Quarto pequeno: 25 ideias para torná-lo incrível

Quarto pequeno - Projeto de dormitório planejados Bartz

Quartos de tamanhos reduzidos estão cada vez mais comuns em casas e apartamentos. Por isso, decorar um quarto pequeno, por mais fácil que possa parecer, pode se tornar um desafio.

Quando coloca-se muitos elementos em um espaço pequeno, faz com que ele pareça ainda menor, por isso existem truques para fazer o quarto parecer mais amplo.

O segredo é saber aproveitar cada espaço de maneira inteligente, construindo um ambiente aconchegante, bonito e funcional. Com as cores certas, os móveis certos e objetivos decorativos adequados, o quarto pequeno pode ser incrível.

Neste artigo, vamos dar 25 ideias de decoração para o seu quarto pequeno ficar perfeito. Confira nossas dicas!

#01 Invista em móveis planejados

Quarto Planejado - Projeto de dormitório Bartz

Para construir o quarto dos sonhos, a melhor opção é investir em móveis planejados. Como eles são feitos sob medida, proporcionam um aproveitamento integral do espaço, atendendo uma necessidade que os móveis comuns não atendem.

Os diferencial dos móveis planejados é que são totalmente personalizáveis, por isso, deixam qualquer cômodo mais harmônico e funcional.

Além dos planejados, também existem as opções de modulados e marcenaria. Se você quiser entender melhor as diferenças, indicamos este artigo: Móveis planejados, modulados ou marcenaria. Qual escolher?

#02 Utilize luminárias pendentes

Quarto pequeno - imagem de uma quarto com luminárias pendentes

Usar luminárias pendentes é uma excelente opção para não entulhar os criados-mudos. Os pendentes também ajudam na aparência do espaço, fazendo-o parecer mais longo, com uma decoração moderna e muito bonita.

Além disso, existe uma ampla variedade de cores e materiais, correspondendo a diversos estilos de decoração.

#03 Cores claras como protagonistas

Quarto pequeno - imagem de um quarto com cores claras

As cores claras — como o branco, o bege e o cinza claro — são ótimos recursos para fazer o espaço parecer maior.

Aposte nelas como protagonistas do seu quarto, usando cores mais fortes apenas como pontos focais, em alguns acessórios da decoração. Isso vai ajudar na sensação de amplitude do ambiente.

As cores claras também são as mais indicadas para o quarto, pois contribuem para uma boa noite de sono. Saiba mais no artigo Psicologia das cores: qual a cor ideal para cada ambiente.

#04 Abuse das prateleiras

Quarto pequeno - imagem de um quarto com prateleira funcional

Em um quarto pequeno, é inviável o uso de muitos móveis, pois isso deixa o ambiente entulhado, menor e mais disfuncional.

Uma alternativa muito boa são as prateleiras, pois com elas é possível guardar objetos de forma simples e organizada, sem utilizar muito o espaço do ambiente.

#05 Nichos são grandes aliados

Quarto pequeno - imagem de um quarto com nichos grande decorativos e funcionais

Se você não quiser usar prateleiras (como citamos na dica anterior) pode optar pelos nichos. Eles são elementos versáteis, podendo ser usados em diversas funções. Além disso, ajudam no aproveitamento da parede e possuem diversos tamanhos e formatos para você escolher.

#06 Aposte nos espelhos

Quarto pequeno - imagem de um quarto com espelhos no guarda-roupa

O uso de espelhos ajuda a dar um aspecto maior para o quarto, contribuindo para ampliar a beleza do ambiente com o reflexo das paredes claras e da iluminação.

Os espelhos podem estar nas portas do guarda-roupa ou nas paredes. O objetivo será dar amplitude ao ambiente do quarto pequeno.

#07 Menos é mais

Quarto pequeno - imagem de um quarto só com móveis necessários

Na decoração de quarto pequeno, priorize os móveis mais essenciais e importantes para a funcionalidade do cômodo. Lembre-se: menos é mais. Quando o ambiente é pequeno esse conceito deve ser levado em consideração, assim, você consegue construir um quarto lindo e aconchegante.

#08 Dê preferência aos móveis baixos

Quarto pequeno - imagem de quarto com móveis baixos

Móveis baixos proporcionam uma sensação de amplitude, fazendo com que o quarto pareça mais alto e mais largo.

