Net Promoter Score: o que é e porque é importante para o seu negócio

Net Promoter Score - Satisfação e fidelização do Cliente
Net Promoter Score - Satisfação e fidelização do cliente. Foto por @ijeab em freepik.com.

Net Promoter Score (NPS) é uma métrica usada para medir o grau de satisfação e fidelização dos clientes. Saiba como funciona o NPS e quais as vantagens que essa metodologia traz para o sucesso do seu negócio.

Toda empresa precisa oferecer uma boa experiência para os seus clientes, pois isso assegura a sua satisfação e fidelização, mas como saber se você está no caminho certo?

O Net Promoter Score, ou apenas NPS, é uma metodologia aplicável em qualquer empresa e serve para identificar pontos que precisam ser melhorados e aperfeiçoados. É uma ferramenta que possibilita à empresa tornar a experiência do cliente cada vez melhor, transformando o comum em algo extraordinário.

Pensando nisso, vamos explicar como calcular e analisar os resultados do NPS para tornar a sua empresa ainda melhor. Neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:

  1. O que é NPS?
  2. Como calcular o NPS?
  3. Como analisar o Net Promoter Score?
  4. Importância dos clientes promotores
  5. Checklist Prático de aplicação do NPS

1. O que é NPS?

O que é net promoter score
NPS - Net Promoter Score. Imagem: reprodução da Internet.

NPS é uma métrica usada para medir o grau de satisfação e fidelização dos clientes.

O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia criada por Fred Reichheld, revolucionando os modelos de pesquisa de satisfação. O artigo de Reichheld foi publicado pela primeira vez na Harvard Business Review, revista oficial de negócios da Universidade de Harvard, em 2003. Desde então, vem sendo testado e aprovado por empresas do mundo todo.

Assim, o Net Promoter Score é como uma pesquisa de satisfação que gera uma espécie de pontuação para o cliente. A partir disso, a empresa consegue enxergar qual o perfil do cliente, quais áreas é necessário fazer melhorias e desenvolver soluções para fidelizar os clientes satisfeitos.

Agora, você sabe como calcular o Net Promoter Score? É sobre isso que vamos abordar no próximo tópico pois é muito importante para aplicação desse método. Confira e aprenda como calcular NPS.

2. Como calcular NPS?

O NPS é calculado com base nas respostas a uma única pergunta: “Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa / produto / serviço a um amigo?” A pontuação para esta resposta, frequentemente, é com base em uma escala de 0 a 10.

Após a realização da pesquisa, é preciso classificar os seus clientes. Esta classificação é feita com base na resposta de cada cliente, eles podem ser detratores, neutros ou promotores.

Notas de 0 a 06 – Clientes detratores: são aqueles que tiveram uma experiência ruim e não enxergam valor no seu produto ou serviço. Provavelmente não voltarão a negociar com sua empresa.

Notas de 07 a 08 – Clientes neutros: são aqueles que tiveram uma experiência mediana e, facilmente, podem comprar na concorrência. Não são leais à empresa.

Notas de 09 a 10 – Cliente promotores: são aqueles que tiveram uma experiência excelente e ficaram muito satisfeitos. Eles enxergam valor no seu produto/serviço e indicam para amigos e familiares.

A fórmula do Net Promoter Score é simples, como aparece na imagem abaixo:

Fómula para cálculo do Net Promoter Score
Fómula para cálculo do Net Promoter Score. Imagem: reprodução da Internet.

Vamos exemplificar o cálculo do NPS. Primeiro, observe os dados da tabela abaixo:

CLIENTESQUANTIDADE
Detratores20
Neutros50
Promotores130
TOTAL200

Com esses dados o cáculo fica da seguinte forma:

  • Clientes Promotores: 130/200 = 65%
  • Clientes Detratores: 20/200 = 10%
  • Net Promoter Score: 65% – 10% = 55%

Você deve monitorar o NPS e cuidar para que o número de clientes detratores não aumente. Se sua empresa gera muitos clientes insatisfeitos é preciso urgentemente aplicar melhorias para mudar essa realidade.

3. Como analisar o Net Promoter Score?

Análise do Net Promoter Score
Análise do Net Promoter Score. Imagem: reprodução da Internet.

Após a realização da pesquisa, é importante realizar um fechamento de loop, um processo para analisar as respostas dos clientes e desenvolver melhorias e soluções para ter um NPS mais elevado.

