Decoração minimalista: características e referências

Cozinha no estilo minimalista com decoração em tons cinza

O conceito do minimalismo parte da premissa de que menos é mais, priorizando um ambiente básico, clean e sem excessos. Removendo o supérfluo e liberando espaços para dar mais vazão à luz, o estilo minimalista vem ganhando destaque e notoriedade nas tendências de design e decoração.

O minimalismo surgiu através de uma série de movimentos artísticos e culturais, na década de 60, e se manifestou em pinturas, esculturas, música, literatura, entre outros. Estes movimentos usavam somente elementos fundamentais como base de expressão e o essencial da estética, descartando os exageros.

As cores neutras como branco, preto e cinza são as mais presentes na paleta do estilo minimalista, enquanto outras cores são utilizadas apenas como detalhes.

Sala com decoração no estilo minimalista

A madeira crua ou com acabamentos em laca, vidro e metal são os materiais que mais se destacam, juntamente com os revestimentos em resina, cimento, gesso e mármore.

A funcionalidade é um dos principais objetivos do minimalismo, por isso, a decoração é composta por objetos e utensílios que serão utilizados com frequência.

Sala com decoração no estilo minimalista

Na maioria dos casos, a iluminação é natural, a partir de janelas de vidro que permitem a entrada da luz do dia.

À noite ou em ambientes mais fechados, a iluminação artificial é feita com alguns pontos de luz ou luminárias e pendentes, evitando modelos chamativos.

Para os móveis, as características mais marcantes são a ausência de puxadores ou o uso de modelos mais discretos, e as linhas retas que integram o móvel à parede, deixando o ambiente com aspecto clean e organizado.

Cozinha no estilo minimalista com decoração em linhas retas

Substituindo peças decorativas por plantas e flores, agregando, assim, mais vida e energia ao espaço. A ideia é criar uma proposta de decoração limpa e simples, mas sem dispensar a elegância e o conforto.

Conclusão

O estilo minimalista busca extrair o essencial de cada espaço, sempre partindo da ideia inicial de que menos é mais. A decoração e a organização são aliadas neste estilo, construindo um ambiente sofisticado, clean e com muita fluidez.

Procurando móveis planejados?

#MoveisPlanejados #ProjetoMoveis #MoveisSobMedida
#AmbientePlanejado #Casa #Conforto #Design

Comentários

Sobre

O blog Bartz foi criado com o objetivo de informar, inspirar e auxiliar através de conteúdos exclusivos que vão desde dicas de decoração até estratégias para lojas de móveis planejados. Inscreva-se em nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Novidades

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos.

Facebook

Veja Também