Conheça a decoração escandinava e apaixone-se!

Cozinha com decoração escandinava
Ambiente com decoração escandinava. Imagem: reprodução internet.

A decoração escandinava possui elementos bem definidos e características únicas. Aprenda a fazer essa decoração incrível na sua casa.

Conhecido mundialmente como um design que preza pela simplicidade e beleza, a decoração escandinava mistura de maneira harmoniosa várias tendências de decoração, entre elas o minimalismo e o modernismo, construindo uma casa aconchegante e muito bonita. 

Usando a criatividade, é possível chegar em uma composição simples, agradável e muito acolhedora. 

Uma das ideias chave da decoração escandinava é a organização do espaço. Dessa forma, os ambientes transmitem uma sensação de leveza, tranquilidade e conforto. Uma tendência que corresponde ao estilo de vida do norte europeu. Entenda mais a seguir! 

Como surgiu a decoração escandinava?

Origem do estilo escandinavo
Origem do estilo escandinavo. Imagem: reprodução internet.

O estilo escandinavo, como o próprio nome sugere, surgiu na região da Escandinávia, no norte europeu, composta por cinco países: Finlândia, Islândia, Suécia, Noruega e Dinamarca.

Conhecida também como decoração nórdica, os seus elementos ganham referência pelo frio rigoroso e iluminação mais escura que o inverno provoca nesta região. 

Por conta disso, os ambientes em estilo escandinavo recebem cores claras para agregar mais claridade ao espaço, elementos mais funcionais e básicos como mantas e tapetes, deixando o ambiente extremamente aconchegante e quentinho.

A palavra de ordem é sempre o bem-estar, pois como a região da Escandinávia é muito fria, as pessoas costumam ser mais caseiras, recebendo os amigos e promovendo encontros sempre no conforto de seus lares.

As principais características do estilo escandinavo

Dormitório com estilo escandinavo
Dormitório com estilo escandinavo. Imagem: reprodução internet.

Uma das principais características deste estilo é misturar cores em um ambiente onde a cor branca predomina. Com detalhes estampados, livros e demais artefatos que proporcionem cor e texturas, o ambiente em estilo escandinavo fica perfeito.

Agora, vamos ver 5 características principais da decoração escandinava. Confira!

#1 Cores predominantes: branco e cinza
No estilo escandinavo, a cor branca juntamente com o cinza são predominantes, pois dão um toque de elegância e simplicidade aos ambientes. Com um background neutro, a casa ganha um aspecto mais leve, clean e amplo, facilitando a difusão de luz.
Outras cores podem ser acrescentadas através de objetos decorativos.
#2 Conceito minimalista
Os conceitos do minimalismo estão muito presentes neste estilo, agregando personalidade ao ambientes de forma sutil e muito delicada.
O design minimalista dispensa exageros, afinal o seu ponto principal sempre parte do menos é mais, construindo ambientes aconchegantes e sem excessos.
#3 Madeira por todos os lados
Na decoração escandinava, a madeira tem papel de destaque, pois agrega mais conforto e calor aos espaços. Móveis em madeira crua ou em tons claros são as responsáveis por dar um toque mais rústico e tradicional.
Além disso, a madeira aquece mais o ambiente e ajuda a manter a casa mais protegida do frio externo.
#4 Móveis com design atemporal
A simplicidade deste estilo também se expressa no design dos móveis. A mobília com linhas mais simples e básicas são excelentes opções, sendo uma característica atemporal que pode harmonizar com ambiente pequeno ou grande e com qualquer estilo.
#5 Plantas para decorar os ambientes
Com um conceito mais clean, a decoração nórdica é composta por muito branco e madeira.
Por isso, para dar mais vida e alegria aos ambientes, uma ótima ideia é colocar plantas na decoração. Folhagens e plantas ornamentais deixam o ambiente mais bonito, alegre e com um lindo toque verde natural.

Cozinha escandinava: uma tendência nórdica

A decoração escandinava está conquistando um grande espaço nas cozinhas do mundo todo. Com uma tendência delicada e leve, a cozinha escandinava deixa o ambiente mais funcional, dando uma sensação de amplitude devido as cores claras.

Cozinha com design escandinavo
Cozinha com design escandinavo. Imagem: reprodução internet.

Com um aspecto limpo e muito agradável, a cozinha escandinava agrega bem-estar para toda a família. A casa fica com um interior mais claro, arejado e aconchegante.

Além disso, as cores neutras com um leve toque de tons mais fortes cria um ambiente que transmite muita paz, leveza e tranquilidade. A cozinha escandinava é o estilo perfeito para quem busca conforto e beleza sem exageros. 

E para te ajudar a decorar seu ambiente neste estilo, selecionamos algumas dicas e ideias. Confira!

10 Fotos de ambientes em estilo escandinavo para você se inspirar!

Veja esses ambientes com estilo nórdico e inspire-se para fazer na sua casa também!

Agora que você já conhece a decoração escandinava, que tal renovar a sua casa com os conceitos deste estilo?

Descubra também outros tipos de decoração:

Compartilhe com a gente a sua opinião sobre esta decoração!

Nos ajude a criar conteúdos cada vez mais úteis pra você!

Como você avalia esse texto?

Nº Votos: | Média:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Ficamos tristes por saber que você não curtiu...

Mas queremos e podemos melhorar!

Comentários

Veja Também