Fogão de embutir: confira dicas para escolher o modelo ideal para sua cozinha

Cozinha com fogão de embutir
Cozinha moderna. Foto por Sonyachny

Ter uma cozinha planejada, com lindos móveis e organização impecável, é o sonho de muita gente. Mas, para que isso seja possível, é necessário investir em móveis e eletrodomésticos de qualidade e que se encaixam bem ao espaço.

Tudo deve ser pensado para que se tenha praticidade, beleza e segurança. E uma das principais etapas desse processo é a escolha do fogão de embutir.

Este eletrodoméstico proporciona um visual clean para a cozinha, deixando o ambiente harmonioso e trazendo bastante facilidade para o dia a dia.

O fato dele não ter pés e ser acoplado diretamente na bancada dos armários, traz um melhor acabamento ao projeto, além de possibilitar uma limpeza mais facilitada. Ou seja, o fogão embutido tornou-se o favorito em muitas casas.

Mas, afinal, como escolher o melhor modelo para sua cozinha e o que deve ser levado em consideração? Confira nossas dicas e descubra!

Avalie o espaço da sua cozinha

Cozinha com fogão embutido

Antes de mais nada, é necessário que, ao montar sua cozinha planejada com fogão de embutir, você analise as dimensões do seu cômodo e o espaço necessário para instalar o eletrodoméstico.

É preciso que o fogão tenha um tamanho adequado para o local. Se ele for grande demais, por exemplo, a cozinha poderá ficar apertada e desconfortável. E, se ele for muito menor, você estará desperdiçando espaço.

Portanto, o primeiro passo para uma boa escolha é conferir as medidas de sua cozinha. Para isso, você pode verificar pelo que consta no projeto ou, se os móveis planejados já estiverem no lugar, fazer a medição com o auxílio de uma trena e deixar tudo anotado. Assim, você já terá um ponto de partida para realizar a compra.

Defina o número de bocas ideal

Cozinha planejada com fogão cooktop

Em seguida, é importante avaliar as necessidades da família e pensar sobre qual a quantidade de bocas mais apropriada. Dois, quatro, cinco ou mais queimadores — há uma ampla variedade para os consumidores, e a escolha dependerá de como é o dia a dia na cozinha associado ao dimensionamento do local.

Para uma boa decisão, considere a intensidade de uso, os hábitos durante as preparações e o tamanho da família. Após definir a quantidade, evite comprar um fogão com mais ou menos queimadores, para que não haja desperdício ou isso atrapalhe suas tarefas na cozinha.

Escolha o estilo do fogão de embutir

Cozinha com fogão embutido branco

Outro ponto muito importante é o estilo do fogão. Ele precisa estar de acordo com o que você deseja para sua cozinha. O ideal é que ele harmonize com os demais elementos do ambiente, criando uma estética agradável.

Não importa a característica da decoração — clássica, moderna, retrô, minimalista ou qualquer outra — há opções de fogão embutido para todos os gostos.

Leve em conta o que é tendência, mas sem esquecer de que precisa fazer sentido para você. Se a sua cozinha é mais tradicional, um fogão de cor neutra é, por exemplo, uma ótima opção.

Agora, se você tem um estilo mais divertido, vale a pena apostar em um fogão colorido. Busque inspirações e deixe a sua cozinha planejada ainda mais bonita.

Entenda sobre as funcionalidades

fogão por indução com panela com macarrão

Além de um design bonito e que esteja em harmonia com sua cozinha, é necessário que as funcionalidades do fogão atendam ao que você busca. Os recursos devem estar de acordo com a forma com que será utilizado o eletrodoméstico.

Há diversas funções e características a serem consideradas como tamanho do forno, tipo de acendedor, timer, grill, entre outras.

É interessante que você pense quais são seus hábitos e procure por um fogão de embutir que possa facilitar a execução de suas tarefas. Avalie, além disso, a qualidade do acabamento e escolha a opção mais adequada para sua cozinha planejada.

Considere o custo-benefício

Cozinha com fogão cooktop

Após estabelecer as características mais importantes que um fogão de embutir precisa ter para suprir as suas necessidades, é importante observar o custo-benefício. Optar por um tipo de eletrodoméstico que tenha as melhores soluções é bastante interessante, porém, elas precisam ser adequadas para você.

Portanto, leve em conta o melhor preço, mas sem esquecer das funcionalidades, marca e qualidade. Felizmente há no mercado muitas opções bem diversificadas para atender ao que você espera e que deixarão sua cozinha bem versátil.

Conclusão

O fogão de embutir, com certeza, tem sido uma das melhores aquisições para quem opta por móveis planejados. Além de organização, o ambiente ganha mais sofisticação e um ar de modernidade.

Escolher corretamente o eletrodoméstico também é fundamental e, para isso, como vimos, é importante levar em conta nossas necessidades, espaço da cozinha e as facilidades que o modelo de fogão embutido oferece.

Gostou das dicas? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como escolher o melhor fogão de embutir.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários