Você já pensou em ter uma franquia de móveis planejados?

Fachada da loja Bartz Móveis Planejados

Existem muitos profissionais que planejam mudar o curso de suas vidas e abrir o próprio negócio. Ao pensarem em empreender, muitos optam pela aquisição de uma franquia. A ideia é geralmente a mesma: ter um negócio duradouro e lucrativo.

O segmento de móveis planejados é uma grande oportunidade de negócio, pois, com o crescimento da construção de condomínios residenciais e apartamentos cada vez mais compactos, também cresceu a procura por móveis sob medida, visto que estes proporcionam maior praticidade e adaptação aos ambientes.

Segundo a revista Exame, o ramo de Casa e Construção está entre os que mais crescem no Brasil, resultando em um quadro positivo para empreendedores do mercado de móveis sob medida.

O mercado moveleiro no Brasil

Segundo o Portal Sebrae, a empresa Inteligência de Mercado (IEMI), especializada em pesquisas e análises do setor de móveis, divulgou alguns dados a respeito da comercialização do setor moveleiro. De acordo com eles, a indústria de móveis planejados atingiu uma participação superior a 8% de toda a produção nacional de móveis. O setor já corresponde a 23,8% das receitas geradas pelas indústrias moveleiras e a 21,6% das vendas do varejo.

O que confere ao segmento um preço médio por peça, quase três vezes superior à média do setor moveleiro como um todo.

Esse crescimento expressivo da indústria de planejados é reflexo do aumento de vendas ao consumidor final e se trata de uma demanda constante do mercado, por isso, abrir uma franquia de loja de móveis planejados é uma ótima oportunidade de negócio.

O que é e como funciona uma franquia de móveis planejados?

A franquia é um modelo de negócio que consiste no acordo entre duas partes: o franqueador e o franqueado.

O franqueador é o dono da marca e o franqueado é o investidor. A relação comercial entre as partes acontece de forma que o franqueador cede ao franqueado o direito de usufruir dos benefícios do seu modelo de negócio, ou seja, o uso da marca, a comercialização dos produtos, o sistema operacional e as estratégias de marketing já consolidados no mercado de atuação.

Portanto, a franquia é uma parceria que gera lucro para ambas as partes. Sendo assim, a indústria de móveis planejados oferece todo o respaldo de informações, estrutura, marketing e showroom para o sucesso do empreendimento. Algumas franquias cobram taxas de concessão ou royalties, enquanto outras cobram apenas o custo de showroom.

Vantagens x desvantagens

Como em todo tipo de negócio, a franquia de móveis planejados também possui vantagens e desvantagens.

A decisão de investimento passa pela análise desses dois aspectos. É necessário explorar todas as possibilidades e entender os processos que envolvem a implantação de uma loja de móveis. Através dessas informações, ficará mais fácil compreender se esse modelo de negócio é vantajoso para o seu sucesso profissional.

Conheça as vantagens e desvantagens de ser um franqueado.

Vantagens

  • Iniciar um negócio com a credibilidade de uma marca já conhecida no mercado.
  • Contar com o apoio do franqueador.
  • Um plano de negócio já estruturado.
  • Maior garantia de mercado.
  • Melhor planejamento dos custos de instalação.
  • Economia substancial nos custos com propaganda.
  • Independência jurídica e financeira.
  • Zero custo com pesquisa e desenvolvimento de novos produtos.

Desvantagens

  • Auditoria para detectar falhas no cumprimento do contrato.
  • Risco de ocorrência de falhas no sistema (se o franqueador possuir um sistema problemático).
  • O franqueador pode determinar a localização da loja.

Analisando as vantagens e desvantagens, é perceptível que esta é uma forma segura e lucrativa de ter seu próprio negócio.

Mercado de franquias atual

Segundo a Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franquias), o mercado de franquias teve um crescimento nominal de 6,3% no 3º trimestre deste 2018, ante o mesmo período de 2017. O faturamento passou de R$ 41 bi para R$ 44 bi. Considerando-se os últimos 12 meses, a variação de 7% foi positiva. Além disso, gerou mais de 80 mil vagas de trabalho.

Os números demonstram que o ramo de franquias está em constante expansão, configurando uma ótima forma de iniciar um empreendimento.

Como escolher uma franquia de móveis planejados?

Para escolher a franquia certa para você, a principal coisa a se fazer é pesquisar.

Faça uma pesquisa das marcas de móveis planejados que são bem conceituadas no segmento. Procure conhecer a reputação dela na cidade e em cidades próximas e observe a concorrência no mercado local. Conheça todos os benefícios que a empresa oferece, as exigências, os custos e as condições que ela estabelece.

