Veja como a decoração com plantas pode transformar os ambientes da sua casa. Conheça quais plantas devem ser usada em cada parte e ideias de como usá-las para decorar.
Com a vida urbana atual, torna-se cada vez mais difícil o contato externo com a natureza, por isso, ter um jardim dentro de casa é tão bom. As plantas são elementos que combinam com todos os estilos de decoração e podem ser usadas em qualquer ambiente.
Uma casa bem decorada é o sonho de qualquer pessoa, afinal, quem não quer morar num lugar bonito e aconchegante, não é?! E a decoração com plantas deixa a casa ainda mais cheia de vida e tranquilidade. Um lar perfeito!
Muitas espécies de plantas se adaptam muito bem em ambientes internos. Tendo exposição de luz natural elas podem ser usadas na sala, cozinha, quarto e até no banheiro!
Por que decoração com plantas naturais é uma boa ideia?

A natureza tem o poder de acalmar e transmitir leveza, equilíbrio e aconchego. E a melhor maneira de trazer isso para dentro de casa é investir em uma decoração com plantas. Mesmo que você more em um apartamento pequeno, existem várias soluções que facilitam o cultivo de plantas e possibilitam a criação de um jardim lindo dentro de casa.
Uma das tendências que vem ganhando destaque na decoração é o estilo minimalista, em que o conceito menos é mais é aplicado para construir um espaço mais básico, clean e sem excessos. E mesmo sendo um estilo com poucos elementos, as plantas têm seu lugar reservado na decoração, o que denota a relevância delas para os ambientes.
É claro que nem todas as plantas são adequadas para ambientes internos, mas dentre as espécies favoráveis, há algumas com folhagens lindas e um cultivo fácil de manter. Então, separamos 8 dicas de plantas para ambientes fechados. Confira!
As 8 Melhores plantas para dentro de casa
As plantas podem ser colocados em qualquer cantinho da casa, basta saber qual se adapta melhor com a luminosidade do espaço, entre outras características. Se você possui uma rotina agitada, isso também deve ser levado em consideração, pois existem flores e folhagens que necessitam de um cuidado mais específico e rigoroso.
Aqui, vamos indicar 8 plantas que são facilmente adaptáveis e exigem pouco cuidado. São elas:
Confira as fotos e características de cada uma delas:
Lírio da paz

É uma planta perfeita para vaso e se desenvolve bem em ambientes internos. O lírio da paz é originário de regiões tropicais, por isso, prefere lugares mais quentes. Apesar disso, sobrevive à temperaturas frias. Ela gosta de luminosidade difusa (sombra) e precisa ser regada com frequência (uma vez por dia), deixando a terra sempre úmida.
Cróton

O Cróton é uma planta arbustiva que faz parte do grupo de plantas ornamentais mais procuradas no mundo. Possui uma folhagem que foge do comum, com uma coloração atraente e exuberante, mesclando vermelho, roxo, rosa, branco, amarelo, verde ou laranja. O cróton precisa de muita luz para crescer bem e manter a coloração. A terra não pode ficar seca e nem encharcada, então o ideal é regar de 2 em 2 dias.
Jiboia

A jiboia é uma planta trepadeira, podendo chegar a ter mais de 12 metros, sendo uma das melhores plantas para ter em casa. Ela gosta de meia luz, calor e água, portanto, deve ser mais regada no verão e menos no inverno. No verão, a rega pode ser 3 vezes por semana, se estiver muito quente. No inverno, de 1 a 2 vezes por semana
Antúrio

O antúrio é parecido com o lírio da paz, mas suas flores são vermelhas, mais abertas e exóticas. Essa planta gosta de muita luz, mas não gosta de exposição direta ao sol. O antúrio precisa de muita umidade, por isso, as regas devem ser feitas pelo menos a cada dois dias. Em períodos mais frios, a rega pode ser feita apenas uma vez por semana.
Palmeira-leque

