Conversamos com Letícia Almeida, designer da Mostra Elite 2019. Confira o resultado desse bate-papo!

foto da designer de interiores Letícia Almeida

A Bartz Móveis Planejados esteve presente na Mostra Elite Design 2019, com um ambiente corporativo elaborado pela designer Letícia Laurino Almeida. Saiba mais sobre este projeto: Ambiente Bartz na Mostra Elite.

Aproveitamos a ocasião para bater um papo com a Letícia sobre inspirações, tendências e ambientes planejados. Confira o resultado dessa conversa:

Bartz: Qual a importância do móvel planejado em um ambiente?

Letícia: O móvel planejado é fundamental em um espaço, pois permite total personalização do projeto, além de uma perfeita adequação às necessidades do cliente a às características do espaço.

Bartz: O que você considera essencial na hora de escolher uma loja para fabricar os móveis planejados?

Letícia: O comprometimento com a qualidade, a responsabilidade em relação a prazos, a variedade de soluções possíveis e a seriedade no relacionamento pós-venda.

Bartz: O estilo do cliente influencia no projeto?

Letícia: Totalmente. O estilo do cliente é o norte do projeto. Aqui no escritório fazemos uma profunda coleta de dados, com entrevistas e testes visuais, a fim de captar a essência do estilo do cliente e fazer com que o projeto o represente totalmente.

Cursei pós-graduação e mes/trado em Psicologia, o que me auxilia muito neste entendimento, pois, embora o resultado do projeto passe pela subjetividade do profissional, é a personalidade do cliente que deve ser representada.

Bartz: Para este projeto, quais tendências te inspiraram?

Letícia: Para o ambiente da Mostra Elite Design 2019 não seguimos exatamente uma tendência, mas nos inspiramos em um cliente real: um escritório de advocacia que trabalha com direito empresarial e agrário/ambiental. Essa dualidade nos instigou por fazer com que buscássemos representar estes dois mundos, cidade e campo, de forma integrada e harmônica em nosso espaço.

Assim, ambos estão presentes em um harmônico contraste entre os materiais rústicos (como o tijolo e a madeira de demolição) e os materiais urbanos (como a laca preta e as artes abstratas). Isto aliado ao cinza contemporâneo e a itens de design.

Pensamos que esta situação representa bem a realidade de muitos negócios que lançam mão de uma pluralidade de produtos ou serviços, ou atendem perfis diversificados de público. E é importante que os seus espaços representem muito bem os conceitos de todos eles e dialoguem com o público-alvo do negócio, por mais diverso que seja.

Nos ambientes residenciais não é diferente: todos possuímos uma pluralidade de gostos e preferências que nos constituem e que expressamos em todos os âmbitos da nossa vida. Estas facetas devem ser representadas nos ambientes que habitamos, e podem, e devem, conviver harmoniosamente para que nos sintamos representados e acolhidos nestes espaços.

Ambiente empresarial planejado
Ambiente Planejado por Letícia Almeida. Foto: Joseane Graciano.

Bartz: Como é trabalhar em um projeto com a Bartz Móveis Planejados?

Letícia: É uma tranquilidade poder contar com parceiros como a Bartz, dedicados a fazer o melhor pelo projeto, abertos a possibilidades e totalmente comprometidos com o resultado e com a satisfação do profissional e do cliente. Foi um grande prazer para mim.

Bartz: Qual o sentimento em ver o resultado final do seu projeto?

Letícia: É sempre uma grande satisfação ver um projeto executado. Como comentei, a concepção de um projeto consiste em um trabalho amplo e aprofundado, e é sempre uma alegria vê-lo tomar forma e virar realidade, especialmente acreditando que aquele espaço trará estímulos positivos que terão total influência sobre a vida, o humor, as relações e a produtividade das pessoas que ali vivem ou trabalham.

Sobre a designer Letícia Almeida

Designer Letícia Almeida.

Letícia Laurino Almeida possui graduação em Administração de Empresas (FURG) e formação em Decoração e Desenho de Interiores (CEAD). Realizou pós-graduação (UFPR) e Mestrado (UFRGS) em Psicologia. Cursou aperfeiçoamento em Projetos de Interiores (IBDI) e também realizou curso de Gestão do Visual de Lojas (Sebrae/RS) e de Projetos de Restaurantes (Estúdio Mas que Espacio – Espanha).

Trabalhos e experiências

Possui vários trabalhos publicados por veículos como a revista Minha Casa (Editora Abril) e por diversos sites (como casa.com.br e vivadecora.com.br).

No site da revista Casa Claudia, já foi responsável pela seção Pergunte ao Profissional, além de já ter colaborado com os jornais Zero Hora, Pioneiro e Correio do Povo e com a revista Exame (Ed. Abril). Também foi selecionada pela Editora Abril como a representante do Rio Grande do Sul no Projeto Arquitetos do Brasil.

Atualmente está à frente do escritório Letícia Almeida Interiores e da Com’Up Espaços & Estratégias. Na área de Design de Interiores, a Letícia já atua há 12 anos, realizando diversos projetos residenciais e corporativos.

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também