Coworking: compartilhando espaço de trabalho e experiências

Imagem de um escritório coworking com pessoas trabalhando
Escritório de coworking. Imagem: reprodução/internet

Você já ouviu falar de coworking ou escritório compartilhado? Neste artigo, vamos abordar esse assunto e como pode ser uma boa estratégia de negócio. Confira!

Com um crescimento cada vez maior, o coworking está se consolidando como um modelo de trabalho produtivo e interessante, tanto para usuários quanto para empreendedores.

A proposta de um escritório compartilhado entre muitos profissionais de diferentes áreas é uma inovação para o mercado, proporcionando ambientes criativo e que abrem portas para o compartilhamento de experiências.

Coworking: o que é e como funciona?

Coworking ou escritório compartilhado, é um novo modelo de trabalho, baseado no compartilhamento de espaços e recursos, reunindo principalmente profissionais liberais, autônomos e independentes de diversas áreas de atuação, os chamados Freelancers.

Esse modelo de trabalho foi pensado especialmente para os profissionais que atendem demanda via home office, e ao invés do isolamento em suas casas, têm o espaço coworking à disposição.

O escritório compartilhado aumenta o networking com pessoas de diversas áreas, aumenta a produtividade, ajuda no foco e proporciona um ambiente leve e despreocupado, tudo isso de maneira mais econômica e sustentável.

Imagem de pessoas trabalhando em um escritório compartilhado ou coworking
Coworking aumenta o networking com pessoas de diversas áreas.
Imagem: reprodução/internet

A maioria dos usuários de cowork trabalham nas áreas de criatividade e TI. Mas autônomos de diversos segmentos também estão começando a ingressar nesse novo modelo de trabalho.

Nos escritórios compartilhados, os profissionais podem trabalhar, atender clientes, fazer reuniões, usar a rede de internet e energia elétrica, tudo isso por um custo bem menor do que o aluguel de uma sala comercial.

Alguns espaços de coworking ainda têm a vantagem de oferecer cardápios de comidas e bebidas, afinal, muitos estão integrados à cafeterias, bares e pubs.

Coworking também no Brasil

Imagem de uma Mulher trabalhando em coworking
Cenário brasileiro do Coworking. Imagem: reprodução internet

O cowork também está fazendo a cabeça dos brasileiros. Segundo o site Coworking Brasil, o país conta com mais de 1.000 salas de coworking e com previsão de expansão nos próximos anos.

São Paulo ocupa o topo da lista de regiões com maior número de espaços de trabalho, cerca de 465 salas. Mas, segundo o Censo 2018, esse modelo de trabalho também já está presente em regiões do interior, sendo uma forma de negócio para pequenos empresários.

Por isso, se você está pensando em agregar alguma funcionalidade ao seu negócio atual, o espaço de coworking é uma boa ideia para fomentar seus lucros, gerar mais movimento em seu estabelecimento e fazer novos contatos.

Como montar um espaço de coworking?

Oportunidade de agregar mais valor ao seu negócio.
Imagem: reprodução/internet

Para montar um escritório compartilhado, você precisa levar em consideração alguns pontos essenciais a fim de que seja relevante e vantajoso para os usuários.

  • Internet com muita velocidade
  • Tomadas de energia em lugares estratégicos
  • Espaço de fácil acesso e localização
  • Ambiente decorado e iluminado
  • Cadeiras, sofás e puffs confortáveis
  • Área de convivência

Pense também na vantagem de agregar um serviço de cafeteria, oferecendo aos usuários um cardápio de cafés, salgados e doces, o que fará com que o espaço seja mais atrativo e o seu lucro maior.

E, caso você já tenha uma cafeteria, ou comércio similar, pense na vantagem de oferecer um serviço de coworking e levar mais pessoas ao seu estabelecimento.

Quanto à cobrança do espaço, você pode escolher entre cobrar um aluguel ou lucrar apenas com o serviço de cardápio. O aluguel, você pode organizar a cobrança por dia e, para os usuários assíduos, você pode fazer um valor mensal.

É uma ótima oportunidade de agregar mais valor ao seu negócio ou de começar um empreendimento próprio.

Conclusão

O coworking é uma inovação que traz vantagens para os profissionais Freelancers e também para os empresários que disponibilizam os espaços, sendo um modelo de trabalho moderno, produtivo e interessante.

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também