Pós-venda: 5 dicas para você aplicar hoje mesmo! Veja

Pós-venda - mulher trabalhando em um notebook
Pós-venda é o atendimento prestado ao cliente após a aquisição do produto ou serviço. Essa atividade é muito importante porque tem por objetivo garantir a satisfação e a fidelização do cliente.

O objetivo principal de uma empresa é sempre aumentar as vendas, por isso, investe na qualificação dos vendedores e estratégias para captar clientes. Porém, existem outros pontos que também necessitam de investimento.

Depois que você consegue fechar uma venda, o seu trabalho acabou e é hora de partir para o próximo cliente, certo? Errado!

Existe um processo muito importante chamado pós-venda. Ele é o atendimento prestado ao cliente após a compra de um produto ou serviço. Portanto, depois de fechar uma venda o seu trabalho ainda não terminou.

Qual a importância do pós-venda para sua empresa?

Pós-venda - imagem mostra homem trabalhando no pós-venda

Ao manter um bom atendimento, mesmo após o fechamento da compra, a sua empresa transmite confiabilidade e profissionalismo. O cliente percebe o quanto a sua empresa é séria e comprometida com a qualidade do serviço prestado. Por isso, um pós-venda eficiente é vital para a sua empresa.

Algo que você precisa entender é que todo cliente compartilha sua experiência com outras pessoas. Se ele ficar satisfeito falará bem da empresa e se ficar insatisfeito falará mal, ou seja, ele pode contribuir para que a sua empresa ganhe ou perca futuros clientes.

As estratégias de pós-venda, quando aplicadas corretamente, são uma garantia de maior satisfação. Portanto, é uma maneira de converter clientes em promotores da sua marca.

Com o objetivo de contribuir com o seu crescimento, separamos 5 dicas de como fazer um pós-venda para você começar a aplicar na sua empresa. Confira!

#1 Elabore um processo de pós-venda

Pós-Venda - imagem que ilustra os elementos de um plano de negócio e um pós-venda

O objetivo principal do pós-venda é transformar satisfação em mais vendas. Para começar, uma ação inteligente é sistematizar um processo que seja pragmático para a sua empresa adotar como regra.

Assim, os seus colaboradores não precisarão pensar no que fazer (e muitas vezes acabar esquecendo), pois já estará tudo programado no sistema de vendas. Por exemplo, após a venda móveis planejados:

  • 1 semana após a venda: visite o ambiente para verificar se a instalação dos móveis ficou 100%.
  • Após 3 meses: ligue para verificar se o cliente está satisfeito com os móveis após esse período de experiência.
  • 12 meses: entre em contato novamente para saber se o cliente ainda está satisfeito com os produtos e lembre-o de que você está disponível se ele precisar de algo.

Mantenha um contato regular com seu cliente e nunca esteja ocupado demais para atendê-lo. Aqui também é válido ressaltar a importância da sua empresa mandar um cartão ou e-mail especial de aniversário para os seus clientes. Ser atencioso faz toda diferença!

O ideal é que você planeje um processo que faça parte da rotina da sua empresa. Esta estratégia de pós-venda é eficaz, gera bons resultados, fideliza o cliente e não exige grandes investimentos financeiros.

Além disso, também serve como um diferencial competitivo, colocando a sua empresa à frente da concorrência.

#2 Cumpra o que prometeu

Pós-venda - imagem de um homem que confirmando as promessas ao cliente

O mínimo que o cliente espera é que você cumpra o que prometeu. Parece algo muito óbvio, mas o índice de reclamações quanto a isso é bem alto. Basta você entrar em sites como o Reclame Aqui para ver. Então, não caia nessa! Cumpra tudo o que prometer.

Quando o cliente efetua uma compra, ele tem a esperança de que tudo saia conforme o planejado, por isso, tome cuidado com cada palavra dita durante a negociação. Honre o que foi prometido no discurso de venda.

#3 Resolva os problemas com agilidade

Pós-venda - imagem de um homem realizando discando em um telefone fixo fazendo um pós-venda

Com o uso diário dos produtos, podem aparecer alguns probleminhas ou necessidade de ajustes. Caso o cliente procure você para solucionar esses problemas, não fique procrastinando, tente resolver o mais rápido possível.

