A realidade virtual e a realidade aumentada são duas tecnologias que vêm conquistando cada vez mais empresas. Muito comuns no setor do entretenimento, essas tecnologias são ótimas estratégias para melhorar a experiência do consumidor.
Por isso, vamos explicar a diferença entre a realidade virtual e a realidade aumentada, que apesar de terem nomes muito parecidos, não são a mesma coisa. E vamos mostrar como a realidade virtual pode agregar valor ao setor de móveis planejados.
Continue lendo e entenda mais sobre o assunto.
Realidade virtual e realidade aumentada: qual a diferença?

Os softwares de modelagem 3D estão aperfeiçoando as funcionalidades para possibilitar a geração de conteúdos imersivos, que podem ser incorporados a qualquer segmento. Além de contribuir para a empresa se destacar no mercado de móveis planejados.
Isso é possível através das realidades aumentada e virtual, mas cada uma dessas tecnologias possui características próprias, que vamos falar a seguir:
O que é realidade aumentada?
A realidade aumentada é uma tecnologia que adiciona conteúdos em ambientes reais, projetando informações (imagens, textos, personagens etc) nesses ambientes.
Ela adiciona elementos fictícios ao espaço real, um exemplo de realidade aumentada é o game Pokémon Go, em que os jogadores capturavam os monstrinhos do desenho dentro de casa ou na rua, quando estes apareciam através da câmera dentro do aplicativo.
O que é realidade virtual?
A realidade virtual já é bem diferente da realidade aumentada. Enquanto esta adiciona elementos não reais a um ambiente real, a realidade virtual cria um ambiente totalmente novo. Essa tecnologia permite que você entre em um cenário criado 100% de modo virtual, com auxílio de softwares e computadores.
Toda a conexão com a realidade virtual é feita com uso de um óculos especial ou capacete de imersão, para tornar a experiência o mais real possível. Os aparelhos de realidade virtual podem ser controlados com movimentos de cabeça ou mãos, possibilitando que a pessoa se movimente pelo ambiente e até execute algumas ações.
A tecnologia pode transformar a maneira de apresentar projetos de ambientes planejados aos clientes, oferecendo um serviço ainda mais exclusivo e diferenciado.
Entenda como usar essas tecnologias para vender móveis planejados

Com as novas tecnologias, o mercado de planejados está começando a se atualizar e modernizar seu atendimento ao cliente. Assim, as empresas de móveis planejados podem oferecer muito mais do que um produto de alto padrão, mas uma experiência inesquecível e enriquecedora para seus clientes.
Realidade aumentada, como usar?
Quando o cliente quer planejar apenas parte de um ambiente ou só alguns móveis dentro do espaço, a empresa pode utilizar a realidade aumentada para mostrar como ficará o ambiente com aquele peça alocada.
A tecnologia da realidade aumentada já é uma aposta de diferencial em empresas como a Tok&Stok (móveis compactos e decoração), Louis Vuitton (moda e acessórios), DarkSide (editora de livros), empresas do ramo de automóveis, entre outras.
Com a realidade aumentada, a empresa pode fomentar o engajamento do consumidor com suas plataformas e atrair ainda mais clientes, pois o uso de tecnologias inovadoras gera um diferencial enorme diante da concorrência.
Assista o vídeo e entenda como funciona o sistema de realidade aumentada da Tok&Stok:
Realidade virtual e o mercado de móveis planejados
A realidade virtual, por sua vez, permite que a empresa crie todo o ambiente planejado e mostre ao cliente como ficará o projeto finalizado. Isso é significativo principalmente em projetos de médio e longo prazo, pois esse serviço ameniza a ansiedade do cliente quanto ao resultado final do projeto.
Mesmo que a empresa trabalhe com projetos em 3D e mostre as imagens ao cliente através da tela do computador, a realidade virtual proporciona uma experiência muito superior.
Imerso na realidade virtual, o cliente vivencia um espaço que ainda não existe fisicamente e consegue dar um feedback mais claro para o projetista, o que facilita o alinhamento do projeto. Essa tecnologia é uma ferramenta capaz de impactar e aumentar as vendas de maneira considerável.
Além disso, investir em um serviço diferenciado é essencial para melhorar a experiência do consumidor. E isso reflete diretamente na satisfação dos clientes, contribuindo para transformá-los em clientes promotores.
Conclusão
A tecnologia é uma excelente aliada para aperfeiçoar os serviços oferecidos no mercado de móveis planejados. Com a realidade virtual, a empresa agrega valor ao produto e melhora a experiência de compra do cliente, investindo em uma inovação que aumenta as vendas da empresa e gera diferencial em relação à concorrência.
Para ter mais dicas de como aumentar as vendas da sua loja de móveis planejados, baixe o nosso eBook: