15 estilos de decoração que podem renovar os ambientes da sua casa. Veja!

Estilo de Decoração - Ambiente planejado Bartz Móveis

Cada tipo de decoração tem suas características e peculiaridades, seguindo diversas tendências de design. Por isso, muitas vezes torna-se difícil escolher só um estilo de decoração para a casa.

Pensando nisso, preparamos este artigo para descrever cada tipo de decoração, suas características, paleta de cores, elementos decorativos e entre outras informações.

Navegue entre os 15 estilos de decoração e conheça.

Índice de Estilos de Decoração

Confira cada um desses estilos de decoração com requinte de detalhes.

1. Estilo de decoração Clássica

O estilo clássico nunca sai de moda. Com linhas elegantes, a decoração clássica tem origem na arquitetura romana e grega, acrescentando ao ambiente elegância, requinte e sofisticação.

Os traços do estilo clássicos são marcantes e fazem uso de madeiras nobres, mármores, papéis de parede, ornamentos dourados e acabamentos em gesso com entalhes.

A cores mais usadas no estilo clássico são o branco e os tons pastéis, combinados com o verde escuro, o azul-marinho e o marrom.

Também são destaques as estampas florais e listradas, juntamente com os detalhes em dourado, prateado, creme e bege.

A decoração clássica também conta com objetos decorativos como castiçais, obras de arte antigas, tapeçarias, cristais e porcelana.

2. Decoração Retrô/Vintage

Primeiramente, vamos esclarecer a diferença entre retrô e vintage.

O retrô, que denomina “em tempos passados”, faz menção a peças novas que foram inspiradas em épocas passadas, ou seja, é a releitura de um determinado período.

O vintage, por sua vez, diz respeito a tudo que seja autenticamente antigo, ou seja, peças que existam há muitos anos.

Estes dois estilos possuem muitas semelhanças como o forte impacto visual de cores e o uso de formas abstratas, geométricas, florais e xadrez. Também mistura texturas como o veludo, o plástico e o vinil.

O mobiliário possui linhas simples, pés palito, sofás longos, superfícies lisas e brilhantes, móveis baixos e poltronas arredondadas.

A decoração também conta com diversos elementos coloridos, quadros de pop arte e objetos criativos e divertidos.

3. Estilo de decoração Boho

O estilo boho é uma espécie de hippie chic, com influência cigana, étnica e um pouco oriental, misturando estilos exóticos para montar um ambiente livre e despreocupado.

A decoração boho tem características marcantes como estampas étnicas, quadros conceituais, várias cores misturadas, móveis rústicos, peças artesanais, cortinas, muitas almofadas e elementos despojados.

A presença de plantas e peças em crochê e macramê também são características muito fortes deste estilo. É uma decoração fácil de montar e combina com qualquer tipo de ambiente, ainda assim, é mais usado em salas de estar e quartos.

4. Estilo Navy

A expressão navy significa marinha em inglês, ou seja, uma decoração montada para trazer todo o clima marítimo para dentro de casa.

Acessórios que remetem a imagem marítima, estampas listradas e as cores branca, azul e vermelha são alguns destaques nos ambientes do estilo navy.

Para harmonizar com o navy, peças fabricadas em cores neutras como nude, bege e palha são indicadas para cômodos dessa temática. Eles representam a areia sempre presente nos locais com mar.

Acessórios em formato de estrelas do mar, conchinhas, âncoras e barcos são características do estilo náutico.

Outras características podem aparecer em diferentes elementos, como no tapete da sala de estar, nas almofadas ou até na toalha de mesa da cozinha.

Mobílias com fibras trançadas também são objetos integrados a esta decoração.

5. Decoração Contemporânea

A decoração contemporânea é um estilo marcado por linhas retas e sinuosas, com bastante texturas e cores neutras.

Ele é um pouco parecido com o estilo moderno, mas permite a introdução de diversos elementos, cores e texturas mais pop e vintage, sempre mantendo o equilíbrio e a simplicidade.

As características mais marcantes do estilo contemporâneo são o efeito clean, simples e organizado. Mobílias de comprimento largo, espaçoso e rebaixada, com superfícies lisas.

A elegância do estilo contemporâneo conta com elementos de vidro, pedra, cimento, aço, mármore e madeira clara ou escura. Quanto aos acabamentos, a maioria são de efeitos lisos e elegantes, como verniz, envidraçamento, metal e pintura lisa.

As cores predominantes do ambiente são o preto, branco, cinza, bege, creme e castanho, com objetos decorativos em cores vibrantes como o amarelo, vermelho e laranja.

6 Estilo Montessoriana

O estilo montessorianoé uma decoração desenvolvida especialmente para o quarto das crianças.

