Lavanderia pequena: 7 dicas fáceis para deixar o espaço perfeito

Projeto de lavanderia planejada - Bartz Móveis Planejados
Lavanderia - Bartz Móveis Planejados

Otimizar o espaço e encontrar soluções de organização é fundamental quando se tem um ambiente compacto. Nos dias de hoje, em que os apartamentos têm cômodos menores, pensar nisso torna-se cada vez mais comum. E, entre as áreas que mais necessitam de um bom planejamento, está a lavanderia.

Mesmo com uma lavanderia pequena, é possível encontrar formas de melhorar a disposição dos itens e deixar o espaço perfeito. É preciso usar a imaginação e ter boas estratégias, mas, seguindo as nossas orientações, você conseguirá um excelente resultado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então confira as sete dicas que preparamos!

#Dica 1 - Invista em soluções práticas e funcionais

lavanderia com móveis planejados Bartz
Lavanderia planejada com móveis Bartz

Um dos principais fatores que devem ser levados em conta quando se está planejando a organização de uma lavanderia pequena é a funcionalidade dos itens que a compõem.

Todos os elementos presentes nesse cômodo precisam priorizar a praticidade, principalmente os eletrodomésticos e os móveis.

Investir, por exemplo, em máquinas de lavar e tanques com tamanhos compatíveis às necessidades da família e, ainda, que funcionam de forma a favorecer as tarefas, é o mais indicado.

Além disso, todos os demais componentes dessa área devem ser pensados sempre levando em consideração a facilidade de uso e tamanho.

#Dica 2 - Aproveite bem a parte superior do ambiente

Lavanderia pequena com armários aéreos
Lavanderia pequena com armários aéreos
A utilização dos espaços aéreos é outra estratégia que pode ser aplicada para melhor distribuição dos itens dentro da lavanderia. Como a parte superior do ambiente geralmente é um espaço sem uso, apostar em elementos suspensos, faz com que a parte inferior fique mais livre. Há várias formas de colocar essa ideia em prática para otimização do local. Algumas sugestões para isso são os nichos, armários, prateleiras, cabideiros, varais suspensos, entre outros itens.

#Dica 3 - Prefira apoiar os utensílios na parede

Imagem de uma lavanderia Planejado Bartz Móveis
Lavanderia com espaço otimizado

As paredes também podem ser grandes aliadas. Muitas vezes, os vários objetos e utensílios de uso frequentes acabam ficando espalhados pela lavanderia, tornando o ambiente desorganizado e sem um bom aproveitamento de espaço. Mas, com a simples tática de pendurá-los nas paredes, evita-se esse problema.

Dessa forma, ganchos podem ser instalados e servir de sustentação para cabos de vassoura, rodos, pás, tábua de passar e diversos outros itens. Isso permite que eles estejam à fácil alcance, mas de forma bem mais organizada.

#Dica 4 - Opte pelo tipo de porta deslizante

Lavanderia pequena com porta deslizante
Lavanderia pequena com porta deslizante.
Imagem: divulgação/internet

Uma das várias ideias para lavanderia pequena e que pode fazer toda a diferença é a utilização de uma porta deslizante.

Ao contrário dos modelos tradicionais, as deslizantes, ou até mesmo as sanfonadas, eliminam a necessidade de espaço livre para sua abertura.

Essa escolha traz muita praticidade ao ambiente, podendo contribuir para a decoração. Ou seja, pode ser colorida, clean, branca ou conforme o estilo da residência.

Além de que pode ser mantida aberta para facilitar a ventilação e fechada quando se quer esconder a lavanderia.

#Dica 5 - Escolha corretamente os objetos de decoração

Lavanderia pequena decorada
Lavanderia pequena decorada.
Foto: Quadrilha Design e Arquitetura

Qualquer cômodo da casa precisa de belos objetos de decoração para tornar-se mais agradável aos moradores. Com a lavanderia isso não é diferente.

Mas, devido ao espaço reduzido, deve-se fazer escolhas certas.

É preciso tomar cuidado com os exageros e, mais uma vez, pensar na funcionalidade.

Algumas sugestões para decorar o ambiente são as caixas organizadoras, vasos de plantas e, até mesmo, quadros.

#Dica 6 - Mantenha a organização do local

Lavanderia pequena e organizada

Muitas vezes a lavanderia é o cômodo mais negligenciado da casa, tornando-se sem ordem e um verdadeiro depósito de produtos de limpeza e roupas sujas. No entanto, para se ter um espaço prático, é importante que haja organização.

Quando se trata de lavanderia pequena, esse fator é ainda mais importante, pois qualquer desorganização, por menor que seja, pode deixar o local muito desagradável. Por isso, invista em elementos que facilitem a ordem, como cestos e organizadores. Manter os utensílios que não estão em uso sempre no local correto também é fundamental.

#Dica 7 - Planeje o mobiliário da sua lavanderia pequena

lavanderia com móveis planejados
Projeto de lavanderia Bartz Móveis

Por último, mas não menos importante, uma ótima dica é investir no planejamento do mobiliário. Ter uma área de serviço com os móveis feitos sob medida auxilia na execução dos afazeres e na limpeza do local. Por isso, é preciso pensar nesse espaço de forma estratégica.

O interessante é fazer uma lista com todas as atividades comuns, materiais e equipamentos necessários para desempenhar as tarefas. Com isso, é possível saber tudo o que não pode faltar na lavanderia e pensar nos móveis planejados que deverão fazer parte do projeto.

Conclusão

Como você pôde notar, para deixar sua lavanderia pequena organizada e com os espaços bem planejados, é necessário investir em boas estratégias. Algumas delas são simples, já outras exigem auxílio de profissionais qualificados. Mas todas contribuem para que você conquiste um ambiente perfeito.

Se você deseja colocar essas dicas em prática e começar planejando o mobiliário para aproveitamento integral do espaço, entre em contato com o lojista Bartz mais próximo de você. Conheça nossas lojas!

Lojas Bartz Móveis

AMBIENTES PLANEJADOS

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários