a respeito do que ele quer comprar e a empresa que mais fornece conteúdo, acaba ganhando a preferência do consumidor
Consumidor 3.0: como conquistá-lo?

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Diante dessas mudanças no perfil do consumidor, o mercado passou a enfrentar diversos desafios para conquistar e fidelizar clientes. Atualmente, o uso de marketing digital já é o básico que uma empresa pode fazer, então, se a sua empresa ainda não faz marketing digital, já está vários passos atrás dos concorrentes que fazem.
É importante que sua empresa tenha presença digital, com uma identidade visual bem comunicativa, canais de atendimento eficientes e uma produção de conteúdo que faça sentido para o seu negócio. Afinal, conteúdo é o que o consumidor 3.0 mais busca na internet. Se você utilizar as tecnologias a seu favor, será ainda mais fácil conquistar clientes e transformá-los em clientes promotores, o que fará com que sua empresa venda muito mais.
Também é importante você entender que o consumidor moderno não quer apenas um bom preço ou um grande desconto, mas ele quer se sentir valorizado, ouvido e bem atendido, por isso, é interessante você investir em ferramentas de satisfação do cliente, como o Net Promoter Score.
Conclusão
Se a sua empresa manter-se atualizada e acompanhar a evolução do mercado e do comportamento de compra do consumidor, suas vendas com certeza serão melhores. Com uma comunicação próxima do seu cliente e uma presença digital positiva, a sua empresa estará no caminho certo para conquistar e fidelizar o consumidor 3.0.
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