Você quer expandir seus negócios fazendo network? Neste post, vamos ensinar como fazer networking com arquitetos e designers do jeito certo. Confira!
Com uma rede de relacionamentos estabelecida, a empresa consegue ampliar os seus negócios através da indicação e preferência da sua rede, desenvolvendo uma relação profissional com seus contatos.
Muitos projetos de ambientes planejados são construídos por arquitetos e designers de interiores, o ticket médio de projetos intermediados por esses profissionais é superior aos demais. Por isso, estabelecer uma parceria pode ser uma estratégia interessante, o chamado networking.
Networking: o conceito

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Antes de começarmos a falar sobre como fazer networking, vamos explicar um pouco sobre esse conceito. Afinal, você pode estar se perguntando O que é networking?
O termo networking (ou network) parece algo totalmente novo, mas o seu conceito é uma prática exercida há muito tempo. Networking é fazer uma rede de contatos, estratégia que viabiliza a construção de uma relação profissional entre pessoas da mesma área de atuação.
Por isso, fazer uma rede de relacionamentos com arquitetos e designers é uma ótima estratégia de negócio para as lojas e fábricas de móveis. Mais do que isso, é algo que favorece ambos — o arquiteto ganha com isso e a empresa também.
Vantagens de fazer networking
Dentre as inúmeros benefícios do networking, podemos citar:
- Aprofundar relações com clientes
- A empresa ser indicada para os clientes
- Divulgar a marca da empresa
- Propagar uma ideia de negócio
- Aumentar a visibilidade do profissional
- Captar oportunidades de negócio
- Trocar informações relevantes
- Viver experiências diferentes na carreira
- Aumentar as vendas
Agora, vamos à parte prática? Confira a seguir algumas dicas de como fazer networking.
3 dicas de como fazer networking com arquitetos e designers

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Bem, você já entendeu o que é networking e algumas vantagens de praticar essa estratégia, certo? Então agora vamos compartilhar três dicas de como fazer networking da maneira correta.
Dica#1: relacione-se com os profissionais da área
Embora seja uma relação profissional, você deve sempre levar em consideração que quanto mais relacionamento entre empresa e profissional, mais oportunidades de negócio. Assim, você deve nutrir esse relacionamento.
O objetivo de uma parceria dessas é o profissional indicar a sua loja para os clientes dele e incentivá-los a comprar de você. Da mesma forma, quando o seu cliente pedir a indicação de um profissional, você também deve indicá-lo.
Certamente, o networking é uma forma da empresa ampliar seus contatos e, consequentemente, suas vendas. Essa é uma das formas de se destacar no mercado de móveis planejados.
Dica#2: promova eventos que agreguem valor
A sua empresa também pode estabelecer uma rede de relacionamentos através de uma atenção especial aos arquitetos e designers, como enviar brindes e cartões em datas comemorativas (aniversário, dia do arquiteto, dia do designer etc), panfletos para conhecer a sua loja e convites para participar do lançamento de suas novas linhas.
É importante que você promova eventos que agreguem valor aos profissionais, onde eles recebam mais conhecimento e possam aplicar isso aos seus projetos e atendimentos.
Recentemente, nós da Bartz Móveis, levamos nossos parceiros para conhecer a produção de um de nossos fornecedores. A visita técnica à Finotoc agregou valor aos nossos parceiros e fortaleceu nosso relacionamento, além de ter sido um passeio descontraído e muito divertido.
Dica#3: esteja sempre conectado
O marketing digital é uma ferramenta indispensável para qualquer empresa. Seja para alcançar clientes ou montar uma rede de relacionamentos, estar conectado significa que a empresa é atualizada e moderna, o que atrai mais a visibilidade e relevância junto ao público.
Através das mídias sociais, a empresa pode expandir seus negócios e construir uma rede de contatos consistente, compartilhando conteúdo de seus parceiros e engajando-os com os conteúdos da empresa.
Essa troca é o que ressalta a importância do networking, pois isso faz com que os clientes do arquiteto ou designer conheçam a empresa e que os clientes da empresa conheçam aquele arquiteto ou designer. É bom para os dois!
Mas, entre as muitas formas de fazer networking existem práticas que não são recomendadas, por isso, vamos ensinar o que não fazer na hora de criar sua rede de relacionamentos. Confira a seguir.
Como NÃO ERRAR na hora de fazer networking

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Muito se fala sobre a polêmica da reserva técnica, uma espécie de comissão financeira paga por empresas pela indicação junto aos clientes. Muito praticada no Brasil, essa ação não é permitida pela lei.
Segundo o Código de Ética do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU), esse tipo de comissão não é legal e, caso seja denunciada, os profissionais envolvidos podem ter graves problemas com a justiça brasileira, podendo perder o direito de exercer a profissão.
Por isso, alertamos que você não deve realizar esse tipo de ação. Faça networking da maneira correta e não coloque sua empresa em risco. Estar dentro das normas legais é essencial para ter sucesso profissional.
Conclusão
Invista em networking e crie uma rede de relacionamentos consistente, visando ampliar suas oportunidades de negócio e oferecendo sempre o melhor para seus parceiros e clientes.
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