A palmeira-leque é uma espécie de pequeno porte, podendo chegar no máximo até os 3,6 metros de altura. Ela é perfeita para decorar ambientes internos, mas gosta de sol pleno, então deve ficar perto de janelas. O solo deve ser bem irrigado, regando sempre que a terra parecer seca.
Samambaia

A samambaia é uma planta lindíssima e deixa o ambiente muito atraente. Ela adora ambientes úmidos e deve ter o solo regado uma vez por dia e borrifadas de água em suas folhas uma vez por semana. É necessário adubá-la uma vez por mês para se mantenha sempre verde e viçosa.
Cactos

Os cactos estão dominando os ambientes internos, sendo uma das plantas preferidas para quem não tem tempo de cultivar. Eles deixam qualquer ambiente mais autêntico e cheio de personalidade, mas você deve cuidar para não afogá-los. A rega adequado é de 7 em 7 dias, ou seja, uma vez por semana, cuidando para que a medida de água seja adequada ao tamanho da planta. Por exemplo, para um mini-cacto, uma colher de chá de água é suficiente.
Peperômia

A peperômia, assim como a jiboia, é uma planta pendente, mas não chega a tantos metros. É uma planta de ramagem carnosa e muito decorativa, dando um toque de delicadeza aos ambientes. A rega deve ser feita de 2 em 2 dias e a adubação a cada três meses.
Além dessas, existem muitas outras plantas para ambientes internos que são de encher os olhos, como a costela-de-adão, zamioculca, camedórea e bromélia. Agora que você já conhece algumas espécies, que tal ver ideias de como organizar as plantas na decoração? Vamos lá!
Ideias para organizar as plantas na decoração
Para ter um jardim encantador dentro de casa, você precisa saber como usar os espaços para organizar a exposição das suas plantas. É interessante usar diferentes elementos, cores e mesclar os tipos de plantas para criar mais harmonia com o ambiente.
Confira as ideias que separamos para você!
No chão

Para o chão, existe uma ampla variedade de vasos e suportes que ficam lindos em qualquer cômodo da casa. Você pode misturar vasos de cores, texturas e materiais diferentes, intercalando com plantas menores e maiores. Também pode usar suportes de chão para deixar os vasos com alturas variadas. Aqui, plantas como o lírio da paz, antúrio e cacto casam perfeitamente. O espaço fica realmente muito lindo!
No teto

Não tem espaço no chão? Sem problemas, use o teto! Os suportes pendurados são uma opção excelente para ter um jardim em casa. Existem suportes em diversos materiais no mercado, como metal, plástico e macramê. Também é interessante usá-los para plantas que sejam pendentes, como a jiboia e a peperômia, pois caem para baixo e deixam a decoração muito charmosa.
Na parede

Na estante

As plantas inseridas em estantes ajudam a dar um ar mais moderno para a decoração e praticamente não ocupam espaço. Elas podem ser colocadas ao lado de livros, elementos decorativos, quadros e outros objetos, criando um mix de cores com a vibração do verde das plantas. Dependendo do tamanho da estante, plantas pendentes ou de pequeno porte são mais adequadas, como as samambaias de tamanho médio e os mini-cactos.
Na escada

Se a escada for grande, é possível separar uma parte lateral para plantas de grande porte. Caso a escada seja pequena ou estreita, dá para apostar em suportes pendentes no teto ou na parede. Outra solução é colocar vasos de pequeno ou médio porte nos degraus da escada. Um espaço que normalmente é esquecido ganha vida e notoriedade com a presença de plantas ornamentais.
Mais ambientes com plantas ornamentais. Inspire-se!
As plantas ornamentais são aquelas cultivadas para embelezar ambientes. São as preferidas para decoração de interiores e paisagismo, criando um lindo jardim dentro de casa. E para inspirar você a dar um toque verde no seu lar, separamos mais fotos de decoração com plantas. Confira!












Depois dessas dicas e inspirações, que tal renovar a decoração da sua casa com a beleza das plantas naturais?
Compartilhe com a gente como você faz a decoração da sua casa!