Um móvel de linha baixa que está ganhando muito espaço nas casas modernas é a cama japonesa. Ela é simples e próxima ao chão, refletindo aspectos da cultura japonesa. Apesar disso, pode ser incorporada à qualquer estilo decorativo.

#09 Seja Criativo

Quarto pequeno - imagem de um quarto infantil com prateleira altas

No quarto pequeno, você precisa colocar a criatividade em prática, para criar um ambiente bonito e com boa circulação.

Uma dica é aproveitar os espaços mais inusitados para guardar coisas, como o teto, por exemplo. Compartimentos embutidos no chão ou na parede e baús sobre o guarda-roupa também são ideias interessantes.

#10 Invista no papel de parede

Quarto pequeno - imagem de um quarto decorado com papel de parede

Um elemento decorativo que transforma o ambiente sem ocupar espaço é o papel de parede. Existem vários tipos de estampas, texturas e materiais, como papel, tecido, vinil, entre outros para você escolher.

Se você pretende fazer uma mudança no quarto, mas sem grandes investimentos, o papel de parede é um recurso perfeito.

E-Book Guia Completo de Móveis Planejados [ambientes planejados, armario de cozinha, armario de cozinha planejado, banheiro planejado, cozinha, cozinha planejada, cozinha planejada pequena, cozinhas planejadas, guarda roupa planejado, loja de móveis, modelos de cozinha planejada, moveis para banheiro, moveis para cozinha, moveis para quarto, moveis para sala, moveis planejados, quarto de casal planejado, quarto planejado, quarto planejado casal, sala planejada]
Conheça tudo sobre móveis planejados
E-Book Guia Completo de Móveis Planejados [ambientes planejados, armario de cozinha, armario de cozinha planejado, banheiro planejado, cozinha, cozinha planejada, cozinha planejada pequena, cozinhas planejadas, guarda roupa planejado, loja de móveis, modelos de cozinha planejada, moveis para banheiro, moveis para cozinha, moveis para quarto, moveis para sala, moveis planejados, quarto de casal planejado, quarto planejado, quarto planejado casal, sala planejada]
Conheça tudo sobre Móveis Planejados

#11 Tenha uma cama multifuncional

Quarto pequeno - imagem de uma quarto pequeno com cama multifuncional

Não tem espaço suficiente para guardar suas coisas? Use uma cama multifuncional, com gaveteiros na parte inferior, assim, você multiplica o espaço para armazenar suas coisas.

Móveis com várias funções ajudam muito no funcionamento de cômodos pequenos, como o quarto.

#12 Escolha um guarda-roupa com portas de correr

Quarto pequeno - imagem de guarda-roupa com portas de correr para otimizar espaço

O guarda-roupa com portas de correr é uma maravilha para quem tem um quarto pequeno, pois não há espaço para as portas de abrir. Normalmente, as portas ficam inviáveis de ser abertas e muitas vezes desconfortável para mexer nas roupas, por isso, as portas de correr são uma solução perfeita para o quarto pequeno.

#13 Use a parede atrás da cama

Quarto pequeno - imagem de um quarto com guarda roupa-roupa planejado atrás a cama para otimizar espaço

Se não há muito espaço, você precisa pensar em soluções. Uma dica bem eficiente é usar a parede atrás da cama, com um guarda-roupa grande de canto, com armários aéreos. Assim, você fica com um quarto mais organizado e espaçoso.

#14 Iluminação no teto

Quarto pequeno - imagem de um quarto com iluminação no teto

A iluminação é parte fundamental em qualquer ambiente, mas no quarto pequeno, ela é ainda mais importante. Para dar a sensação de amplitude, a iluminação no teto é um recurso eficiente e versátil, deixando o ambiente bonito, aconchegante e sofisticado.

#15 Quarto 2 em 1

Quarto pequeno - imagem de uma cama com cabeceira que também funciona como escrivaninha

Na foto acima, a cama tem uma cabeceira que também funciona como escrivaninha. Essas soluções 2 em 1 são perfeitas para um quarto pequeno, criando uma dinâmica funcional para várias funções no cômodo.

#16 Arandela de parede

Quarto pequeno - imagem de um quarto com arandela acima da cama

Se você não tem espaço para um criado-mudo, mas gosta de ler deitado à noite, a arandela de parede é uma opção perfeita. Com vários estilos, cores e materiais, as arandelas são fáceis de instalar e funcionam como um abajur. Elas deixam o ambiente com design moderno e diferenciado.

