5 perguntas que você precisa responder antes de abrir o próprio negócio

quadro negro com um ponto de interrogação desenhado
Você está preparado para empreender?

Antes de abrir o próprio negócio, é preciso que você saiba de forma muito clara o que deseja para o seu futuro. E isso não conta apenas com respostas genéricas como “quero ser um empresário (ou uma empresária) de sucesso”, afinal, esse é o foco de todo empreendedor. Vamos mais fundo nesse questionamento!

Nossa proposta com este conteúdo é inspirar você a ter mais autoconhecimento para poder investir com mais assertividade no seu próprio negócio. Então vai funcionar da seguinte forma: vamos apresentar 5 perguntas que você deve responder para você mesmo. Cada questão terá uma legenda explicativa para que você compreenda a relevância da questão para o seu autoconhecimento.

Se preferir, pegue papel e caneta e anote suas respostas. Você está pronto? Vamos começar!

1 Você tem perfil empreendedor?

É importante que você faça uma avaliação se possui conhecimento e habilidades dentro da área de gestão.

Identifica-se um perfil empreendedor ao avaliar comportamentos em frente às situações do dia a dia, como lidar com imprevistos, reagir a pressão, capacidade de buscar soluções em momentos difíceis, espírito de liderança, empatia, coragem e resiliência que também são qualidades necessárias em um empreendedor.

Procure na internet por pequenos teste de perfil empreendedor. Eles não podem dar uma resposta exata se você tem ou não perfil, mas ajudam a dar uma boa noção.

2 Você está disposto a enfrentar desafios?

Se tem uma coisa que o empreendedor enfrenta são desafios, principalmente o empreendedor de primeira viagem, que por falta de orientação acaba cometendo diversos erros no processo de abrir o próprio negócio.

Para ter mais assertividade em suas escolhas é importante que você esteja disposto a enfrentar os futuros desafios, e também é de extrema importância que você busque caminhos para qualificar-se como gestor.

3 O que você julga importante em uma empresa?

Antes de você colocar a mão na massa e começar a abrir o próprio negócio, é importante que você saiba como quer que sua empresa seja vista no mercado. Liste os diferenciais que você julga importante em uma empresa, como, por exemplo, atendimento qualificado, excelência nos serviços, produto de alto padrão, visual merchandising bem estruturado etc.

Aqui, você precisa ser totalmente sincero com aquilo que espera do seu futuro empreendimento e os produtos/serviços que irá oferecer ao consumidor.

4 Quais são os seus principais objetivos em relação ao empreendimento que deseja iniciar?

Provavelmente, um dos seus principais objetivos é obter sucesso e, portanto, lucro, não é?! Mas existem muitas outras vantagens em ter o seu próprio negócio, como liberdade e poder de decisão, afinal, você é o seu próprio chefe.

Por isso, é importante que você tenha objetivos claros e reais, planejando sempre a curto, médio e longo prazo. Estabelecer metas é uma ferramenta estratégica para você dar passos firmes em direção aos seus sonhos.

5 Como você se vê daqui 5 anos?

Parece difícil responder esse tipo de questão, mas pense como e onde você quer estar daqui 5 anos. Se você começar a colocar seus planos em prática agora, é mais possível que chegue onde quer daqui 5 anos do que ficando parado.

Você pode realizar seus sonhos! Assim como a Luísa e o Marcelo, proprietários da Bartz Canoas. Conheça a história desses empreendedores!

Considerações finais

Depois de responder e refletir sobre essas 5 perguntas você já está no caminho para abrir o próprio negócio com mais entendimento sobre seus objetivos. E não esqueça que o autoconhecimento e a qualificação são muito importantes para construir um empreendimento de sucesso.

Outros pontos relevantes na hora de abrir o próprio negócio é fazer planejamento, pesquisar o mercado, analisar os setores de maior crescimento econômico, escolher bons parceiros e diversas outras diretrizes que ajudam a guiar o sucesso de um negócio.

Você já pesquisou sobre o setor de móveis no Brasil? Então você precisa ler o artigo 5 motivos para investir no setor moveleiro hoje.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também