Consiste em uma metodologia usada para criar um ambiente que estimula o aprendizado e independência das crianças.

Uma das principais características do quarto montessoriano é a ausência de berço. A cama consiste em um colchão sobreposto em uma estrutura que fique próxima ao chão, proporcionando mais independência.

No chão é recomendado não ter piso frio, mas se for o caso, pode ser usado tapetes ou tatames para deixá-lo mais confortável e seguro.

Outras características marcantes são: cama próxima ao chão, móveis na altura da criança, muitas almofadas, prateleiras baixas e brinquedos organizados em caixas ou cestos.

Quer saber mais sobre esta decoração?
Confira nosso artigo Aposte no estilo montessoriano para o quarto das crianças e mais imagens do estilo de decoração montessoriana

7. Decoração Tropical

A decoração tropical é a que mais reflete a energia brasileira, sendo caracterizada por plantas típicas, móveis artesanais, cores alegres e muita leveza que contagiam os ambientes.

A origem do estilo tropical vem das regiões tropicais, onde tem sol abundante, florestas densas, praias paradisíacas e grande diversidade na fauna e flora.

As principais cores são azul, lilás, rosa, verde, amarelo, branco e bege. Com cores muito vibrantes, é recomendado misturar com elementos brancos e bege para não pesar o ambiente.

Objetos estampados marcam forte presença nos ambientes tropicais, com temáticas de borboletas, samambaias, palmeiras, pássaros, abacaxis, frutas em geral e até listras são boas opções.

Elas podem aparecer em almofadas, papéis de parede, roupas de cama, poltronas, vasos e outros objetos.

Outro item essencial para um ambiente bem tropical são as plantas, com tamanhos médios e grandes, normalmente folhagens, mas também pode apostar em flores coloridas.

Além do toque verde, as plantas ajudam a renovar o ar do ambiente e a deixá-lo mais fresco.

8. Decoração Asiática

A decoração asiática, ou estilo oriental, é composta por diversos aspectos, além de trazer um ar asiático aos ambientes com sua linhas pontiagudas, arredondadas e muitos detalhes rendados.

As cores e estampas predominantes do estilo oriental depende de qual país vai ser usado como inspiração, por exemplo, se você escolher a China, as cores são vermelho, preto e dourado, com estampas de dragões, paisagens e flores.

Outro exemplo é a escolha pelo Japão, em que as cores são bege, verde, cinza e marrom, com estampas de cerejeiras, leques, pássaros e gueixas. Países como Malásia, Tailândia e Índia carregam cores mais vibrantes, como roxo e turquesa, e estampas ligadas ao budismo.

Um dos detalhes que mais remetem ao estilo decorativo oriental são as camas futon, colocada em cima de um tatame de madeira. Outro móvel muito usado é o biombo, para dividir espaços integrados.

Os elementos naturais sempre estão presentes na decoração oriental, usando a madeira e o bambu no mobiliário.

9. Estilo Industrial

O estilo industrial começou em meados dos anos 50, em Nova York, nos Estados Unidos, quando antigos galpões e prédios comerciais passaram a servir como moradias, os conhecidos lofts residenciais.

Os ambientes costumam ser amplos e funcionais, com espaços integrados, muita luz natural e sem exageros.

As cores mais predominantes são os tons terrosos e neutros, como o preto, mas a presença de cores vibrantes combinam muito com o contexto geral da decoração.

Os elementos mais marcantes do estilo industrial são: paredes com tijolos aparentes, elementos em madeira crua e ferro, pisos e acabamentos de cimento, canos e fios expostos e acessórios e móveis aramados.

O segredo é equilíbrio! Com um charme urbano e simples, você pode construir um ambiente no estilo industrial com requinte, conforto e personalidade.

10. Estilo Boudoir

Boudoir é uma palavra francesa usada para se referir ao quarto de vestir usado pela corte francesa.

Na decoração, o boudoir traz o requinte de detalhes dessa referência francesa. Com muita renda, cetim e tecidos leves, a decoração boudoir é romântica e delicada.

As cores mais usadas são bege, cinza, dourado e tons rosados, misturando com cores mais fortes.

A mobília é bem marcante, com muitos entalhes na madeira,  cabeceiras almofadadas, quadros, papéis de parede, lustres exuberantes e muitos detalhes em dourado.

O estilo boudoir mistura o antigo com o novo, com elementos decorativos como castiçais dourados, espelhos com molduras elegantes e arranjos de flores para dar vida ao ambiente.

Com todo o requinte francês, a decoração boudoir deixa o ambiente muito diferente do habitual.

