Com espaços cada vez mais reduzidos, os móveis planejados têm se tornado uma opção para deixar a casa mais otimizada, utilizando cada espaço de forma inteligente e funcional.
Um dos diferenciais mais interessantes dos móveis planejados é a possibilidade de construir algo totalmente adaptável à rotina, fazendo com que a vida cotidiana se torne mais prática. Além disso, também possibilitam a construção de um ambiente único e exclusivo.
Se você está pensando em mobiliar a casa ou reformá-la, com certeza já cogitou a opção de móveis planejados. Por isso, temos algumas dicas para ajudar você a fazer a melhor escolha.
1. Modulado x Planejado: qual a diferença?

Normalmente, costuma-se achar que móveis sob medida são todos iguais, mas isso não é verdade. Existem os móveis modulados e os planejados, ambos são sob medida, mas existem diferenças consideráveis entre os dois.
Modulado é o tipo de projeto mais simples e comum no mercado. Como o próprio nome já diz, os móveis modulados são feitos a partir de módulos prontos e padronizados, que não são muito adaptáveis e geralmente são mais frágeis, com cores limitadas e pouca tecnologia.
Planejado é o tipo de projeto mais arrojado, que atende as suas necessidades, construindo o ambiente exatamente nas medidas necessárias. Possui materiais de alto padrão de qualidade e sempre alinhados com as últimas tendências de design e decoração. Oferece ampla variedade de cores, acessórios e tecnologia.
2. Defina o que você quer

Agora que você já sabe a diferença entre modulado e planejado, precisa definir algumas preferências para o ambiente que você quer construir. As opções de design são bem amplas, você encontra móveis de diversos estilos, como retrô, moderno, provençal, entre outros. O ideal é que você escolha um estilo que combine com a sua personalidade e que deixe a casa com a sua cara.
Uma vantagem bem interessante dos móveis planejados é poder misturar estilos e combinar texturas de forma que o ambiente tenha harmonia e aconchego. Você pode personalizar o móvel conforme o seu gosto e deixar o cômodo realmente exclusivo.
Defina quais ambientes você quer planejar, qual estilo mais combina com você e quais cores são mais indicadas para cada cômodo. Recomendamos que leia nosso artigo sobre psicologia das cores para que você saiba a influência que a cor escolhida pode exercer no seu ambiente.
3. Qual o melhor material?

Entre os diversos materiais disponíveis no mercado, existem dois que se destacam: o MDF e o MDP. Ambos são madeiras sustentáveis que têm baixo impacto na natureza e são consideradas os materiais mais ecologicamente corretos. Possuem três principais características: durabilidade, resistência e estabilidade.
Os dois materiais são bem parecidos, sendo que a diferença está na aplicação. A principal diferença entre eles é que o MDF apresenta maleabilidade, permitindo a formação de curvas bem definidas, enquanto o MDP possui maior sustentação de pesos sendo mais usado em prateleiras, por exemplo.
Se você quer investir em móveis com alto padrão de qualidade, o ideal é fazer em um desses materiais que não tem erro. Você terá feito um ótimo investimento.
4. Acessórios e afins

Algo que você precisa ter pré definido são os acessórios que vai escolher para determinado ambiente.
No caso da cozinha, por exemplo, é preciso saber de antemão se os eletrodomésticos serão comuns ou embutidos e qual o tipo de torneira e cuba serão aplicadas à bancada. Para a sala, as polegadas da televisão, por exemplo, é algo que deve ser levado em consideração.
Os móveis são planejados de acordo com todos os elementos que serão empregados ao ambiente, para que o projeto seja construído adequadamente desde a sua concepção.
Outros acessórios que você pode escolher são aqueles oferecidos pela empresa como diferentes trilhos para gaveta, amortecedores, portas de correr antidescarrilamento, puxadores diferenciados e outras várias opções.
Tudo isto vai contribuir para um ambiente verdadeiramente perfeito.
5. Chegou a hora de fechar negócio, e agora?

Atenção a esta dica!
Jamais feche negócio com uma empresa sem antes conhecer os trabalhos que ela já realizou.
Sim, isto é muito importante!
Móveis planejados são um investimento que vale a pena, mas é importante escolher uma marca que realmente entrega o que promete. O investimento precisa ser certeiro!
Antes de fechar negócio com uma empresa, pesquise sobre ela, olhe os trabalhos que ela já realizou, visite o showroom e tire todas as suas dúvidas com os projetistas. Neste caso, o valor fica em segundo plano e questões como padrão de qualidade dos produtos, bom atendimento, compromisso com os prazos são diferenciais oferecidos muito importantes.
É aquela velha história: vale a pena pagar mais e ter um produto com qualidade e durabilidade, do que comprar algo barato que em pouco tempo terá que ser substituído.
Com essas dicas, você já pode planejar o ambiente dos seus sonhos. Vai nessa!