Guia prático: 5 ideias para decorar o quarto das crianças

Dicas de decoração para o quarto das crianças
Desenvolva a imaginação das crianças com a decoração do quarto.

Papais e mamães, vocês têm dificuldade na hora de escolher os elementos certos para decorar o quarto das crianças? Neste post vamos dar 5 dicas de decoração para quarto infantil. Não perca!

O quarto é um espaço que influencia diretamente no desenvolvimento das crianças, por isso, é importante que ele seja um ambiente aconchegante, criativo, seguro e alegre. É importante que o quarto de criança tenha muito conforto, com elementos que instiguem a curiosidade dos pequenos, como livros e brinquedos educativos, e proporcione uma noite de sono tranquila e cheia de sonhos.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para decoração de quarto infantil. Confira a seguir!

#1

Que tal o estilo montessoriano?

Quarto infantil no estilo montessoriano
Quarto no estilo montessoriano. Imagem: Bartz Móveis

Você já ouviu falar sobre quarto montessoriano?

A decoração montessoriana é uma metodologia usada para criar um ambiente que estimula o aprendizado das crianças. Esse estilo é feito a partir de uma decoração com elementos dispostos de forma objetiva, transformando o ambiente em um lugar perfeito para o desenvolvimento dos pequenos.

Dessa forma, todos os objetos devem ficar a altura dos olhos da criança, em que ela possa pegar o que quiser e na hora que quiser. Um dos objetivos do estilo montessoriano é estimular de maneira segura a independência das crianças, construindo um espaço onde elas irão brincar, aprender e desenvolver a imaginação, vivendo aventuras e desbravando as primeiras experiências de vida.

#2

Organização também é importante

Quarto de criança planejado e organizado
Quarto de criança planejado e organizado.
Imagem: Bartz Móveis

Mesmo sendo um ambiente para brincar muito e aprender coisas novas, o quarto infantil não pode deixar de ser organizado. Para isso, você pode investir em elementos como as caixas organizadoras, nichos, prateleiras e cestos, também é interessante reformar caixotes de feira e usá-los para guardar brinquedos, almofadas e livros.

Depois que seus filhos cansarem de brincar, você pode ensinar como guardar os brinquedos nos lugares certos, afinal, as caixas poderão ficar ao alcance deles. Esse processo de educação é muito importante para a criança desenvolver senso de organização, o que irá ajudá-la na infância, adolescência e até na fase adulta. Com isso, o quarto se mantém organizado e pronto para a próxima aventura.

Se você gosta de manter a casa inteira organizada, então confira nosso post sobre o Método KonMari de organização.

#3

Papel de parede criativo

quarto dde criança com papel de parede
Papel de parede para estimular a criatividade.
Imagem: Bartz Móveis

Um recurso muito interessante para decoração de quarto infantil é o uso do papel de parede. Existem uma ampla variedade de padrões e texturas, desde ilustrações até formas abstratas. Além disso, você pode optar por outros tipos de materiais além do papel, como tecido, adesivo ou espuma vinílica acetinada (conhecida popularmente como EVA).

Se você não quiser aplicar o papel à parede, pode optar por fazer uma pintura diferenciada com tinta de parede. O mais importante é construir ambiente muito criativo para que seus filhos sintam-se inspirados.

#4

Tapetes e acessórios

Dicas de decoração para o quarto das crianças
Tapetes dão aconchego e proteção as crianças.
Imagens: Bartz Móveis

Na introdução deste conteúdo nós ressaltamos a importância do quarto infantil ser confortável, você lembra? E, para ajudar a deixar o ambiente assim, você pode abusar de tapetes, almofadas, mantas e puffs.

O tapete é uma peça importante para que a criança tenha maior segurança de mobilidade e não fique em contato direto com o piso frio. As almofadas, mantas e puffs ajudam a dar maior proteção e servem para que a criança possa sentar, deitar e rolar quando quiser.

Além disso, você pode escolher estampas criativas e que agreguem à decoração do quarto infantil.

#5

Planejando os móveis do quarto

quarto infantil com móveis planejados
Quarto infantil com móveis planejados.
Imagens: Bartz Móveis

O quarto das crianças é um ambiente pequeno? Então você precisa aproveitar todos os espaços de forma inteligente e estratégica.

Quanto menor o espaço, mais difícil o desafio de fazer com que todos os móveis caibam ali dentro, não é mesmo? Por isso, uma das melhores soluções é planejar o ambiente. Os móveis planejados são fortes aliados para criar mais funcionalidade, construindo todo o mobiliário sob medida para o aproveitamento integral de todos os espaços.

E, mesmo quando o ambiente é grande, os móveis planejados são uma excelente opção para mobiliar o quarto infantil, pois com um projeto pensado especialmente para aquele espaço, levando em consideração tudo o que é importante para o desenvolvimento da criança, o quarto fica perfeito para seus filhos.

Além disso, os móveis planejados oferecem grandes diferenciais em cores, padrões, layouts, modulações, acessórios e detalhes que fazem toda a diferença para um projeto único e exclusivo.

Você está pensando em planejar o quarto das crianças ou outro ambiente da sua casa? Então antes de mais nada, saiba porque escolher a Bartz na hora de planejar seu ambiente e conheça as vantagens dessa marca.

#SuperDica: e a qualidade de sono das crianças?

Nós sabemos que, hoje em dia, todas as crianças têm muito contato com a tecnologia, o que é muito bom, mas com moderação. Segundo algumas pesquisas, o uso excessivo de smartphones e tablets é prejudicial à saúde da criança, atingindo principalmente a qualidade de sono.

Por isso, separamos mais uma dica para você, o Imagina Só, um podcast voltado a crianças, com histórias curtas e educativas para embalar a criatividade e imaginação dos pequenos.

Assim, ao invés de ficar em frente às telas, seu filho pode se ocupar com outro tipo de entretenimento. Não deixe de conferir!

Conclusão

Com essas 5 dicas você já está pronto para escolher todos os elementos certos para a decoração do quarto das crianças e construir um ambiente perfeito e adequado para o desenvolvimento saudável delas, proporcionando noites de sono mais tranquilas e cheias de sonhos.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Inscreva-se para receber nossos conteúdos exclusivos
Não se preocupe, não lotaremos sua caixa de entrada!

Comentários

Veja Também