32 ideias incríveis para você se inspirar e decorar sua cozinha pequena

Imagem de um Cozinha Planejada Bartz Móveis Planejados

Além dos objetos decorativos, a hora de mobiliar a cozinha também requer atenção. Para criar um espaço que tenha funcionalidade e organização, os móveis planejados são uma opção perfeita. Além de deixar a cozinha mais bonita, os móveis sob medida criam soluções inteligentes e otimizam cada espaço sem qualquer desperdício.

Deixar a cozinha charmosa e confortável, mesmo sendo pequena, é uma questão de detalhes, por isso aqui estão algumas inspirações. Há tantas ideias diferentes de decoração e design, que separamos 32 cozinhas pequenas incríveis para ajudá-lo a pensar de forma criativa.

1. Backsplash colorido com nichos de madeira

Cozinha pequena com backsplash colorido e nichos de madeira

O backsplash mais ousado deixa o ambiente vivo e divertido. Os nichos de madeira são funcionais e dinâmicos, permitindo que os acessórios da cozinha sejam usados como peças decorativas. Com algo simples, como nesta inspiração, você pode mudar completamente a aparência do espaço sem fazer uma remodelação cara e demorada.

2. Design minimalista, moderno e futurista

Cozinha pequena com design minimalista, armários escuros e luminária de vidro fosco

Com um estilo minimalista, você pode deixar o ambiente moderno, deslumbrante e totalmente diferenciado. Os armários pretos acrescentam elegância à cozinha e servem como uma espécie de parede de acento, contrastando lindamente com o branco do espaço. O ponto focal é, sem dúvida, a luminária de vidro fosco, que contribui para a sensação futurista.

3. Estilo provençal na cozinha pequena

Cozinha pequena no estilo provençal com luzes na parte interna dos armários

O estilo provençal é delicado e romântico, com luzes na parte interna dos armários, ele deixa o ambiente bonito e muito aconchegante. Se o espaço tiver janelas grandes, que permitem a entrada de bastante luz natural, a cozinha fica ainda mais iluminada, arejada e convidativa.

4. Painel com cores vibrantes

Cozinha pequena com móveis e paredes claras e um painel com cores vibrantes e coloridas

A cozinha toda branca pode parecer sem graça, mas usando um painel com cores vibrantes ela fica sofisticada e com personalidade. Outros elementos podem ser acrescentados, como o chão com ladrilhos neutros e a iluminação sob os armários aéreos, dando um toque ainda mais especial ao pequeno espaço.

5. Adesivos de parede arte wordy

Cozinha pequena com adesivos de parede estilo arte wordy, armário aéreo amarelo e bancada

A cozinha pode ter um design relativamente simples, no entanto, os detalhes fazem toda a diferença. Optar por adesivos de parede com textos pode ser o diferencial da decoração, construindo um ambiente descontraído, aconchegante e com um estilo moderno.

6. Decoração marcante e diferenciada

Cozinha pequena com decoração marcante de peças de antiquário e móveis vintage

Se você gosta de peças de antiquário ou viaja bastante e possui diversos souvenirs, este pode ser o seu referencial para criar a cozinha perfeita. Com móveis vintage, azulejos marcantes e peças decorativas que remetem à recordações de viagens, a cozinha pode ser um espaço lindo, exclusivo e cheio de personalidade.

7. Cores neutras e impressões geométricas

Cozinha pequena com design de móveis em linhas retas e cores neutras

Desde o móvel até o piso, a cozinha pode carregar referências geométricas. Como o espaço é pequeno, optar por armários que cheguem até o teto cria uma sensação de mais amplitude ao ambiente, principalmente se eles tiverem um design com linhas retas. O uso de cores neutras também contribui para que o ambiente pareça maior.

8. Padrões que dão vida ao ambiente

Cozinha pequena na cor branca e detalhes de decoração coloridos

Quando a cozinha possui cores muito claras, você pode abusar nos detalhes da decoração, usando papéis de parede com padrões diferenciados. A cor branca é a mais recomendada para pequenos espaços porque dá a sensação de aumentar o ambiente, mas segundo a psicologia das cores existem muitos pigmentos que deixam a cozinha cheia de vida.

9. Cozinha monocromática

Cozinha pequena monocromática com destaque para prateleiras amarelas

Para quem não gosta do uso de muitas cores, a opção de fazer uma cozinha monocromática é perfeita. Usando apenas uma cor predominante tanto nos móveis como nas paredes, o ambiente fica linear. O chão em cimento polido combinando com os acessórios em inox criam uma cozinha urbana e moderna.

