Empreendedor de primeira viagem: 7 erros que você deve evitar

Erros do empreendedor: imagem de um homem e uma mulher preocupados olhando para a tela do computador
Imagem: reprodução internet

Você tem vontade de ser dono do próprio negócio e se tornar um empreendedor de sucesso? Então você precisa conhecer os principais erros do empreendedor e como evitá-los. Confira neste artigo!

Começar a empreender é um verdadeiro desafio e, por isso, algumas falhas acabam acontecendo, principalmente quando o empreendedor não tem muita experiência. Mas, você sabia que muitos erros podem ser evitados?! Com a busca por mais conhecimento, você pode adquirir um melhor preparo para começar o seu empreendimento.

Ainda que muita coisa seja aprendida na prática, é possível conhecer alguns erros do empreendedor para que você diminua as probabilidades de cometê-los. Pensando nisso, selecionamos os 7 erros mais comuns do empreendedor iniciante e vamos abordar cada um deles a seguir. Saiba mais!

ERRO #1 | NÃO TER UM PLANEJAMENTO |

Se você quer ter sucesso na carreira de empreendedor, você precisa fazer um planejamento. Muitos empreendedores acabam investindo intuitivamente e esquecem de planejar e definir metas reais, por isso, acabam construindo um empreendimento muito frágil e com grandes possibilidades de falir em poucos anos.

O planejamento é uma etapa fundamental no processo de abertura de um negócio novo, portanto não cometa o erro de pular essa parte. No empreendedorismo, não dá para buscar atalhos, você deve se dedicar ao máximo em cada passo, prevendo possíveis falhas e evitando-as antecipadamente.

ERRO #2 | NÃO CONHECER O BÁSICO SOBRE GESTÃO |

Existem diversas áreas dentro da gestão, como gestão financeira, gestão de pessoas e gestão administrativa, e um dos erros do empreendedor é não conhecer nada sobre essas áreas. Para construir um empreendimento de sucesso, é fundamental que você entenda de gestão, pelo menos um pouco, afinal é uma boa gestão que assegura um crescimento sólido e saudável para o seu negócio.

A gestão impacta diretamente no desenvolvimento da empresa, sendo responsável por medidas de aumento da lucratividade, redução de custos, controle do fluxo de caixa e muito mais. Com uma boa gestão empresarial, a sua empresa terá um alicerce mais firme e seguro para crescer.

Dessa forma, recomendamos que você invista em sua qualificação: faça cursos (presenciais, à distância ou online), leia livros sobre o assunto, assista vídeos, ouça podcasts e busque mais e mais conhecimento para ser um ótimo gestor.

ERRO #3 | NÃO PESQUISAR O MERCADO |

Mais um dos erros do empreendedor iniciante é querer abrir um negócio sem pesquisar o mercado antes. Existem diversos dados mercadológicos que podem ajudar muito a entender qual o melhor segmento para investir.

Essas informações de mercado são importantes para você saber quais segmentos estão em maior crescimento, quais movimentam mais a economia, quais correspondem ao atual comportamento e necessidades do consumidor, demandas, lucratividade, investimentos e demais dados que podem nortear os seus negócios.

E, depois que você fizer a pesquisa de mercado é necessário estudar a concorrência. Deixar essa etapa de fora do processo é um dos erros do empreendedor que vamos abordar a seguir. Confira:

ERRO #4 | SUBESTIMAR A CONCORRÊNCIA |

Muitos empreendedores acham que vão abrir um negócio novo e que, por ser uma novidade, irá atrair mais clientes do que a concorrência, mas não é assim que o mercado funciona.

Um empreendimento novo pode mesmo chamar a atenção, mas na hora da compra, o consumidor leva muito em consideração a confiabilidade de uma marca já consolidada no mercado. E um empreendimento novo ainda não tem essa autoridade, por isso, muitos empreendedores iniciantes optam por investir em um modelo de negócio mais confiável, como as franquias.

As franquias são um bom negócio porque você investe em uma marca que já é conhecida no mercado e que te garante diversas vantagens. Além disso, as franquias costumam trabalhar com produtos e serviços que têm muitos diferenciais em relação à concorrência, o que é fundamental para você atrair mais clientes e aumentar as suas vendas.

ERRO #5 | NÃO ESCOLHER BONS PARCEIROS |

Como citamos anteriormente, a franquia é um modelo de negócio muito interessante, mas você precisa saber escolher o parceiro certo. Na pressa por se tornar um empreendedor, muitas pessoas acabam fazendo negócios ruins.

Se você não escolher bem seus parceiros e fornecedores, isso pode acarretar em muitas dores de cabeça no futuro, como receber produtos com avaria, entregas fora do prazo, reclamação de clientes e dificuldade de comunicação com a empresa franqueadora, por exemplo.

Um dos maiores erros do empreendedor é investir em uma franquia sem entender todas as vantagens e desvantagens que esta oferece, para saber tudo o que implica na negociação. Para evitar esse erro, você deve buscar conhecer muito bem a empresa franqueadora, ler bastante sobre o modelo de negócio, pesquisar o segmento, talvez até conversar com o diretor da empresa, e só depois tomar uma decisão.

ERRO #6 | PROJETAR RETORNO FINANCEIRO RÁPIDO |

Seja um modelo de franquia ou outro tipo de negócio, você precisa entender que o retorno financeiro não é imediato. Todo empreendimento tem um tempo para se estabelecer e depois gerar lucratividade.

Em alguns negócios, o retorno pode até ser mais rápido, em torno de 1 ano, mas na maioria dos empreendimentos, o lucro começa a ser gerado após os primeiros 18 meses. Então, não cometa o erro de achar que o seu retorno financeiro será rápido.

Concentre suas energias em fazer o negócio consolidar-se no mercado, atraindo clientes e prestando um atendimento diferenciado, com qualidade e profissionalismo. Não deixe que suas expectativas caiam no erro de esperar um retorno fora da realidade.

ERRO #7 | DESISTIR NA PRIMEIRA DIFICULDADE |

Você já deve ter ouvido que “nada na vida é fácil” não é mesmo?!

E, de certa forma, isso é bem verdade! No mundo dos negócios não é diferente, principalmente na abertura de um negócio novo. No processo de empreender, muitas dificuldades acabam surgindo, mas você não deve desistir.

Para se tornar um empreendedor de sucesso e ter uma empresa que gera lucro de verdade, você precisa ser ousado e resiliente. Reconhecer pontos de aperfeiçoamento e crescer como gestor são características importantes para não desistir frente aos percalços do caminho.

Conclusão

Investir em um empreendimento e realizar o sonho de ser um empreendedor de sucesso não é impossível. Análise os 7 erros cometidos pelos empreendedores, que abordamos neste artigo, e busque meios de contorná-los.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado e encorajado. Boa sorte em sua jornada!

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também