O que você precisa saber antes de comprar móveis planejados

Dormitório casal Bartz em montego blanc e portas em cristallo gianduia

Com espaços cada vez mais reduzidos, os móveis planejados têm se tornado uma opção para deixar a casa mais otimizada, utilizando cada espaço de forma inteligente e funcional.

Um dos diferenciais mais interessantes dos móveis planejados é a possibilidade de construir algo totalmente adaptável à rotina, fazendo com que a vida cotidiana se torne mais prática. Além disso, também possibilitam a construção de um ambiente único e exclusivo.

Se você está pensando em mobiliar a casa ou reformá-la, com certeza já cogitou a opção de móveis planejados. Por isso, temos algumas dicas para ajudar você a fazer a melhor escolha.

1. Modulado x Planejado: qual a diferença?

Cozinha Planejada Bartz em nogueira boreal e frentes de vidro azul bic
Cozinha Bartz em nogueira boreal e frentes de vidro azul bic

Normalmente, costuma-se achar que móveis sob medida são todos iguais, mas isso não é verdade. Existem os móveis modulados e os planejados, ambos são sob medida, mas existem diferenças consideráveis entre os dois.

Modulado é o tipo de projeto mais simples e comum no mercado. Como o próprio nome já diz, os móveis modulados são feitos a partir de módulos prontos e padronizados, que não são muito adaptáveis e geralmente são mais frágeis, com cores limitadas e pouca tecnologia.

Planejado é o tipo de projeto mais arrojado, que atende as suas necessidades, construindo o ambiente exatamente nas medidas necessárias. Possui materiais de alto padrão de qualidade e sempre alinhados com as últimas tendências de design e decoração. Oferece ampla variedade de cores, acessórios e tecnologia.

2. Defina o que você quer

Dormitório casal Bartz em montego blanc e portas em cristallo gianduia
Dormitório casal Bartz em montego blanc e portas em cristallo gianduia

Agora que você já sabe a diferença entre modulado e planejado, precisa definir algumas preferências para o ambiente que você quer construir. As opções de design são bem amplas, você encontra móveis de diversos estilos, como retrô, moderno, provençal, entre outros. O ideal é que você escolha um estilo que combine com a sua personalidade e que deixe a casa com a sua cara.

Uma vantagem bem interessante dos móveis planejados é poder misturar estilos e combinar texturas de forma que o ambiente tenha harmonia e aconchego. Você pode personalizar o móvel conforme o seu gosto e deixar o cômodo realmente exclusivo.

Defina quais ambientes você quer planejar, qual estilo mais combina com você e quais cores são mais indicadas para cada cômodo. Recomendamos que leia nosso artigo sobre psicologia das cores para que você saiba a influência que a cor escolhida pode exercer no seu ambiente.

3. Qual o melhor material?

Home theater Bartz em ébano e rústico com detalhes em vidro espelhado
Home theater Bartz em ébano e rust com detalhes em vidro espelhado

Entre os diversos materiais disponíveis no mercado, existem dois que se destacam: o MDF e o MDP. Ambos são madeiras sustentáveis que têm baixo impacto na natureza e são consideradas os materiais mais ecologicamente corretos. Possuem três principais características: durabilidade, resistência e estabilidade.

Os dois materiais são bem parecidos, sendo que a diferença está na aplicação. A principal diferença entre eles é que o MDF apresenta maleabilidade, permitindo a formação de curvas bem definidas, enquanto o MDP possui maior sustentação de pesos sendo mais usado em prateleiras, por exemplo.

Se você quer investir em móveis com alto padrão de qualidade, o ideal é fazer em um desses materiais que não tem erro. Você terá feito um ótimo investimento.

4. Acessórios e afins

Cozinha Planejada Bartz em chamois e frente em vidro preto
Cozinha Planejada Bartz em chamois e frente em vidro preto

Algo que você precisa ter pré definido são os acessórios que vai escolher para determinado ambiente.

No caso da cozinha, por exemplo, é preciso saber de antemão se os eletrodomésticos serão comuns ou embutidos e qual o tipo de torneira e cuba serão aplicadas à bancada. Para a sala, as polegadas da televisão, por exemplo, é algo que deve ser levado em consideração.

Os móveis são planejados de acordo com todos os elementos que serão empregados ao ambiente, para que o projeto seja construído adequadamente desde a sua concepção.

Outros acessórios que você pode escolher são aqueles oferecidos pela empresa como diferentes trilhos para gaveta, amortecedores, portas de correr antidescarrilamento, puxadores diferenciados e outras várias opções.

Tudo isto vai contribuir para um ambiente verdadeiramente perfeito.

5. Chegou a hora de fechar negócio, e agora?

Closet Bartz em branco com detalhes em cristallo preto e portas em vidro transparente
Closet Bartz em branco com detalhes em cristallo preto e portas em vidro transparente.

⚠ Atenção a esta dica!
Jamais feche negócio com uma empresa sem antes conhecer os trabalhos que ela já realizou.
Sim, isto é muito importante!

Móveis planejados são um investimento que vale a pena, mas é importante escolher uma marca que realmente entrega o que promete. O investimento precisa ser certeiro!

Antes de fechar negócio com uma empresa, pesquise sobre ela, olhe os trabalhos que ela já realizou, visite o showroom e tire todas as suas dúvidas com os projetistas. Neste caso, o valor fica em segundo plano e questões como padrão de qualidade dos produtos, bom atendimento, compromisso com os prazos são diferenciais oferecidos muito importantes.

É aquela velha história: vale a pena pagar mais e ter um produto com qualidade e durabilidade, do que comprar algo barato que em pouco tempo terá que ser substituído.

Com essas dicas, você já pode planejar o ambiente dos seus sonhos. Vai nessa!

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, enviamos só o necessário

Comentários