#17 Beliche com espaço otimizado

Quarto pequeno - imagem de um beliche com escrivaninha embaixo

Como citamos no item 15, os móveis com soluções 2 em 1 são excelentes para ambientes pequenos. Na imagem, a ideia é muito objetiva, um beliche com área de estudo na parte inferior. Ocupando pouco espaço e deixando o cômodo com uma circulação boa e confortável.

#18 Decore com quadros

Quarto pequeno - imagem de um quarto decorado com quadros

Decorar o quarto pequeno com quadros na parede é uma ótima opção, pois cria um ambiente diferenciado e descontraído.

Também proporciona que você crie uma espécie de exposição das coisas que você gosta, através de pôsteres de filmes, séries e livros ou temas de viagem, moda, plantas e música.

#19 Use o parapeito da janela como prateleira

Quarto pequeno - imagem de um quarto com parapeiro decorado

Tem uma janela com parapeito grande? Então use-o como prateleira! Ali você pode guardar objetos, colocar plantas e expôr seus livros de maneira fácil. A janela vira uma prateleira e ajuda na decoração do quarto pequeno.

#20 Aposte no estilo minimalista

Quarto pequeno - imagem de dormitório no estilo minimalista

O estilo minimalista está conquistando muitos pessoas, pois é simples e intimista, mas sem deixar de ser moderno e sofisticado.

O ambiente minimalista é básico, clean e sem excessos, tendo a funcionalidade como um dos principais objetivos. Por isso, a decoração é composta por objetos e utensílios que serão utilizados com frequência. É um estilo perfeito para ambientes pequenos.

#21 Recorra ao uso de tapetes e mantas para decorar

Quarto pequeno - imagem de um quarto com tapetes e mantas

As mantas e tapetes são elementos decorativos que podem transformar completamente o estilo de um ambiente. Com diferentes cores, tamanhos e estampas, as mantas e tapetes dão uma nova cara ao quarto pequeno, acrescentando cor e vida ao cômodo.

#22 Tenha uma janela grande

Quarto pequeno - imagem de um quarto com janela grande

Como citamos no item 14, a iluminação é fundamental em qualquer ambiente, tanto a artificial quanto a natural. Por isso, opte por janelas grandes em quartos pequenos. A entrada de luz natural ajuda a ampliar o ambiente e deixá-lo com mais vida e boas energias.

#23 Letras com luzes de Led

Quarto pequeno - imagem de um quarto com decoração de letras de led

As letras com luzes de LED estão em todos as decorações, agregando mais luminosidade e referência decorativa. Podem ser as iniciais de um nome ou uma palavra inteira (como na imagem), as letras de LED deixam o ambiente lindo e diferenciado.

#24 Coloque cor nos acessórios

Quarto pequeno - imagem de um quarto com pequeno acessórios coloridos

Cores fortes e vibrantes também têm espaço na decoração do quarto pequeno. Com as cores claras sendo protagonistas, (como citamos no item 3), os acessórios decorativos ficam livres para colorir o ambiente. Almofadas, mantas, tapetes, quadros, entre outros objetos podem ser o destaque do quarto pequeno.

#25 Invista na TV imbutida

Quarto pequeno - imagem de um quarto com tv embutida no guarda-roupa

Você gosta de assistir TV no conforto da sua cama, mas no quarto não tem espaço para uma televisão? Então essa é a solução perfeita para você: tv embutida no guarda-roupa.

No item 1, escrevemos sobre os móveis planejados serem uma excelente opção, e nesse caso, eles são perfeitos para construir essa solução. Se você quiser uma tv embutida na porta do roupeiro, planejar o seu móvel é a opção ideal.

A Bartz Móveis Planejados trabalha com essa solução, elaborando projetos incríveis para construir o quarto dos sonhos.

Conclusão

O quarto pequeno pode ser incrível, basta você usar alguns truques para dar a sensação de amplitude, as cores adequadas e sempre lembrar que menos é mais.

O tamanho do cômodo pode ser um desafio na hora de decorar, mas seguindo as dicas que compartilhamos vai ficar muito mais fácil.

Planeja otimizar um ambiente da sua casa? Entre em contato e faça um orçamento grátis.

Nos ajude a criar conteúdos cada vez mais úteis pra você!

Como você avalia esse texto?

Nº Votos: | Média:

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Ficamos tristes por saber que você não curtiu...

Mas queremos e podemos melhorar!

Comentários

Veja Também