Aspectos que são importantes

  • Tempo de experiência no mercado.
  • Qualidade dos produtos.
  • Diferenciais oferecidos.
  • Confiabilidade.
  • Tecnologia e inovação nos produtos.

Uma empresa que corresponde positivamente a esses aspectos, é adequada para você fechar uma parceria duradoura e rentável. Afinal, o público desse tipo de empreendimento é diferenciado, por isso, é importante que a empresa entregue aquilo que promete — qualidade, exclusividade e soluções inteligentes.

Em relação ao franqueado, não é necessário ter experiência no ramo. Contudo, o conhecimento em gestão e recursos humanos é importante.

Conforme Pedro Almeida, especialista em franchising e consultor na Franchise Solutions, recomenda, o preparo para as funções administrativas é indispensável.

“Esse segmento é muito concorrido e a diferenciação no atendimento, faz toda a diferença, atendimento e segurança de que o produto que foi comprado será entregue dentro do prazo combinado. Em franquias bem estruturadas o treinamento deve ser mais do que suficiente, para transferir todo esse know how para o franqueado e experiência anterior na mesma área, geralmente é um indicativo de choque de conhecimento, algo muito ruim tanto para o franqueado, quanto para o franqueador.”

Qual o prazo de retorno do investimento?

O investimento inicial, assim como o seu retorno, varia de uma franquia para outra, dependendo do sistema financeiro que a empresa utiliza.

O franqueador tem respaldo de lei para cobrar taxas de concessão da marca ou royalties — que é uma espécie de aluguel da marca. Porém, há empresas que não cobram essas taxas financeiras, o único investimento por parte do franqueado é o valor do showroom que será exposto na sua loja.

Normalmente, o prazo de retorno do investimento é de seis meses a um ano, após a abertura do empreendimento.

Se você escolher uma franquia de móveis planejados que possui uma marca reconhecida no mercado, o seu retorno financeiro pode ser em um prazo ainda menor.

Modelo de negócio comprovado!

A franquia proporciona ao franqueado a independência financeira que sempre sonhou.

Investindo neste modelo de negócio, você pode fechar uma parceria de sucesso e obter um empreendimento lucrativo e de grande expansão no mercado. Por isso, queremos apresentar a você uma marca incrível da qual pode se tornar um parceiro.

Conheça a Bartz Móveis Planejados

Fachada da Fábrica Bartz Móveis [franquia de móveis planejados Bartz Móveis, franquia bartz móveis planejados, franquia de loja de móveis planejados, fábrica de móveis planejados, empresa de móveis planejados, indústria de móveis planejados, loja de móveis planejados, loja de móveis sob medida, marcas de móveis planejados, loja de móveis]
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, nós da Bartz Móveis Planejados somos uma empresa reconhecida pelo alto padrão de qualidade nos produtos. Uma marca que se mantém sempre alinhada com as últimas tendências de design e decoração.

Imagem da miniatura do vídeo Institucional da Bartz Móveis Planejados
Reproduzir vídeo

Com essa experiência, nós sabemos muito bem que cada ambiente, cada pessoa e cada momento são realmente únicos, por isso, fabricamos móveis que atendam uma necessidade exclusiva de cada cliente. E para oferecer ao cliente esse nível de excelência, contamos com os melhores fornecedores, profissionais e parceiros.

Confira algumas vantagens de ser nosso parceiro:

  • Alta rentabilidade – Investimento com rápido retorno.
  • Mercado com forte posicionamento e expansão na construção civil.
  • Sem taxas de franquia ou royalties.
  • Desenvolvimento contínuo de produto, parcerias e tecnologias.
  • Orientação na definição do ponto e layout da loja.
  • Flexibilidade de produtos e produções.
  • Produtos com mais de 250 mil possibilidades de configuração no design interno.
  • Frota própria de caminhões de entrega.

Nosso grande diferencial: a primeira modulação 100% editável do Brasil, podendo ser editada em altura, largura, profundidade e agregados.

Disponibilizamos materiais de apoio e suporte do setor de marketing para desenvolvimento de material gráfico e promocional. Possuímos preço competitivo, alto padrão de qualidade nos projetos, garantia de 5 anos nos produtos e o auxílio de um software desenvolvido exclusivamente para a Bartz Móveis Planejados.

Somos uma empresa comprometida com quem busca a realização pessoal e profissional através de uma atividade lucrativa e rentável.

Estamos à procura de profissionais com perfil empreendedor que desejam ter seu próprio negócio e oferecer qualidade e excelência nos produtos e serviços. Contamos com mais de 40 parceiros e você pode ser o próximo!

Realize o sonho de ter o seu próprio negócio!

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também