7 dicas para planejar o quarto de casal antes de casar

quarto de casal planejado com luminária no centro do teto e poltrona perto da cama grande
Quarto de casal planejado - Projeto Bartz Móveis

Hey, você está de casamento marcado? Então não perca nossas dicas! Veja os benefícios de planejar o quarto de casal antes de casar e confira as dicas que separamos para inspirar você.

Você já deve ter ouvido aquele ditado que diz: “quem casa, quer casa” não é?! E, por isso, a maioria dos casais busca construir, reformar ou alugar um cantinho só seu. Isso dá mais privacidade ao casal e possibilita que ambos cultivem um lar juntos, colocando o gosto e a personalidade do casal em cada detalhe.

Quando o assunto é exclusividade, os móveis planejados são especialistas, pois garantem projetos únicos e exclusivos para todos os ambientes. E, um dos ambientes que vale a pena investir é o quarto de casal.

O quarto é um ambiente muito importante, pois é ali que você descansa, renova as energias e relaxa depois de um dia cansativo de trabalho. Então, nada melhor que esse espaço seja confortável, versátil e com a cara do casal.

Mas você tem duas opções: pode arrumar seu quarto depois de casar, quando já estiver morando na residência, ou antes do grande dia. Entenda porque recomendamos que o dormitório de casal seja planejado antes de casar.

Por que planejar o quarto de casal antes de casar?

foto de um quarto planejado cômoda baixa, cama e prateleira aérea acima da cama.
Quarto com nichos acima da cama e cabeceira estendida - Projeto Bartz

Primeiramente, podemos dizer que entrar em uma casa toda pronta é uma sensação maravilhosa, principalmente depois de viver um dia tão especial quanto casar com a pessoa que ama.

Mas existem outros benefícios de planejar a casa e em particular o quarto de casal antes de casar. É sobre isso que vamos abordar nos próximos parágrafos. Acompanhe!

Não importa o tamanho do cômodo, se grande ou pequeno, os móveis planejados otimizam o espaço e agregam mais funcionalidade, harmonia e beleza, construindo um ambiente com tudo o que o casal quer e precisa.

Toda reforma gera incômodo, por isso, o melhor é planejar antes de ir morar na casa ou apartamento, assim, você pode pensar melhor em cada detalhe do projeto e não ter pressa na hora de escolher os acabamentos, acessórios e padrões especiais.

Além disso, um quarto planejado faz total diferença para tornar a rotina mais fácil e prática, tendo espaço suficiente para armazenar tudo que vocês desejam. Com um bom projeto, esse ambiente ficará perfeito para vocês e quando casarem, já terão seu espaço todo pronto, esperando para recebê-los.

Por isso, temos 7 dicas para te ajudar a planejar o seu quarto de casal. Confira!

Dicas para o quarto de casal dos sonhos

Dormitório de Casal planejado - Bartz Móveis Planejados
Dormitório de casal no padrão laca brilho - Projeto Bartz

Com as dicas certas, você irá construir o quarto de casal do jeito que sempre sonhou. E, com os móveis planejados, seu ambiente terá um aproveitamento integral do espaço, usando cada medida do cômodo de forma inteligente e bem planejada. Vamos começar?

1. Faça um bom projeto

Tudo começa pelo projeto! Quando vocês forem conversar com um projetista, falem tudo o que desejam no dormitório, para ele possa elaborar um bom projeto. É importante que vocês levem em consideração o estilo de vida do casal para deixar o projeto bem personalizado.

Por exemplo, se vocês têm uma vida profissional corporativa, é interessante que suas roupas fiquem dispostas em cabideiros para não amassar, como blazer e outras peças de alfaiataria.

Se vocês praticam esportes, é legal deixar uma parte do guarda-roupa (ou closet) para armazenar as roupas e acessórios de academia. Afinal, o estilo de vida do casal conta muito para um bom projeto.

Depois, basta vocês escolherem os acabamentos, acessórios e cores para que a empresa comece a fabricar os seus móveis.

2. Escolha a cor certa

Você sabia que existem cores certas para cada ambiente?

Segundo um estudo chamado psicologia das cores, cada cor possui uma influência diferente sobre as nossas emoções, gerando impactos positivos ou negativos. Por isso, é importante conhecer as melhores referências para criar um cômodo mais acolhedor.

Dentre as cores para quarto de casal, as mais indicadas são: azul, cinza, branco e verde, sendo todos em tons claros. As cores claras transmitem calma e tranquilidade, ajudando a ter uma boa noite de sono.

No quarto, cores muito escuras podem influenciar de maneira negativa no descanso e aumentar a insônia, diferente das cores claras que ajudam a relaxar.

3. Pense na iluminação

A iluminação do quarto é um detalhe sutil, mas muito importante para a harmonia do ambiente. Por isso, há dois pontos a considerar: o estilo de luminária e o tipo de luz.

Para criar um ambiente bem aconchegante para o dormitório é interessante ter mais de um ponto de iluminação, optando por uma iluminação mais difusa e evitando luzes fortes.

As lâmpadas de luz quente são as mais recomendadas, assim como luminárias pendentes e luzes no rebaixamento de gesso, se houver.

4. Encontre a cama perfeita

Para escolher a cama perfeita vocês precisam considerar o espaço disponível para alocar o móvel. Pense também na estrutura da cama: madeira, ferro, mola ou esponja.

Outro ponto interessante é escolher o tipo de cama: box padrão, queen/king size, tradicional, cama suspensa, com dossel ou cama japonesa.

É claro que o espaço do ambiente irá contar muito para determinar o estilo de cama do quarto de casal. Vocês também têm a opção de planejar a cama juntamente com o restante do quarto.

5. Guarda-roupa ou closet?

Se o quarto de casal tem espaço suficiente, é interessante vocês investirem em um closet planejado, criando um espaço bem otimizado. Caso não haja espaço para um closet, existem muitas ideias que podem ser feitas para planejar um guarda-roupa lindo e funcional.

Os móveis planejados oferecem diversas possibilidades de edições na modulação do projeto, então o guarda-roupa pode ser exatamente como vocês deseja, deixando o quarto perfeito.

6. Estilo de decoração

Recomendamos que leia o texto sobre 15 estilos de decoração para conhecer mais estilos decorativos e ter muitas inspirações para o quarto de casal da sua casa.

As dicas de decoração também ajudam o projetista a elaborar um projeto perfeito para vocês, afinal, a decoração de dormitório faz toda a diferença na estética do ambiente, transmitindo o gosto e a personalidade de vocês.

Hoje, há muitas ideias interessantes, como as tendências do cimento queimado e objetos geométricos.

7. Quarto de casal com ou sem TV?

Se vocês pensam em ter TV no quarto, o espaço para instalar o aparelho também precisa ser considerado, mas já existem diversas soluções para que o dormitório tenha esse conforto.

Caso o espaço não permita a instalação de uma TV na parede ou painel, vocês podem optar pela TV embutida, principalmente se o guarda-roupa fica de frente para a cama, pois é possível embutir a TV na porta do guarda-roupa.

Para ver como fica esta solução, confira o item #25 do texto 25 ideias para quarto pequeno.

Conclusão

Com essas dicas, vocês poderão planejar o quarto de casal antes de casar e deixá-lo perfeito para começar a viver lindos momentos nesta nova jornada.

Consulte aqui quanto custa um ambiente planejado.

Ebook Guia Completo sobre Móveis Planejados
Saiba como pedir no seu Projeto

Inscreva-se para receber nossos conteúdos.
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também