Em muitos casos o feedback do cliente não será positivo. Você precisa estar preparado para receber críticas e totalmente disposto a transformá-las em meios para aperfeiçoar o seu negócio.

Nem sempre o cliente tem razão, mas você precisa entender o que levou ele a desgostar de algo e resolver isso de forma ágil, amigável e visando o futuro.

Lembre-se: um cliente satisfeito vira um comprador fiel e um promotor da marca. Conseguir encantar e fidelizar o cliente deve ser o seu objetivo!

Para encantar os clientes, os projetos também são importantes! Leia nosso artigo Projetistas: a peça-chave para aumentar as suas vendas

#4 Faça pesquisa de satisfação

Pós-venda - imagem que ilustra uma pesquisa de satisfação
A pesquisa de satisfação é a melhor forma de saber se os objetivos da sua empresa estão sendo atingidos. Ao mensurar a satisfação, é possível entender os pontos de melhoria e elaborar meios de relacionamento com os clientes insatisfeitos. Com a pesquisa de satisfação, você cria novas oportunidades e aumenta a fidelização do cliente. Existem diversas maneiras de fazer essa pesquisa, como questionário na loja ou formulário online. Hoje em dia, praticamente todo mundo usa a internet, por isso, você pode usar a tecnologia como sua aliada para aproximar-se do seu cliente (aqui é importante ressaltar que no cadastro do cliente é fundamental você captar o endereço de e-mail dele). Vamos ensinar você a montar um formulário online de forma prática e fácil, tanto para você quanto para o seu cliente. Confira o passo a passo:
  1. Acesse o Google Formulários e crie uma conta Google. Caso você já tenha uma conta é só acessá-la com seu e-mail e senha.
  2. Dentro do ambiente do Google Formulários, clique no botão “+” e crie um novo formulário ou selecione um dos modelos disponíveis.
  3. Agora, a interface do formulário estará aberta para você colocar as informações que quiser. Pense em perguntas que sejam pertinentes aos objetivos da pesquisa.
  4. Depois de formatar todas as questões, basta clicar em “Enviar” e adicionar os e-mails dos clientes para os quais você quer mandar a pesquisa.
O formulário fica disponível no Google Formulários e você pode acessá-lo para conferir as respostas dos seus clientes. É bem fácil e interativo!

#5 Invista em email marketing

Pós-venda - imagem ilustrando como é feito o processo de email marketing

Você já ouviu falar de e-mail marketing? Vamos explicar como usar essa estratégia em sua empresa.

O que é E-mail Marketing?

O e-mail marketing é a comunicação entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes, via e-mail. É uma das ferramentas de marketing que favorece o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo com o cliente.

Através do e-mail marketing a empresa pode mandar promoções, descontos exclusivos, mensagem de aniversário, conteúdos do blog, entre outros.

É importante que você envie e-mails com assuntos que são relevantes para o cliente, por exemplo, se ele comprou uma cozinha, envie um guia com dicas de uso do móvel ou dicas de receita para inaugurar a cozinha nova.

Como fazer E-mail Marketing?

Para começar, você precisa ter uma lista de emails. Algo muito importante: jamais compre lista de emails! Essa é uma prática mal vista pelo mercado e que não trás benefícios para empresa por vários motivos. Você deve construir a sua própria lista, para isso, peça essa informação quando estiver fazendo o cadastro do cliente.

Você também vai precisar de uma ferramenta para organizar e sistematizar o envio dos emails. Dentre as melhores ferramentas, vamos destacar três: Mailchimp, GetResponse e RD Station todas são bem intuitivas e oferecem vários benefícios.

Você até pode escrever e enviar os emails manualmente, um a um, mas isso gera mais trabalho. As ferramentas otimizam esse serviço, fazendo com que se torne mais prático para a empresa.

Email marketing e outras estratégias de marketing digital são essenciais para qualquer empresa que almeja crescimento. A era digital veio para ficar e quem não se adaptar vai acabar ficando para trás. Portanto, comece hoje mesmo!

Conclusão

Como podemos ver, o pós-venda realiza um papel importantíssimo para conquistar e fidelizar o cliente, fazendo-o se sentir valorizado e importante. E isso faz toda a diferença, pois o cliente se sente amigo da marca, gerando um relacionamento próximo e duradouro.

Aplique essas dicas na sua empresa e analise os resultados, com certeza eles serão muito positivos.

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