10. Vários elementos em um mesmo espaço

Cozinha pequena na cor branca, decoração de backsplash colorido e papel de parede com texto

Está com dúvida de quais elementos decorativos escolher? Então dê um jeitinho de combinar todos para deixar a cozinha do seu jeito. Com backsplash em padrões de várias cores e adesivos de textos na parede, a hora de cozinhar torna-se mais gostosa e divertida.

11. Madeira com cor natural

Cozinha pequena com decoração de madeira na cor natural e armários aéreos na cor cinza

Os tons amadeirados são neutros e, por isso, combinam com todas as cores. Optando pelo contraste com a cor cinza e o uso de plantas na decoração, cria-se um espaço deslumbrante. Os móveis de madeira com cor natural deixam o ambiente moderno e aconchegante, acrescentando um toque rústico.

12. Utensílios da cozinha como decoração

Cozinha pequena usando como decoração os utensílios de cozinha visíveis nas pratileiras abertas

Usar os utensílios como objetos decorativos é uma opção bem dinâmica para a cozinha pequena. Organizando as louças e deixando-as visíveis em prateleiras, o ambiente torna-se prático, funcional e muito charmoso.

13. Bancada para as refeições

Cozinha pequena com bancada acoplada

Algumas cozinhas são tão pequenas que parecem não ter jeito, mas com criatividade e referências é possível construir um ambiente com muita funcionalidade. As cozinhas planejadas são a melhor escolha para ter aproveitamento de espaços e a instalação de uma bancada para as refeições deixa a cozinha ainda mais bonita e usual.

14. Decoração com estilo industrial

Cozinha pequena com decoração no estilo industrial

O estilo industrial surgiu para os grandes espaços, mas isso não significa que não possa ser aplicado em lugares pequenos. De forma criativa, é possível construir uma cozinha com decoração industrial linda, cheia de personalidade e com ar rústico.

15. Cozinha com ar campestre

Cozinha pequena com decoração campestre, móveis com vincos e acessórios em madeira

Os móveis com vincos e acessórios em madeira dão um ar campestre à cozinha. Mesmo em um espaço pequeno, é possível trabalhar com vários elementos e deixar o ambiente com um estilo único. A cozinha pequena pode ser charmosa, aconchegante e linda!

16. Temperos frescos para cozinhar e decorar

Cozinha pequena com decoração de temperos frescos em vasos aéreos

As plantas sempre deixam o ambiente com mais vida e frescor, por isso, é uma ótima opção para decorar a cozinha. Você pode escolher vasinhos com temperos e deixar o pequeno espaço bonito, decorado e com ervas frescas para usar nas refeições.

17. Parede com estilo de quadro negro

Cozinha pequena com quadro negro de decoracao de parede

Ao considerar pequenas ideias de design para a cozinha, fazer um quadro negro em uma parede é muito interessante. É uma decoração fácil e de baixo custo, que deixa o espaço divertido, jovial e ainda serve como quadro de mensagens e recados.

18. Detalhes pequenos e diferenciados

Cozinha pequena decorada com detalhe dos puxadores dourados

Os detalhes sempre fazem a diferença, principalmente em um ambiente pequeno. Os móveis da cozinha podem ser simples, mas a escolha dos puxadores pode dar um destaque bonito e delicado, como nesta inspiração, os puxadores na cor dourada aplicados no móvel branco.

19. Livros de receitas para decorar

Cozinha pequena decorada com livros de culinária

Gosta de cozinhar e, por isso, tem muitos livros de receitas? Estes elementos podem ser incorporados à decoração, organizando os livros em prateleiras e deixando-os visíveis no ambiente. Com os livros, outros utensílios da cozinha podem ser usados como decoração.

20. Luminária de mesa na cozinha

Cozinha pequena decorada com luminária de mesa e cores neutras

Para construir um ponto focal iluminado na cozinha, você pode apostar no uso de uma luminária de mesa que seja de um estilo que combine com o seu pequeno espaço. A cozinha é um dos ambientes mais usados da casa, deixá-lo bem iluminado é essencial.

21. Bancada gourmet

Cozinha pequena com bancada gourmet

Normalmente, as cozinhas com bancada gourmet são grandes, pois elas ocupam muito espaço. No caso de uma cozinha pequena, também é possível ter uma bancada gourmet, diminuindo o restante dos móveis e optando por eletrodomésticos menores ou embutidos.

22. Eletrodomésticos embutidos para otimizar espaço

Cozinha pequena planejada e compacta com eletrodomésticos embutidos

Os elementos que mais roubam espaço na cozinha são os eletrodomésticos. Por isso, os embutidos são uma opção perfeita para uma cozinha pequena. Eles deixam o ambiente com design mais linear, moderno e otimizam o espaço.