11. Futurista

O estilo futurista é uma tendência que inclui a tecnologia como destaque na decoração. Este estilo combina perfeitamente com elementos contemporâneos e modernos. A decoração futurista possui aspectos geométricos, como losango, círculo e triângulo.

As características geométricas aparecem nos móveis, objetos decorativos e estampas.

A tecnologia é a marca mais forte do estilo futurista, podendo estar em aparelhos e eletrodomésticos super modernos, porta retratos digitais e janelas automáticas. A ideia é utilizar elementos tecnológicos, arrojados e multifuncionais.

Uma decoração futurista prioriza a cor branca, mas a neutralidade dos tons bege, gelo, cinza e preto também são utilizadas.

Outra característica é o contraste com cores mais fortes, como o laranja, azul e vermelho. O uso da cor prata e inox também são muito marcantes.

12. Decoração Rústica

A decoração rústica remete muito à vida no campo, mas isso não impede de ser usada em qualquer ambiente, seja ele rural ou urbano.

A essência da decoração rústica é o conforto e aconchego, para isso, o uso da madeira é perfeito.

As cores do estilo rústico é composta pelos tons terrosos e com detalhes em tonalidades variadas. Estampas como o xadrez, floral e listras são muito usadas, juntamente com objetos foscos e opacos.

A presença mais marcante é a madeira! Ambientes rústicos são repletos de móveis, acabamentos e revestimentos em madeira. Isso faz com que o ambiente seja confortável, aconchegante e tranquilo.

As plantas também são elementos presentes no estilo rústico, agregando mais leveza ao ambiente.

Na cozinha, o toque de informalidade é perfeito, usando na decoração objetos do dia a dia, como jarras de vidro, louça antiga, objetos em cobre, colheres de pau, cestos de vime e palha, latas e peças artesanais.

13. Estilo Minimalista

Estilo de Decoração - Sala com estilo de decoração minimalista
Imagem: decoist.com

O minimalismo surgiu através de uma série de movimentos artísticos e culturais, na década de 60, e se manifestou em pinturas, esculturas, música, literatura, entre outros.

Estes movimentos usavam somente elementos fundamentais como base de expressão e o essencial da estética, descartando os exageros.

A decoração minimalista tem como predominância as cores neutras, como o branco, preto e cinza, enquanto outras cores são utilizadas apenas como detalhes.

A madeira crua ou com acabamentos em laca, vidro e metal são os materiais que mais se destacam, juntamente com os revestimentos em resina, cimento, gesso e mármore.

Para os móveis, as características mais marcantes são a ausência de puxadores ou o uso de modelos mais discretos, e as linhas retas que integram o móvel à parede, deixando o ambiente com aspecto clean e organizado.

14. Decoração Geek

O estilo geek é mais utilizado no quarto de jovens e adolescentes, usando referências da cultura pop, como games, desenhos animados, animes e bonecos colecionáveis.

Essa decoração basicamente não segue uma lista de regras ou tendências, ela é livre e descontraída, fazendo uso de todas as cores que a pessoa quiser.

As estampas mais usadas são aquelas que fazem menção a alguma obra do mundo geek, como Star Wars, O Senhor dos Anéis, Dragon Ball, Minecraft, Game of Thrones, Stranger Things, Warcraft e muitos outros.

Essas referências podem aparecer em roupas de cama, almofadas, tapetes, quadros na parede, objetos decorativos, adesivos, cortinas, papéis de parede e muitos outros elementos que a criatividade produzir.

A ideia é sempre criar um ambiente divertido, destacando as obras preferidas de literatura, cinema, games e afins.

15. Estilo Provençal

A decoração provençal mistura o rústico e o romântico, construindo um ambiente familiar, aconchegante e muito bonito.

Suas principais características são os detalhes entalhados na madeira, vincos e bordas que deixam o móvel com aspecto mais campestre e a presença de armários cristaleiras, com portas de vidro.

Também une outros elementos na decoração, como castiçais de ferro, espelhos e porcelanas.

Normalmente, recebe uma paleta de cores em tons claros, como os tons pastéis, mas o uso de cores escuras tem se tornado cada vez mais comum.

O padrão decorativo, os acabamentos em pedra e as linhas tradicionais do estilo provençal são características que remetem à vida rural.

A atmosfera rústica pode ser ambientada com elementos modernos e cores mais versáteis, construindo um ambiente encantador.

Conclusão

A beleza e personalidade de uma casa está em saber dosar os estilos de decoração, usando cada um de forma equilibrada para construir ambientes aconchegantes, bonitos e com design deslumbrante.

Para criar o ambiente dos seus sonhos, os móveis planejados são aliados perfeitos!
Saiba mais com o Guia Completo de Móveis Planejados.

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também