Net Promoter Score (NPS) é uma métrica usada para medir o grau de satisfação e fidelização dos clientes. Saiba como funciona o NPS e quais as vantagens que essa metodologia traz para o sucesso do seu negócio.
Toda empresa precisa oferecer uma boa experiência para os seus clientes, pois isso assegura a sua satisfação e fidelização, mas como saber se você está no caminho certo?
O Net Promoter Score, ou apenas NPS, é uma metodologia aplicável em qualquer empresa e serve para identificar pontos que precisam ser melhorados e aperfeiçoados. É uma ferramenta que possibilita à empresa tornar a experiência do cliente cada vez melhor, transformando o comum em algo extraordinário.
Pensando nisso, vamos explicar como calcular e analisar os resultados do NPS para tornar a sua empresa ainda melhor. Neste artigo, vamos abordar os seguintes tópicos:
1. O que é NPS?

NPS é uma métrica usada para medir o grau de satisfação e fidelização dos clientes.
O Net Promoter Score (NPS) é uma metodologia criada por Fred Reichheld, revolucionando os modelos de pesquisa de satisfação. O artigo de Reichheld foi publicado pela primeira vez na Harvard Business Review, revista oficial de negócios da Universidade de Harvard, em 2003. Desde então, vem sendo testado e aprovado por empresas do mundo todo.
Assim, o Net Promoter Score é como uma pesquisa de satisfação que gera uma espécie de pontuação para o cliente. A partir disso, a empresa consegue enxergar qual o perfil do cliente, quais áreas é necessário fazer melhorias e desenvolver soluções para fidelizar os clientes satisfeitos.
Agora, você sabe como calcular o Net Promoter Score? É sobre isso que vamos abordar no próximo tópico pois é muito importante para aplicação desse método. Confira e aprenda como calcular NPS.
2. Como calcular NPS?
O NPS é calculado com base nas respostas a uma única pergunta: “Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa / produto / serviço a um amigo?” A pontuação para esta resposta, frequentemente, é com base em uma escala de 0 a 10.
Após a realização da pesquisa, é preciso classificar os seus clientes. Esta classificação é feita com base na resposta de cada cliente, eles podem ser detratores, neutros ou promotores.
– Notas de 0 a 06 – Clientes detratores: são aqueles que tiveram uma experiência ruim e não enxergam valor no seu produto ou serviço. Provavelmente não voltarão a negociar com sua empresa.
– Notas de 07 a 08 – Clientes neutros: são aqueles que tiveram uma experiência mediana e, facilmente, podem comprar na concorrência. Não são leais à empresa.
– Notas de 09 a 10 – Cliente promotores: são aqueles que tiveram uma experiência excelente e ficaram muito satisfeitos. Eles enxergam valor no seu produto/serviço e indicam para amigos e familiares.
A fórmula do Net Promoter Score é simples, como aparece na imagem abaixo:

Vamos exemplificar o cálculo do NPS. Primeiro, observe os dados da tabela abaixo:
CLIENTES | QUANTIDADE |
---|---|
Detratores | 20 |
Neutros | 50 |
Promotores | 130 |
TOTAL | 200 |
Com esses dados o cáculo fica da seguinte forma:
- Clientes Promotores: 130/200 = 65%
- Clientes Detratores: 20/200 = 10%
- Net Promoter Score: 65% – 10% = 55%
Você deve monitorar o NPS e cuidar para que o número de clientes detratores não aumente. Se sua empresa gera muitos clientes insatisfeitos é preciso urgentemente aplicar melhorias para mudar essa realidade.
3. Como analisar o Net Promoter Score?

Após a realização da pesquisa, é importante realizar um fechamento de loop, um processo para analisar as respostas dos clientes e desenvolver melhorias e soluções para ter um NPS mais elevado.
O fechamento de loop é a etapa onde os clientes devem receber a devida resposta para suas reclamações ou solicitações. A sua empresa precisa fazer o fechamento de forma ágil e pontual, resolvendo o problema do cliente e não apenas respondendo seus comentários.
Por isso, fique atento ao fechamento do seu NPS e analise da seguinte forma sua pontuação:
- -100 a 0: pontos críticos a corrigir
- 1 a 54: pontos melhor ainda mais
- 55 a 75: tem qualidade, continue assim
- 76 a 100: excelente, parabéns pelo sucesso
O Net Promoter Score é uma forma simples de acompanhar a satisfação dos clientes e implantar melhorias de maneira mais efetiva e certeira. Com o resultado do NPS, você vai saber se a sua empresa está gerando mais clientes detratores ou clientes promotores.
E por que isso é importante? Continue lendo e entenda a vantagem de ter clientes satisfeitos.
4. Entenda a importância dos clientes promotores

Os clientes promotores são aqueles que tiveram uma experiência tão boa com a sua empresa que se tornam defensores da marca. Além disso, eles promovem a empresa para outras pessoas, ajudando a ganhar mais clientes.
Eles também costumam dar muitos feedbacks e interagem voluntariamente nas redes sociais, indicando a empresa para familiares, amigos e outros seguidores. Esse comportamento agrega mais valor e confiabilidade à empresa, gerando cada vez mais clientes satisfeitos.
Os clientes promotores também podem gerar conteúdo para o seu site ou blog, como depoimentos e case de sucesso. Isso faz com que outras pessoas prestem atenção na sua empresa e sintam vontade de ter a mesma experiência.
Por isso, é importante cuidar os resultados do seu NPS, fazendo com que a experiência desses novos clientes também seja positiva, deixando-os satisfeitos e aumentando a sua lista de clientes promotores.
Esse é o tipo ideal de cliente porque eles se mantêm fiéis e constantes, preferindo a sua empresa ao invés da concorrência.
Checklist prático de aplicação do NPS
Para você ter em mente como aplicar o NPS em sua empresa, veja o checklist abaixo. Ele dará uma boa ideia por onde começar a medir a satisfação dos seus clientes.
- Realize uma pesquisa com seus clientes para coletar os dados
- Classifique seus clientes em detratores, neutros ou promotores
- Aplique a fórmula do NPS e calcule sua pontuação
- Analise o fechamento do seu NPS com base na sua pontuação
- Planeje e execute as melhorias conforme os seus resultados
- Monitore seu NPS periodicamente
Conclusão
O Net Promoter Score é uma metodologia que pode ser usada por qualquer empresa, e contribui muito para tornar a experiência do cliente cada vez melhor. O objetivo é diminuir os clientes insatisfeitos e fidelizar ainda mais os clientes satisfeitos.
Outro fator que está diretamente ligado a satisfação e fidelização do cliente é o seu pós-venda. Portanto veja nosso artigo sobre Pós-venda: 5 dicas para você aplicar hoje mesmo!
E você, já está usando o NPS? Comente aqui para trocarmos experiências.