5 livros sobre liderança para te inspirar

Livros sobre liderança: Pessoa segurando um livro e uma caneca.
Foto por Austin Distel em Unsplash.com.

Se você é um gestor e quer aprender mais sobre liderança e gestão de pessoas, uma das melhores ferramentas é a leitura. Livros sobre liderança podem ajudar no seu desenvolvimento como um grande líder, por isso, temos 5 dicas para você. Confira!

Existem pessoas que nascem com o dom da liderança e podem apenas aperfeiçoá-lo com estudo e qualificação, mas isso não significa que só essas pessoas possam exercer liderança.

A liderança é uma qualidade que todas pessoas podem desenvolver, basta buscar referenciais e bons exemplos para trabalhar em si mesmo o espírito de liderança, tornando-se um ótimo gestor.

Pensando nisso, separamos alguns livros sobre liderança e gestão de pessoas para que você possa se qualificar ainda mais. Os livros também ajudam a despertar bons insights para a sua empresa.

Continue lendo e conheça 5 livros de liderança que você precisa ter na sua cabeceira.

1. A essência do líder (Warren Bennis)

A essência do líder é um livro escrito por Warren Bennis, em que o autor critica a ausência de liderança e fornece um guia para despertar e desenvolver uma boa liderança. Na prática, Bennis procura definir o que é liderança e apresenta fatos que mostram como liderar exige autoconhecimento.

Neste livro, o autor também discorre sobre como as metas pessoais podem influenciar em uma liderança boa ou ruim, afinal, os objetivos do gestor também determinam o seu exercício como líder.

Livro: A essência do líder, autor Warren Bennis

2. Blink: a decisão num piscar de olhos (Malcolm Gladwell)

Blink é um livro de 2005, mas o seu conteúdo permanece atual. Malcolm Gladwell é jornalista e neste livro apresenta as características de todo bom gestor, focando principalmente na capacidade neurais de cada pessoa.

O autor explica como as decisões do nosso cérebro podem ser articuladas e adaptadas em prol dos negócios. Uma das grandes questões do livro é mostrar como fazer as escolhas certas mesmo em situações de pressão, gerando resultados cada vez mais positivos. Vale a pena ler para descobrir tudo!

Livro: Blink: a decisão num piscar de olhos, autor Malcolm Gladwell

3. Inteligência emocional (Daniel Goleman)

O título deste livro é bem sugestivo, não é mesmo?! O autor, Daniel Goleman, traz um assunto muito pertinente a quem busca exercer uma boa liderança: a inteligência emocional.

Por isso, neste livro, ele escreve sobre a convivência no ambiente de trabalho e compartilha algumas lições para liderar utilizando a empatia como ponto central da comunicação.

O autor apresenta alguns casos clínicos que mostram como uma comunicação falha contribui para o fracasso dos objetivos. Esta leitura é muito valiosa e assertiva, pois o autor é psicólogo e conduz uma abordagem muito profissional que corresponde à sua área de expertise.

Livro: Inteligência emocional, autor Daniel Goleman

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

A persuasão é uma grande ferramenta para a liderança e gestão de pessoas. Saber como usá-la junto aos funcionários pode fazer toda a diferença e gerar mais produtividade e comunicação assertiva.

Em “Como fazer amigos e influenciar pessoas” o autor tem uma escrita muito didática e apresenta técnicas práticas para uma liderança de sucesso.

O livro de Dale Carnegie é um clássico que já auxiliou milhares de gestores. Com sua primeira publicação em 1936, ele já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos e segue sendo um livro atual e extremamente poderoso para quem busca aprender mais sobre gestão.

Livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, autor Dale Carnegie

5. Geração de Valor 2 (Flávio Augusto da Silva)

Flávio Augusto da Silva é um empresário e escritor brasileiro; fundador da empresa de idiomas Wise Up e proprietário do Orlando City Soccer Club, e no livro “Geração de Valor 2” ele compartilha muito conhecimento e insights.

Se você deseja se transformar em um grande líder, então você precisa ler esse livro. Sem dúvida, este é um dos livros sobre liderança mais verdadeiros e inspiradores da nossa geração. Ele é a sequência do livro “Geração de Valor” e traz uma abordagem diferenciada e inovadora sobre o sucesso. Não deixe de ler esse livro!

Livro Geração de Valor 2, autor Flávio Augusto da Silva

Conclusão

Todos esses 5 livros sobre liderança são excelentes leituras para incentivar você a tornar-se um grande líder e gestor, mas é claro que tudo o que você ler também precisará praticar, só assim você terá resultados reais.

O conhecimento faz toda a diferença para ser um profissional cada vez melhor, por isso, busque-o!
Quer receber nossas dicas em primeira mão? Assine a newsletter e receba tudo exclusivamente em seu e-mail:

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também