O fechamento de loop é a etapa onde os clientes devem receber a devida resposta para suas reclamações ou solicitações. A sua empresa precisa fazer o fechamento de forma ágil e pontual, resolvendo o problema do cliente e não apenas respondendo seus comentários.

Por isso, fique atento ao fechamento do seu NPS e analise da seguinte forma sua pontuação:

  • -100 a 0: pontos críticos a corrigir
  • 1 a 54: pontos melhor ainda mais
  • 55 a 75: tem qualidade, continue assim
  • 76 a 100: excelente, parabéns pelo sucesso

O Net Promoter Score é uma forma simples de acompanhar a satisfação dos clientes e implantar melhorias de maneira mais efetiva e certeira. Com o resultado do NPS, você vai saber se a sua empresa está gerando mais clientes detratores ou clientes promotores.

E por que isso é importante? Continue lendo e entenda a vantagem de ter clientes satisfeitos.

4. Entenda a importância dos clientes promotores

Clientes satisfeitos
Cliente satisfeito como fator de sucesso do seu negócio. Imagem: reprodução da Internet.

Os clientes promotores são aqueles que tiveram uma experiência tão boa com a sua empresa que se tornam defensores da marca. Além disso, eles promovem a empresa para outras pessoas, ajudando a ganhar mais clientes.

Eles também costumam dar muitos feedbacks e interagem voluntariamente nas redes sociais, indicando a empresa para familiares, amigos e outros seguidores. Esse comportamento agrega mais valor e confiabilidade à empresa, gerando cada vez mais clientes satisfeitos.

Os clientes promotores também podem gerar conteúdo para o seu site ou blog, como depoimentos e case de sucesso. Isso faz com que outras pessoas prestem atenção na sua empresa e sintam vontade de ter a mesma experiência.

Por isso, é importante cuidar os resultados do seu NPS, fazendo com que a experiência desses novos clientes também seja positiva, deixando-os satisfeitos e aumentando a sua lista de clientes promotores.

Esse é o tipo ideal de cliente porque eles se mantêm fiéis e constantes, preferindo a sua empresa ao invés da concorrência.

Checklist prático de aplicação do NPS

Para você ter em mente como aplicar o NPS em sua empresa, veja o checklist abaixo. Ele dará uma boa ideia por onde começar a medir a satisfação dos seus clientes.

  • Realize uma pesquisa com seus clientes para coletar os dados
  • Classifique seus clientes em detratores, neutros ou promotores
  • Aplique a fórmula do NPS e calcule sua pontuação
  • Analise o fechamento do seu NPS com base na sua pontuação
  • Planeje e execute as melhorias conforme os seus resultados
  • Monitore seu NPS periodicamente

Conclusão

O Net Promoter Score é uma metodologia que pode ser usada por qualquer empresa, e contribui muito para tornar a experiência do cliente cada vez melhor. O objetivo é diminuir os clientes insatisfeitos e fidelizar ainda mais os clientes satisfeitos.

Outro fator que está diretamente ligado a satisfação e fidelização do cliente é o seu pós-venda. Portanto veja nosso artigo sobre Pós-venda: 5 dicas para você aplicar hoje mesmo!

E você, já está usando o NPS? Comente aqui para trocarmos experiências.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Fachada da nova Loja Bartz Canoas/RS
Empreendedorismo

Nova loja Bartz Canoas/RS

Ambientes planejados com alto padrão de qualidade, acabamento impecável. Na hora de fazer seus móveis planejados, conte com a Bartz Canoas!

Ler Mais
Fachada da nova Loja Bartz Pelotas/RS
Empreendedorismo

Nova loja Bartz Pelotas/RS

Em agosto de 2021, a cidade de Pelotas recebeu uma loja exclusiva Bartz Móveis. Um espaço preparado e planejado para receber você com atendimento personalizado. Venha conhecer!

Ler Mais
Fachada da Bartz Joaçaba.
Empreendedorismo

Nova Loja Bartz Joaçaba/SC

Agora em Joaçaba e Região uma loja exclusiva Bartz para entregar móveis planejados de alto padrão de qualidade, acabamento e projeto 100% personalizado. Veja mais!

Ler Mais

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, enviamos só o necessário

Comentários