Transformação digital no varejo: sua empresa está preparada?

Transformacao digital do marketing no Varejo

O comércio varejista tem passado uma transação na forma de fazer marketing, muito por causa da transformação digital promovida pela popularização da internet, e é necessário se atualizar para não perder espaço.

E a sua empresa? Ela já está preparada para acompanhar essa nova forma de fazer marketing no varejo?

Continue lendo e entenda como a transformação digital tem afetado o comportamento dos seus clientes e, por consequência, as vendas da sua empresa.

Marketing tradicional x marketing digital

desenho ilustrativo do marketing digital que atrai clientes e o marketing tradicional que faz anúncio com alta propaganda
Marketing Tradicional x Marketing Digital.
Imagem: reprodução/internet

O marketing tradicional é aquele que por muitos anos liderou as estratégias de captação de clientes da maioria das empresas, com o uso de mídias tradicionais como o rádio, a televisão, panfletos impressos ou carros de som, por exemplo.

A partir dos anos 2000 essa realidade começou a mudar, com o surgimento de computadores mais baratos e acesso à conexão de internet a população passou a migrar para canais digitais. Assim, iniciou-se a transformação digital.

Se você é um gestor que ainda tem “um pé atrás” com a internet e, por isso, ainda investe muito em marketing tradicional, nosso conselho é que você comece a buscar mais sobre o assunto para compreender que mudar é preciso.

Por que mudar é preciso?

Porque a sociedade mudou e, com isso, o comportamento dos consumidores também. E precisamos ser realistas, essa realidade não vai regredir, o marketing digital não vai se tornar obsoleto.

Aliás, o marketing digital tende a ser cada vez mais a fonte principal de comunicação e vendas de qualquer empresa atualmente.

Hoje, as pessoas pesquisam tudo na internet, desde sapatos até automóveis. A informação está ao alcance de todos e o poder de compra se encontra na palma da mão, em um simples smartphone.

Para sua empresa continuar sendo relevante no varejo atual, ela precisa estar onde o cliente está e, definitivamente, ele está na internet.

Por isso, vamos dar algumas dicas de canais de marketing digital que você pode usar para construir um relacionamento com seus clientes, engajá-los com seus conteúdos, produtos e serviços e alcançar o que toda empresa quer: vender mais.

Canais de marketing digital

Canais do MKT Digital: Redes Sociais, Site/Blog e E-mail Marketing.
Canais do MKT Digital: Mídias Sociais, Site/Blog e E-mail Marketing.
Imagem: reprodução/internet

Assim como acontece no marketing tradicional, no digital também existem diversos canais de comunicação, através dos quais é possível desenvolver estratégias para atrair novos clientes, reter os clientes já conquistados e aumentar as vendas. 

Vamos começar?

Mídias Sociais: marque sua presença digital

imagem de um iphone mostrando na tela ícones de aplicativos de mídias sociais
Mídias Sociais como canal de marketing.
Foto por Sara Kurfeß em Unsplash

As mídias sociais (também chamadas de redes sociais) são plataformas que proporcionam conexão, interação e compartilhamento de conteúdos entre uma rede de contatos.

Atualmente, as mídias mais populares são Facebook, Instagram, Whatsapp e YouTube. Com o uso dessas plataformas, a sua empresa pode produzir um conteúdo que seja interessante para os clientes, criando engajamento deles com a sua marca.

Também é possível desenvolver uma identidade de marca, comunicação personalizada, campanhas de produtos e serviços, entre outras vantagens. Mas, principalmente, marcar presença digital, o que é muito importante.

Website: tenha seu espaço na internet

ilustração da construção da palavra website
Website como espaço da marca na internet.
Imagem: reprodução/internet.

A sua empresa ainda não tem um site? Então mude isso hoje mesmo!

Segundo a Pesquisa TIC Empresas 2017, 55% das empresas afirmaram possuir um website. Pense bem: você conhece alguma marca de sucesso que não tenha um site próprio?

Estar presente nas mídias sociais é extremamente importante, mas não anula a necessidade de também ter o seu espaço na internet. Observe alguns motivos para a sua empresa ter um site:

  • Ser encontrada facilmente;
  • Ganhar autoridade no mercado;
  • Expandir o negócio;
  • Relacionar-se com seu público;
  • Vender mais e melhor;
  • Fortalecer a marca;
  • Aumentar a credibilidade da empresa;
  • Ter uma vitrine digital;

Há vários tipos de site, como e-commerce (loja virtual), institucional, dinâmico e one page, por exemplo. Como uma empresa varejista, é interessante que você tenha uma loja virtual, mas caso isso não seja possível no momento, você deve ter pelo menos um site dinâmico.

O site dinâmico oferece mais recursos para engajar o público-alvo com a empresa. Além do conteúdo institucional, a empresa pode ter um blog, o que dá a oportunidade para que a empresa possa investir em artigos relacionados aos seus produtos e serviços.

E por ser de fácil atualização e adaptação, o site dinâmico costuma ser integrado às redes sociais, possibilitando a troca de conteúdo entre mídias.

O blog é uma importante ferramenta para atrair clientes em potencial, fortalecer a relação com o público, educar os clientes e engajá-los com a sua marca.

Blog: conteúdos para atraír clientes

imagem de cima de uma pessoa com um bloco de notas com a palavra blog escrita
Blog como ferramenta estratégica de marketing.
Imagem: reprodução/internet.

O blog é uma importante ferramenta para atrair clientes em potencial, fortalecer a relação com o público, educar os clientes e engajá-los com a sua marca.

O blog é uma ferramenta estratégica para o marketing digital, ou mais especificamente, o marketing de conteúdo.

O blog também exige que você o alimente com frequência, mantendo uma rotina de produção de conteúdos. Veja abaixo algumas dicas na hora de escrever artigos para o seu blog:

  • Estabeleça uma linguagem que se aproxime do seu público;
  • Tenha atenção quanto ao layout do artigo, colocando título, subtítulos e intertítulos para melhorar a escaneabilidade do texto;
  • Faça pesquisa de palavras-chave para criar conteúdos relevantes que apareçam nos resultados do  Google (ou outros buscadores);
  • Dentro do texto, crie links para outros textos do seu blog;
  • Nunca copie conteúdo de outro blog, isso é decepcionante para o usuário;
  • Seja criativo e persuasivo na hora de criar CTAs*;
  • Fique ligado nos conteúdos mais acessados, para saber do que seu público gosta mais;
  • Relacione os temas dos artigos com o seu produto de maneira sutil.

*CTAs significa Call To Action, no português “Chamada para Ação”, é qualquer chamada visual ou textual que induza o leitor a realizar alguma ação.

Quanto mais relevantes e bem escritos forem os seus textos, mais tempo os usuários passarão consumindo o seu conteúdo. Portanto, o blog é uma ferramenta estratégica muito eficiente para aumentar as vendas da sua empresa.

E-mail Marketing: canal direto com clientes

imagem de uma lupa apontando para ícones de mensagem e email
E-mail marketing como canal direto de comunicação com cliente.
Imagem: reprodução/internet.

O e-mail marketing é a comunicação entre a empresa e seus clientes ou potenciais clientes via e-mail. Através do e-mail marketing a empresa pode mandar promoções, descontos exclusivos, mensagem de aniversário, conteúdos do blog, entre outros.

Entenda como fazer e-mail marketing:

Para começar, você precisa ter uma lista de emails. Algo muito importante: jamais compre lista de emails! Essa é uma prática mal vista pelo mercado e que não traz nenhum benefício para a empresa.

Dessa forma, você deve construir a sua própria lista de e-mails, para isso, peça essa informação quando estiver fazendo o cadastro do cliente ou nos formulários de contato do seu site.

O e-mail marketing também possibilita que a sua empresa faça um bom pós-vendas, encantando ainda mais os clientes e transformando-os em promotores da marca.

A sua empresa também vai precisar de uma ferramenta para organizar e sistematizar o envio dos emails. Dentre as melhores ferramentas, vamos destacar duas: Mailchimp e RD Station.

Escrever e enviar os emails manualmente, um a um, é algo que a sua empresa pode fazer, mas que gera muito trabalho. As ferramentas otimizam esse serviço, fazendo com que se torne mais prático para a empresa.

Marketing Digital para o varejo

Pensando no segmento de móveis no varejo e levando em consideração toda essa transformação digital ocorrida nos últimos anos, produzimos um guia para colocar em prática essas estratégias de marketing digital.

Mesmo que a sua empresa seja de outro segmento, este material certamente ajudará muito a sua empresa. Baixe gratuitamente!

Conclusão

As estratégias de marketing digital contidas neste artigo são importantes para o sucesso da sua empresa. Coloque em prática tudo o que você aprendeu e desfrute de um novo tempo no seu negócio. Boas vendas!

Nos ajude a criar conteúdos cada vez mais úteis pra você!

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