Menos é mais: 5 dicas para uma decoração minimalista

Quarto de Casal com decoração Minimalista
Quarto de casal com decoração Minimalista. Autor: Max Vakhtbovych em Pexels.com

Menos é mais: quem disse isso foi o arquiteto alemão Mies van der Rohe e é exatamente o que o minimalismo sugere. Nesse estilo de decoração – e de vida – o principal pensamento é que vivemos com coisas demais, estímulos demais.

Para evitar toda essa ansiedade do dia a dia e não desperdiçar recursos sem necessidade, minimalistas decidem viver com somente o essencial, usando somente objetos que são realmente importantes, que trazem conforto real e que possuem utilidade.

E não estou falando sobre aquilo que você acredita que precisa ou que pode lhe poupar 1 ou 2 minutos do seu tempo de vez em quando. Minimalistas procuram entender o que realmente é importante e o que pode trazer conforto e paz de espírito em qualquer situação. É por esse motivo que os itens essenciais variam de pessoa para pessoa, já que cada uma enxerga o mundo de uma maneira diferente.

Essa é uma maneira muito bonita de pensar, mas pode ser um pouco difícil de entender e se adaptar no início. É pensando nisso que trouxemos uma lista com 5 coisas que podem ajudar você a deixar sua casa e o seu dia a dia mais minimalistas.

Sala de Estar com móveis Planejados Bartz
Sala de Estar com móveis Planejados Bartz.

Desapegue

Pode parecer uma dica óbvia, já que todo o centro do minimalismo é sobre desapegar dos excessos. No entanto, se você pretende adotar esse estilo de vida é essencial que você realmente aprenda a desapegar daquilo que tira sua atenção do principal.

Faz parte desse estilo de vida focar nas coisas bonitas e significantes do dia a dia, transformar cada momento que você vive e cada objeto que o cerca em ferramentas para alcançar a felicidade e a paz. Isso tudo é muito bonito, mas não funciona se você estiver morrendo de saudade daquilo que deixou para trás.

Portanto, antes de se livrar dos excessos tenha certeza de que está pronto para aceitar e viver essa filosofia e que não vai se arrepender por abrir mão dessas coisas.

Qualidade

Uma forma de evitar que você comece a sentir falta dos excessos é garantindo que aquilo que você tem lhe atende com perfeição. Minimalismo não é sobre viver sem luxos e sofrer com a falta de prazeres, pelo contrário. Tudo o que você for adquirir, tenha certeza de que é de qualidade, esteticamente agradável, durável e do seu gosto pessoal.

Permita-se gastar mais em cada item, já que a quantidade de coisas que vai precisar comprar ao longo dos anos será menor. Esta também é uma forma de evitar desperdícios.

Dormitório de Casal com móveis Planejados
Dormitório de Casal com móveis Planejados Bartz.

Qualidade

Tudo deve ter uma função e ser pensado para ter o melhor desempenho possível. Quando estiver escolhendo o que vai manter em casa, lembre disso. Todos os itens precisam ser pensados, planejados e escolhidos a dedo.

Como esse item pode lhe ajudar? Quais benefícios ele traz? Existe algum item que desempenhe a mesma função de forma mais eficiente? É realmente necessário ou você pode viver bem sem ele?

Para garantir que a resposta para todas essas perguntas seja positiva, é ideal que cada móvel tenha sido planejado por você e por profissionais que saibam como lhe entregar tudo o que você precisa ocupando o menor espaço e gastam a menor quantidade de recursos possíveis. Aqui a chave do sucesso é planejamento.

Cores, texturas e formatos

Outra forma de deixar sua casa bonita, aconchegante e garantir o conforto durante o tempo que estiver nela, é prestando atenção nas cores, texturas e formatos. Cores claras e sóbrias são melhores nesse caso porque criam uma atmosfera de tranquilidade.

Além disso, texturas suaves também são preferíveis. Elementos muito brutos podem poluir a visão e destoar do resto do projeto. Além disso, linhas retas são sempre uma boa opção porque harmonizam muito bem entre si.

Closet com armários Planejados Bartz
Closet com armários Planejados Bartz.

Iluminação

Para destacar ainda mais os móveis, utilize luminárias focadas em mesas, pias e bancadas, por exemplo, criando diversos pontos de luz pela casa. Além disso, crie grandes janelas e portas de vidro para garantir que a iluminação natural seja bem aproveitada. Se você estiver decorando um ambiente pequeno, isso ainda vai ajudar a dar a sensação de amplitude.

Conclusão

Ao contrário do que muitos pensam, o estilo minimalista não é sobre abrir mão do conforto, mas sobre evitar excessos para focar naquilo que realmente torna sua vida melhor. Por isso, utilize essas dicas para decorar sua casa e deixá-la ainda mais bonita e funcional.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, enviamos só o necessário

Comentários