Painel Ripado: versatilidade no decor

cozinha decorada com painel ripado

Para quem está em busca de modernidade e sofisticação, o painel ripado é uma ótima alternativa para sua decoração. Não é de hoje que esse item está em alta, podendo ser utilizado de diversas maneiras, como no teto, nas paredes, na divisão de ambientes, entre muitas outras possibilidades.

Feito de madeira, o painel ripado deixa a decoração do ambiente com muito mais dinamismo. Dessa forma, a utilização de madeira no design de interiores não se limita ao piso e às portas, mas ganha destaque na composição e proporciona muita versatilidade ao cômodo em que é aplicada.

Quer saber mais sobre o painel ripado e como inseri-lo na sua decoração? Então continue a leitura e aprenda como transformar os seus ambientes.

Afinal, o que é um painel ripado?

O painel ripado de madeira é um elemento de decoração que utiliza uma técnica de marcenaria em que ripas são aplicadas de forma uniforme e com determinado espaçamento — conforme o gosto e necessidade do cliente — causando um efeito sofisticado e, até mesmo, mudando a superfície trabalhada.

Engana-se quem associa esse item de decoração apenas ao painel de TV, pois ele pode ser utilizado para diversos fins, incluindo não só as paredes, mas também bancadas e armários, por exemplo.

Painel ripado de decoração acima da cabeceira da cama
Painel ripado de decoração do quarto.
Foto: Bartz Móveis

A maioria dos painéis ripados são feitos de madeira nobre, o que torna o item muito mais elegante, resistente e durável. Além disso, ele é capaz de trazer um ar de requinte ao ambiente. No entanto, há também opções mais econômicas, como o painel ripado de MDF, que, dependendo do local e propósito, pode funcionar muito bem e ser uma boa escolha.

Quais as principais vantagens para a decoração?

Seja para o interior da casa, para o espaço gourmet, para o escritório, ou qualquer outro ambiente, o painel ripado tem o papel de levar mais leveza e, de forma sutil, trazer um elemento orgânico para a decoração.

Sendo assim, cada vez mais, os profissionais de arquitetura têm apostado nessa tendência. Pois, além da versatilidade de poder ser aplicado em qualquer tipo de cômodo, esse item apresenta muitos outros benefícios.

Parede decorada com painel ripado
Parede decorada com painel ripado.
Foto: Bartz Móveis

Entre os prós, podemos destacar a facilidade de aplicação, pois não exige muitas intervenções, sendo bem mais prático que outros tipos de revestimento. Outra vantagem interessante é o fato de que a parede fica protegida dessa maneira, eliminando a necessidade de reparos frequentes.

Podemos, ainda, mencionar a sustentabilidade, uma vez que o painel ripado pode ser fabricado com madeira de reflorestamento e que a madeira em si é um item renovável.

Como usar esses painéis e transformar o ambiente?

Há muitos empregos para esse elemento de decoração, sendo um dos mais utilizados a aplicação em parede da sala. Dessa forma, pode-se, por exemplo, simplesmente revestir a parede, criar um painel ripado para TV ou fazer uma estrutura para estante.

Em quartos, o item pode ser aplicado em uma única parede, no teto, em uma determinada região para promover a sensação de aconchego, ser usado como divisória entre a área íntima e o closet, entre muitas outras possibilidades.

Sala de TV com lateral de painel ripado
Sala de TV com lateral de painel ripado.
Foto: Bartz Móveis

Mas o painel ripado não se limita a esses cômodos, ele pode ser implementado, por exemplo, na cozinha, no banheiro ou em áreas gourmet, fazendo com que o ambiente fique mais bonito e agradável.

Os ambientes corporativos também são transformados com essa técnica, que pode ser executada na recepção, na sala de reuniões, nos escritórios ou onde for desejado. Com isso, é possível manter a seriedade do ambiente, mas com um toque de leveza.

Escritório com divisória em painel ripado
Cozinha com divisória ripada.
Foto: Bartz Móveis

O painel ripado pode ser utilizado em diversos ambientes da casa, causando um efeito impactante e proporcionando mais estilo e personalidade.

Por isso, aposte nessa ideia para deixar sua casa ainda mais bonita. Escolha os locais em que quer aplicar e invista em painéis bonitos e de qualidade. Veja outros ambientes com diferentes aplicações do painel ripado:

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Veja Também

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários