Como tornar a rotina do dia a dia mais prática

Mulher negra utilizando um notebook em uma bancada

Equilibrar trabalho, estudos, lazer e afazeres domésticos não é uma tarefa fácil, afinal, quanto mais atividades, maior a dificuldade de organização.

Nos dias atuais, o grande segredo está em saber otimizar o tempo, tornando a rotina do dia a dia mais prática e fazendo com que o tempo seja usado com mais aproveitamento e produtividade.

Ações que podem tornar a rotina do dia a dia mais prática

Planejar as tarefas

Rotina - organize seu espaço de trabalho
Rotina: organize seu espaço de trabalho tarefas.
Foto por Estée Janssens em Unsplash

Para não se distrair entre muitas funções durante o dia, é importante que você faça um planejamento de todas as tarefas pessoais e profissionais que precisa realizar.

O planejamento pode ser diário, semanal ou mensal, da maneira que você julgar ser mais adequado para sua vida. Isso vai auxiliar na realização mais objetiva das suas tarefas.

Organizar o espaço de trabalho

Rotina - Organize seu espaço de trabalho
Rotina: planeje suas tarefas.
Foto por Arthur Lambillotte em Unsplash

Quanto mais organizado for o seu espaço de trabalho, maior a facilidade e conforto você terá enquanto trabalha. Isso vai auxiliar no rendimento do seu trabalho e na praticidade em concluir suas tarefas.

Mesmo que você trabalhe em casa, é importante ter um canto específico para as atividades profissionais. Pode ser um quarto da casa ou um escritório, por exemplo.

É fundamental que o seu espaço de trabalho seja organizado para otimizar o serviço, ser mais produtivo e usar o tempo com mais proveito.

Separar tempo para o lazer

Rotina – tenha tempo para o seu lazer tarefas.
Foto por rawpixel em Unsplash

Na vida não se pode apenas trabalhar e trabalhar, é necessário momentos de lazer, pois são esses momentos que renovam a mente e a energia.

É importante que você valorize os momentos de descontração e descanso, pois não é um tempo perdido, é um tempo em que você está renovando sua mente para que ela possa produzir mais ideias, soluções inteligentes e novidades.

Otimizar as tarefas da casa

Foi-se o tempo em que se perdia horas na manutenção do lar. Hoje em dia, as pessoas se desdobram em muitas tarefas e parece que as 24 horas do dia já não são suficientes.

Por isso, é interessante que você desenvolva métodos que otimizem as tarefas da casa, por exemplo: deixar legumes e verduras pré-prontos armazenados em porções na geladeira, optar por móveis que sejam fáceis de limpar e, até mesmo, investir em eletrodomésticos que facilitem a rotina.

Aplicar a técnica Pomodoro

Você já ouviu falar dessa técnica?

Conhecida como método de gestão de tempo, a técnica Pomodoro foi criada por pesquisadores italianos, em meados dos anos 80. Seu nome é associado ao timer usado na época, que possuía formato de maçã (pomodoro significa tomate, em italiano).

A técnica parte da premissa de que o cérebro humano não consegue manter sua atenção por longos períodos, por isso, fazer uma pausa de vez em quando é essencial.

O passo a passo da técnica:

  • Numa folha em branco, anote uma atividade que você deseja realizar. Para melhorar a concentração, tem que ser apenas uma atividade e a folha deve ser branca.
  • Agora, fixe a sua atenção em fazer essa atividade por 25 minutos.
  • Depois desse tempo, descanse por 5 minutos, fazendo qualquer coisa que não seja relacionada à atividade e que não envolva celular, televisão ou tecnologias.
  • Depois do pequeno descanso, volte para a sua atividade e se concentre novamente por 25 minutos.
  • Mesma coisa: pare para descansar por 5 minutos.
  • Depois de três ou quatro repetições, está na hora de fazer uma pausa um pouco maior, entre 15 e 30 minutos.
  • Relaxou? Então, volte a se concentrar na atividade por mais 25 minutos, seguidos de 5 minutos para descanso.

A técnica Pomodoro é eficaz e ajuda na organização da rotina. Ela é usada no mundo todo por profissionais, estudantes e pessoas que precisam ganhar e gerir seu tempo. O cérebro humano funciona muito melhor quando as atividades são intercaladas com intervalos curtos para descanso.

Conclusão

Simples atitudes ajudam na organização e tornam a rotina do dia a dia mais prática, assim, você pode gerenciar o seu tempo e usá-lo da melhor forma para sua produtividade.

Uma rotina mais leve, por consequência, deixa a vida mais leve e feliz.

Comentários

Sobre

O blog Bartz foi criado com o objetivo de informar, inspirar e auxiliar através de conteúdos exclusivos que vão desde dicas de decoração até estratégias para lojas de móveis planejados. Inscreva-se em nossa newsletter e receba tudo em primeira mão.

Novidades

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos.

Facebook

Veja Também