23. Tapete estampado

Cozinha pequena na cor branca decorada com tapetes

Por mais simples que seja o layout da cozinha, um tapete com estampa diferenciada já muda completamente o ambiente. Pode ser com listras, floral ou geométrico, o tapete certo deixa a cozinha linda e elegante.

24. Revestimento como destaque decorativo

Cozinha pequena com ilha decorada em revestimento laca brilho azul

Se você não gosta de muitos itens de decoração, pode apostar nos revestimentos para dar destaque a sua cozinha. O laca brilho, usado na cozinha acima, é um revestimento de extrema qualidade que deixa o ambiente bonito e sofisticado.

25. Parede sem acabamento

Cozinha pequena: decoração com parede sem acabamento

Em cozinhas pequenas e estreitas a decoração é mais desafiadora, pois é preciso ter soluções criativas para não entulhar o ambiente. A parede sem acabamento, com os tijolos aparentes, é uma ideia muito versátil, deixando a cozinha com um ar rústico e descolado.

26. Teto com rebaixamento

Cozinha pequena na cor branca com detalhe para decoração no teto rebaixado em gesso

O rebaixamento de teto, seja em gesso ou madeira, está cada vez mais presente nas decorações. Além de embelezar o ambiente, é uma solução para as casas que possuem o pé direito muito alto. O rebaixamento proporciona diversas possibilidades de iluminação, enriquecendo o ambiente e deixando-o mais sofisticado.

27. Mix de cores e texturas

Cozinha pequena decoração com mix cores e texturas fortes

Misturar cores e texturas é uma opção criativa para transformar a cozinha pequena. Usar diferentes materiais como madeira, inox e vidro, por exemplo, cria uma decoração que foge do convencional. Outra opção é misturar diferentes estampas, construindo um ambiente único e exclusivo.

28. Cozinha com lavanderia

Cozinha pequena com lavanderia em conjunto para otimização de espaço

Os apartamentos têm ficado cada vez mais reduzidos e isso faz com que a cozinha e a lavanderia sejam incorporadas em um único espaço. É preciso ter ideias de adaptação para deixar o ambiente funcional para ambas as funções. Neste caso, os móveis planejados são os aliados perfeitos para construir um espaço mais prático e confortável.

29. Cozinha bem vibrante

Cozinha pequena decorada na cor amarelo vibrante e ármario com portas na cor madeira

As cores vibrantes deixam o ambiente alegre e divertido, mas normalmente eram usadas de forma moderada. Agora, as decorações contemporâneas têm o exagero como a chave do sucesso, construindo espaços com muita cor, desde os móveis até o papel de parede e os acessórios. A cozinha fica chamativa e atraente.

30. Cor apenas nos detalhes

Cozinha pequena decorada em detalhes com pontos de vermelho vivo

Apesar da decoração contemporânea permitir o uso de muita cor, ainda há quem prefere um design mais moderado, usando apenas pontos de cores fortes. Pode ser nas louças, objetos decorativos, puxadores ou botões, os detalhes coloridos deixam o ambiente suave e alegre.

31. Design fora do padrão

Cozinha pequena com design fora do padrão

Os móveis planejados proporcionam a construção de um ambiente exclusivo e totalmente personalizado. Por isso, é possível fazer um espaço com design fora do padrão, utilizando várias cores em um mesmo móvel e deixando a cozinha única e diferenciada.

32. Backsplash com azulejos decorados

Cozinha pequena com backsplash de azulejos decorados, ármario amarelo e parede preta para riscar

Apesar do backsplash ser o destaque da cozinha, o armário amarelo e a parede preta são elementos que agregam muita personalidade ao ambiente. É uma inspiração para você ter ideias de como pode fazer sua cozinha pequena ser inovadora e muito convidativa.

Conclusão

A cozinha pequena é desafiadora na hora de decorar, mas é uma ótima oportunidade de colocar a criatividade para funcionar. Com essas dicas, você pode ter inspiração e criar um ambiente incrivelmente bonito para sua cozinha.

[likebtn theme="custom" btn_size="30" f_size="14" icon_size="20" icon_l="thmb7-u" icon_d="thmb7-d" icon_l_c_v="#00d603" icon_d_c_v="#dd0000" label_c="#3b3b3b" counter_l_c="#0c9900" counter_d_c="#dd0000" brdr_c="#91721f" counter_fs="b" lang="pt" show_dislike_label="1" i18n_like="SIM" i18n_dislike="NÃO" ef_voting="bounce" rich_snippet="1" alignment="center" html_before="

Você gostou deste conteúdo?

" popup_style="dark" popup_content_order="popup_share" counter_clickable="1" i18n_like_tooltip="Sim, me ajudou" i18n_dislike_tooltip="Não me ajudou" i18n_share_text="Compartilhar texto?" i18n_popup_close="fechar"]

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também