Conheça a inspiração do estilo provençal

Cozinha no estilo provençal em tons pastéis

O estilo provençal mistura o rústico e o romântico, construindo um ambiente familiar, aconchegante e muito bonito.

Suas principais características são os detalhes entalhados na madeira, vincos e bordas que deixam o móvel com aspecto mais campestre e a presença de armários cristaleiras, com portas de vidro. Também une outros elementos na decoração, como castiçais de ferro, espelhos e porcelanas.

Os móveis no estilo provençal surgiram no Sul da França, na região conhecida como Provence, um antigo condado francês que cultiva campos de lavanda e é banhado pelo Mediterrâneo.

No século XVI, a França se tornou uma das maiores referências de sofisticação devido ao estilo preferido da realeza, o Rocaille, em português, Rococó. O luxo do estilo rococó ganhou mais destaque quando passou a decorar as salas do Palácio de Versalhes.

Os camponeses do Sul da França por não possuírem recursos financeiros para manter o luxo dos nobres, começaram a construir seus próprios móveis com inspiração nos da realeza, assim surgiu o estilo provençal, recebendo este nome por causa da sua região de origem.

Cozinha no estilo provençal clássica com cores clássicas
Cozinha provençal clássica em tom pastel

Com o tempo, deixou de ser um estilo camponês e passou a ser sinônimo de elegância, beleza e sofisticação.Atualmente, o estilo provençal tem sido usado em harmonia com outros estilos, como o moderno e o industrial, trazendo a sensação do campo para a vida urbana e produzindo um ambiente tranquilo e aconchegante.

Normalmente, recebe uma paleta de cores em tons claros, mas o uso de cores mais escuras tem se tornado cada vez mais comum.

Cozinha com estilo provençal moderno em cores escuras
Cozinha provençal em tom escuro

O padrão decorativo, os acabamentos em pedra e as linhas tradicionais do estilo provençal são características que remetem à vida rural.

A atmosfera rústica pode ser ambientada com elementos modernos e cores mais versáteis, construindo um ambiente encantador.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários